“Letras com conteúdo”
Como vocês já estão acostumados a saber, nossa ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos falar sobre o álbum do Delain intitulado “We Are the Others”.
“We Are the Others” é o terceiro álbum da banda de Symphonic Metal holandesa Delain e foi lançado em 1 de junho de 2012 na Holanda e na Alemanha, 3 de junho nos Estados Unidos e no Reino Unido e França em 4 de junho pela gravadora CNR Music/Roadrunner Records. O disco foi gravado no TriPod Studios e Atlantis Studios, ambos em Estocolmo na Suécia, durante o versão de 2011 com a produção de Jacob Hellner, Fredrik Thomander, Anders ”Gary” Wikström e da própria banda.
O Delain foi formado em 2002 pelo ex-Within Temptation, o tecladista Martijn Westerholt, pretendendo que fosse apenas um projeto, mas a entrada da cantora Charlotte Wessels em 2005 mudou esse plano. Sobre “We Are the Others”, este é o primeiro álbum de Delain sem nenhuma música de estúdio com vocalista convidado Marko Hietala. A compra da Roadrunner Records pela Warner Music causou transtornos a banda, pois na major se recusou a lançar “We Are the Others”, que fez com a banda recorresse a CNR Music. Várias personalidades conhecidas da cena metal aparecem no vídeo de “We Are the Others”, como os membros do Within Temptation, George Oosthoek, Sharon den Adel e Robert Westerholt, além do ex-membro Rob van der Loo.
“We Are the Others” gerou dois singles: “Get the Devil Out of Me“, que foi lançado em 13 de abril de 2012, e outro foi para a faixa título, que chegou as lojas em 11 de setembro do mesmo ano. O álbum obteve posições de destaque em charts importantes como: Dutch Albums Chart, na posição número 4; Dutch Alternative Top 30, posição número UM; Belgian Ultratop, número 82; UK Albums Chart, número 75; UK Rock Chart, posição número 3; Swiss Albums Chart, posição 43; German Albums Chart, número 77; French Albums Chart, posição 81; Japanese Albums Chart na posição número 221 e número 23 na US Heatseeker Albums.
Para promover “We Are the Others” o Delain iniciou uma tour (chamada de We Are The Others Tour 2012) mundial em sua terra natal no dia 14 de abril e ainda no ano de 2012 visitam Alemanha, Polônia, República Tcheca, Inglaterra, França, Bélgica, Suíça, Itália, Áustria, Hungria, Romênia, Espanha e Rússia. Com mais de 50 apresentações encerram o ano de 2012 na cidade de Veenendaal, Holanda, no dia 15 de dezembro. Retomam a estrada com a agora intitulada ‘We Are The Others Tour 2013’ no dia 19 de janeiro na cidade holandesa de Purmerend, para depois embarcar no 70,000 Tons of Metal 2013, a bordo Majesty of the Seas, saindo de Miami, para dois shows a bordo. Após o cruzeiro, se apresentam no Japão, no Suriname e na Argentina, antes de fazer um show aqui em Sampa, no dia 24 de abril, A principio seria realizado no Carioca Club, mas de última hora foi transferido para o Inferno Club, que se localizava na Rua Augusta. Eu estive presente nesse dia. Depois de visitar a Suécia, rumam para os Estados Unidos onde iniciam uma série de shows no dia 2 de setembro em Ohio, passam pelo Canadá e encerram o giro na América na Flórida em 29 de setembro. Pera por um ponto final na tour, um novo show caseiro na cidade de Haarlem, isso no dia 8 de novembro de 2013.
No Brasil o Delain teve boa receptividade pelos fãs de gothic metal locais, que sempre se mostraram muito fiéis as suas bandas favoritas. Tanto que isso viabilizou a já citada passagem da banda aqui por nossos palcos. E foi justamente nesse dia, 24 de abril 2013, que comprei minha cópia de “We Are the Others”.
O Delain se destacou dentro do cenário das bandas de seu estilo, por apresentar letras e mensagens muito consistentes, além é claro de contar com uma cantora muito acima média, a bela Charlotte Wessels. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 1 de junho de 2012 (Holanda e Alemanha); 3 de junho de 2012 (EUA) e 4 de junho de 2012 (Reino Unido e França).
Selo: CNR Music/Roadrunner Records (Europa/ EUA)
Produção: Jacob Hellner, Fredrik Thomander, Anders ”Gary” Wikström e Delain.
Tracklist:
1.”Mother Machine”
2.”Electricity”
3.”We Are the Others”
4.”Milk and Honey”
5.”Hit Me with Your Best Shot”
6.”I Want You”
7.”Where Is the Blood”
8.”Generation Me”
9.”Babylon”
10.”Are You Done with Me”
11.”Get the Devil Out of Me”
12.”Not Enough”
Limited edition bonus tracks:
13.”The Gathering”
14.”Control the Storm”
15.”Shattered” (live)
16.”Sleepwalker’s Dream” (live)
Delain:
Charlotte Wessels – vocals
Timo Somers – lead guitar, ambient guitar
Otto Schimmelpenninck van der Oije – bass
Martijn Westerholt – keyboards
Sander Zoer – drums
Additional musicians:
Guus Eikens – rhythm guitar
Oliver Philipps – lead guitar, ambient guitar, keyboards
Henka Johansson – additional drums
Burton C. Bell – guest vocals on “Where Is the Blood”
Anders “Gary” Wikström – backing vocals
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)