Novo disco será lançado em 2021; Black Soul Man também ganha videoclipe.

Destaque no Aztech Metalfest Online, que aconteceu neste último fim de semana, a Sinoptik é mais uma banda de Kiev, na Ucrânia, que começa a ganhar notoriedade mundo afora. O trio de occult rock recém lançou o single ‘Black Soul Man’, uma canção de combate à opressão e que, ao mesmo tempo, busca confortar tantas pessoas – que como os próprios ucranianos – sofreram opressão em determinado momento da vida.

A Sinoptik foi formada em 2014 em Donetsk, mas a guerra civil forçou Dmitriy Afanasiev (guitarra, teclado e voz), Ruslan Babayev (bateria) e Aleksandr Savin (baixo) a mudar para a capital Kiev. Segundo os músicos, a situação de deslocamento em meio aos caos deixou um sentimento de serem tratados como “cidadãos de segundo classe”.

A sonoridade da banda é uma mescla do clássico com o moderno: reverbera a aura do rock setentista e é amparado com produção bombástica, com todos os instrumentos e nuances perceptíveis. A forte, porém triste ‘Black Soul Man’ sintetiza com perfeição a proposta da Sinoptik, uma música contemporânea com referências imortais, como Pink FloydBlack Sabbath e Jimi Hendrix.

No videoclipe, um personagem misterioso dá uma segunda chance para pessoas viver em outro planeta. Ele acredita na bondade de cada indivíduo, e oferece a oportunidade de repensar em suas atitudes do passado. E mesmo que o matem, ele ressuscita e traz pessoas de volta à vida, na esperança de que, um dia, entendam suas ideias para levá-las à diante. 

Dmitriy Afanasiev comenta sobre o conceito de ‘Black Soul Man’. “Música é uma ferramenta que deve ter uma mensagem bem clara – mudar o mundo para melhor. ‘É a sua vez de mudar’ é a nossa principal mensagem nesta canção. E se nos unirmos, juntos termos forças para mudar o destino da humanidade. Podemos mudar e fazer este planeta um lugar melhor, precisamos ser mais gentis, mais compreensivos e tolerantes”. 

Sinoptik lançará um novo álbum no primeiro semestre de 2021 e ‘Black Soul Man’ é a perfeita amostra do rock psicodélico que estes ucranianos entregarão para conquistar cada vez mais espaço. Na bagagem, carregam o prêmio de “Melhor Banda do Mundo”, em 2016, no Berlin Global Battle of the Bands, além de ser banda de abertura para nomes como Uriah HeepMarilyn Manson, entre outros.