A surpreendente cantora e compositora Charlotte Wessels (ex-DELAIN) uniu forças com Simone Simons do Epica para seu novo single hipnotizante intitulado “Dopamine“. Esta faixa faz parte do primeiro álbum solo tradicional de Wessels, The Obsession, com banda completa, previsto para ser lançado em 20 de setembro de 2024 pela Napalm Records. Prometendo uma experiência profundamente envolvente e evocativa, as duas lendas do metal sinfônico holandês guiam os ouvintes pela paisagem emocional da dormência induzida por ISRS. The Obsession apresenta o trabalho mais maduro de WESSELS até o momento, misturando paisagens sonoras progressivas e mais pesadas com elementos cativantes.

Apoiada por seus antigos companheiros de banda Delain, que contribuem para o som mais pesado do álbum, Charlotte Wessels está pronta para trazer The Obsession ao palco este ano. A jornada começa com um show de lançamento em 4 de outubro de 2024 no TivoliVredenburg de Utrecht, seguido por uma aparição especial com os companheiros de gravadora Kamelot e Ad Infinitum em Drachten em 11 de outubro de 2024. Após esses shows, Wessels se juntará ao VOLA em sua Friend of Phantom EU Tour 2024, começando em 1º de novembro.

Charlotte Wessels sobre “Dopamine”: “Liricamente, ´Dopamine´ lida com a dormência induzida por ISRS que experimentei alguns anos atrás quando tomava Sertralina, um tipo de antidepressivo. Embora a medicação tenha sido realmente útil, houve muitos efeitos colaterais dos quais eu nunca tinha ouvido falar. Esta música lida com alguns deles e, embora pareça vulnerável expor a experiência, espero que ajude a quebrar a vergonha e o tabu em torno do tópico.
Simone entrou em contato comigo quando eu estava me abrindo sobre isso pela primeira vez em uma entrevista, e quando a primeira versão de ´Dopamine´ saiu no Patreon (porque é claro que somos patrocinadores um do outro), ela mandou uma mensagem dizendo o quanto gostou da música. Então, quando estávamos trabalhando na versão do álbum, só fez sentido perguntar se ela cantaria junto na faixa. Estou tão feliz que ela concordou e depois de toda a introspecção compartilhada, foi muito divertido me soltar usando perucas rosas em piscinas de bolinhas e marshmallows para as gravações de vídeo. Musicalmente, de todo o novo álbum, ´Dopamine´ passou pela maior transformação. O que começou como uma demo de EDM para uma colaboração com uma dupla de dança que nunca aconteceu, se tornou uma Música Acústica do Mês no Patreon, que então passou por uma grande reformulação ao ser rearranjada com Timo. A nova versão da banda é um sucesso absoluto, e os lindos vocais convidados de Simone completam a música.

Assistam abaixo o belíssimo clipe para Dopamine:

Enquanto ainda escrevia e produzia as primeiras encarnações de suas músicas em seu estúdio caseiro Six Feet Under e as compartilhava com os clientes, agora Charlotte Wessels está levando as músicas de seu novo álbum The Obsession para o próximo nível com uma banda de seus colegas ex-DELAIN Timo Somers (guitarras, arranjos adicionais), Otto Schimmelpenninck van der Oije (baixo) e Joey Marin de Boer (bateria), bem como Sophia Vernikov (piano/hammond), contribuindo para o novo som mais pesado. O álbum também apresenta arranjos de Vikram Shankar (Silent Skies, Pain of Salvation), violoncelo de Elianne Anemaat, foi mixado por Guido Aalbers (Muse, Coldplay, The Gathering) e masterizado por Andy VanDette (Porcupine Tree, VOLA, Dream Theater).

Charlotte Wessels sobre o novo álbum: “Por um lado, este álbum conta uma história muito pessoal – por meio de seu tema não intencional de medo, pensamentos obsessivos e as fugas deles – e, ao mesmo tempo, representa a alegria de encontrar as verdadeiras formas da música com todos os envolvidos na criação deste disco. É por isso que escolhi The Obsession como título. Ele se refere aos meus desafios pessoais com TOC que inspiraram muitas das músicas – mas também comecei a me referir à banda como The Obsession – porque houve momentos no estúdio com eles que realmente me lembraram do motivo pelo qual sou obcecada em fazer música em primeiro lugar.

Capa de The Obssession, clique nela para comprar o disco.

The Obsession Tracklist:
1. Chasing Sunsets
2. Dopamine
3. The Exorcism
4. Soulstice
5. The Crying Room
6. Ode To The West Wind
7. Serpentine
8. Praise
9. All You Are
10. Vigor And Valor
11. Breathe;
12. Soft Revolution (2024)

Com milhares de ouvintes mensais no Spotify e uma base de fãs leais no Patreon, Charlotte Wessels já deixou sua marca com seus primeiros empreendimentos solo, Tales From Six Feet Under (2021) e Tales From Six Feet Under Vol II (2022). Agora, ela está levando sua carreira para o próximo nível com The Obsession. Essas compilações mostraram sua habilidade de misturar vários estilos musicais e letras profundamente pessoais, ganhando sua aclamação generalizada. Espera-se que The Obsession se baseie nessa base, oferecendo aos fãs uma experiência musical ainda mais envolvente e poderosa.

Temas como medo, pensamentos obsessivos e escapismo correm soltos no álbum, apresentando-se sombrios e pesados ​​em músicas como “The Exorcism”, “The Crying Room” e “Ode To The West Wind” (feat. Alissa White-Gluz/Arch Enemy). Além disso, há músicas que oferecem uma abordagem mais otimista ao assunto – como “Dopamine” (feat. Simone Simons/Epica) que lida com a dormência induzida por ISRS, ou “Praise” – que canta o evangelho da necessidade de validação externa para sentir qualquer coisa. A releitura da favorita dos fãs “Soft Revolution” não deixará um olho seco na sala, enquanto “Soulstice” e “Serpentine” apresentam uma sensualidade sombria sem precedentes. Cada música em si funciona como um exorcismo, uma tentativa de expulsar um pouco do medo com o qual lida.

Charlotte Wessels sobre os convidados: “Estou extremamente grata e orgulhosa de adicionar Simone Simons e Alissa White-Gluz à formação deste álbum. Elas são potências criativas pelas quais tenho muito amor e respeito. Sempre que podemos trabalhar juntas é um deleite absoluto e elas realmente elevaram as músicas com suas performances.