Uau! Que furacão foi esse ano de 2025! Um dos mais desafiadores em todos os aspectos da minha vida, com certeza, mas a música deixou tudo mais suportável, como sempre!
Então, mais do que uma lista, escolher esses álbuns funcionam meio que como um ritual de passagem desse ano para o próximo.
Revendo cada lançamento, revendo cada parte desse ano que se passou, essa lista traz bastante emoção, brutalidade, esperança, desespero, afinco, visceralidade e acima de tudo, perseverança! Vamos lá!

Esse ano teve muita, muita coisa boa sendo lançada e foi difícil de escolher! Mesmo escolhendo dentre os álbuns que têm mais a ver com o portal, ainda assim foi difícil.
Quem me acompanha por aqui sabe que, minhas preferências musicais passam mais por sons sombrios, sintetizadores, almas penadas e todo o universo gótico. Para fazer a lista, optei por trazer álbuns que conversem mais com o público e objetivo aqui do coletivo.

Um resumo das escolhas:

Este ano trouxe uma riqueza sonora impressionante, marcada por experimentações ousadas, retornos aguardados e vozes que conquistaram novos espaços. De produções grandiosas a trabalhos intimistas, a diversidade de estilos mostrou que a indústria continua pulsando com criatividade e se reinventando a cada sopro.

Pulando direto para o pódio: não teve jeito, esse ano foi o ano do Lord of the Lost. Ao menos, para mim. Entre pedidos de credenciamento, expectativas e viagens, assisti a quatro shows deles em terras alemãs. E um deles foi o mais especial, o lançamento da primeira parte do álbum “Opvs Noir” durante o festival M’era Luna, que tive o privilégio de cobrir por esse portal. Mais sobre o álbum está aqui. A cobertura do festival aqui. E também teve uma entrevista com o guitarrista da banda, o Pi, aqui.

Mas teve muita banda ótima lançando discos memoráveis, bem como podemos destacar lançamentos de diversas bandas com mulheres que vocês também verão nessa lista! Que assim seja e assim continue sendo. Há poucos dias destacamos essa matéria aqui sobre as mulheres e precisamos todos os dias falar sobre isso! Para que isso deixe de acontecer, simplesmente!

E sobre os melhores shows de 2025, esse tópico também foi bastante difícil. Entre coberturas e loucuras de viagens, vi mais de 100 bandas ao vivo, incluindo festivais como o já citado M’era Luna, Amphi Festival, dentre outros. Mas no que toca o coração, não teve para ninguém mais senão uma das minhas bandas mais amadas por décadas: Nine Inch Nails. Conseguir vê-los com sua Peel it Back Tour foi um êxtase espiritual. E essa turnê, em especial, está caprichada demais. Como muita gente tem falado em reviews, não é somente um show, é quase uma instalação de arte. Se puderem, vejam!

Melhores álbuns de 2025

1 – Lord of the Lost – Opvs Noir – Part I & II

 

2 – Nine Inch Nails – Tron: Ares Soundtrack

3 – Moonspell – Opus Diabolicum: The Orchestral Live Show

4 – Deafheaven – Lonely People with Power

5 – Paradise Lost – Ascension

6 – Messa – The Spin

7 – Faetooth – Labyrinthine

8 – Dying Wish – Flesh Stays Together

9 – Der Weg einer Freiheit – Innern

10 – Lambrini Girls – Who Let The Dogs Out

Melhor show de 2025: Nine Inch Nails (Peel it back tour)