Mais uma vez a Underground Produções traz os Ratos de Porão a Fortaleza, em show que acontece no próximo dia 26 de março, junto à também clássica Garotos Podres e a cearense Warbiff. E o show deste sábado marca a história da música pesada no Ceará por dois motivos muito especiais.

Em primeiro lugar, é o primeiro show de alguma banda de fora do estado depois que o cenário teve que, praticamente, ficar de molho por praticamente dois anos. Em meados de março, a capital do Ceará recebeu os suecos do Hellacopters e o primeiro vocalista do AC/DC Dave Evans. Pouco antes disso, tocaram na cidade os vikings AMON AMARTH e os lobos POWERWOLF. E no início do ano, trazidos pela própria Underground Produções, os gaúchos do KRISIUN promoveram sua destruição sonora no Pirata Bar e EDU FALASCHI, com todo o seu lirismo, encantou o Theatro José de Alencar. Fora isso, muitos shows foram anunciados, mas tiveram que ser adiados posteriormente. Enquanto isso, bravamente algumas bandas lançaram seus álbuns (como, por exemplo, MACULATOR, BLASFEMADOR, OMMINOUS, ANKERKERIA, CORJA!, entre outras) e aconteceram shows locais nas “entre-ondas” da pandemia. Adicione-se a isso o sentimento de enorme perda com a partida de grandes nomes da cena como Sílvio Bezerra, vocalista da primeira grande banda de Heavy Metal do Ceará, BEOWULF, e do baterista Carlinhos Perdigão, por causa desta terrível doença. E esse breve resumo relata exatamente tudo o que mais movimentou (em termos de show) o cenário headbanger nestes dois últimos anos. Felizmente, esse período parece estar acabando.(embora continuemos lamentando a ausência daqueles que nos deixaram) e o show dos RDP + Garotos Podres marca não o debut, mas o reinício, o renascimento de uma cena que teima em ferver mesmo diante de toda adversidade.

Foto: Chris Machado

Outro motivo de comemoração é poder ver no palco novamente a formação completa do RATOS DE PORÃO. Explico: no último show na cidade, a banda se apresentou como um trio. Juninho, Boka e Jão (que assumiu os vocais na ocasião) fizeram um show arrasador e especial (claro, como não adjetivar como especial um show com Jão no microfone), mas JOÃO GORDO, com graves (e felizmente superados agora) problemas de saúde não pode comparecer. Agora o quarteto volta para infernizar a cidade com força total.

Como se isso tudo não bastasse, é também uma ocasião para celebrar o punk proletário, o punk de subúrbio, o underground de fato e de direito, que completa 40 anos dos GAROTOS PODRES. A banda, um dos alicerces do PUNK nacional (ao lado dos INOCENTES, CÔLERA e do próprio RDP) formada nos estertores da ditadura militar volta a se apresentar com MAO no comando, o que é motivo de grande alegria para os fãs. O thrash metal raivoso e também combativo da WARBIFF completa a agenda da noite de sábado no ARMAZÉM.

Se ainda resta algo a ser lamentado é apenas o fato de que tanto as letras dos GAROTOS PODRES quanto as dos RATOS DE PORÂO continuam atuais em pleno 2022. Ainda assim resistiremos. E comemoraremos nosso natal em 26 de março ao som destas canções.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé, pessoas tocando instrumentos musicais e textoSERVIÇO

Ratos de Porão e Garotos Podres no Armazém

Onde: Complexo do Armazém (avenida Antônio Justa, 444 – Praia de Iracema)

Quando: sábado, 26 de março, às 20 horas

Ingressos: No local e na Planet CDs (rua Senador Pompeu, 834 – Galeria Pedro Jorge), Covil Rock n’ Bar (avenida Treze de Maio, 2382 – Fátima) e Jazigo Loja (Rua Senador Catunda, 29 A – Benfica); e no site www.bilheto.com.br

Preço: a partir de R$ 80