Uma nova coletânea da cobra branca.

O nome do álbum logo de cara nos faz pensar, ‘que diacho de título é esse?’, já que é óbvio que um trabalho do Whitesnake é um disco de rock. Mas vamos explicar melhor. Este é apenas o primeiro de uma série de três novas antologias que serão lançadas pelo Whitesnake, cada uma mostrando uma faceta diferente da banda. David Coverdale nomeou esse projeto de “Red, White and Blues Trilogy“, que começa com o “The Rock Album”, que tem a capa branca, e em seguida teremos “The Love Songs” em vermelho, e “The Blues Album” em azul.

As músicas do “The Rock Album” foram originalmente lançadas entre 1984 e 2011 e segundo Coverdale, todas as faixas foram revisadas, remixadas e remasterizadas, em um empenho do próprio David ao lado do co-produtor Michael McIntyre e de Christopher Collier, que foi o encarregado pela mixagem.

Vários clássicos da banda estão inclusos, como “Still Of The Night”, “Love Ain’t No Stranger”, “Give Me All Your Love” entre outros. Mas posso cravar facilmente que “All Or Nothing“ ao lado de “Always The Same” são os principais destaques do lançamento. A primeira oriunda do excelente “Slide It In” (1984), que ficou um tijolo, pois nessa nova mixagem apresenta guitarras adicionais que foram retiradas das fitas originais. E a segunda é a única música inédita do lançamento, que a principio foi gravada durante as sessões de 2019 para o último álbum de estúdio do Whitesnake, “Flesh & Blood”.

É um trabalho de luxo, as músicas apresentam certas diferenças na parte instrumental em relação às originais, no que se refere aos vocais de David, eu não consegui identificar nada muito significativo não. Está caprichado, bem feito e tal. Mas só nos últimos três anos, Coverdale colocou no mercado os seguintes ‘Boxes’: “1987 (30th Anniversary Super Deluxe Edition)”; “Unzipped (Super Deluxe Edition)”, “Slip of the Tongue (Super Deluxe Edition) [2019 Remaster]“ e ”Slide It In (The Ultimate Edition) [2019 Remaster]”. Isso sem falar de “Flesh & Blood [Ltd. Ed. Collector’s Box Set]”, a versão mais completa do ultimo disco, que está custando ‘apenas’ £76.87 libras (algo em torno de R$500 reais mais ou menos).

Não é a toa que nos grupos de fãs relacionados ao Whitesnake, já tem muitos descontentes, até entre os mais antigos, com esses lançamentos praticamente consecutivos e caros. Eu até separei algumas declarações que se repetem constantemente em diferentes postagens e citando aleatoriamente temos trechos como esses: ‘Sou fã desde 78, mas também estou cansado de todas as compilações, remixes, aniversários, conjuntos de caixas e tal’; ‘Eu também sou um colecionador de Whitesnake, então isso está me matando’; ’Como fã de Coverdale desde 1974 lamento dizer, mas isso é apenas uma arrecadação de dinheiro’, isso entre vários outros. Claro que tem quem apoie, mas em menor número.

Na atual situação acho difícil um fã fazer empréstimos ou atrasar os boletos pra completar sua coleção com boxes caríssimos e com muito material repetido. Mas existem muitas pessoas que podem e mantém esse mercado bem vivo, e DC agradece.

Fica a critério do gosto, e do bolso de cada um, acrescentar mais esse item a extensa lista de trabalhos de Coverdale e sua banda. Mas acima de tudo é de se comemorar que a inédita “Always The Same” tenha a cara de uma música da fase do excelente “1987”, o que prova, que se quiser, David Coverdale ainda tem algumas cartas bem interessantes na manga para o futuro e o melhor, com material inédito.

Nota: 4,5/5

Tracklist:

1.Still Of The Night

2.Best Years

3.Tell Me How

4.Love Ain’t No Stranger

5.All Or Nothing

6.Give Me All Your Love

7.Can You Hear The Wind Blow

8.Restless Heart

9.Anything You Want

10.Here I Go Again

11.Judgement Day

12.She Give Me

13.Crying

14.Can’t Stop Now

15.Always The Same

16.Forevermore