“Best of + quatro inéditas”

Hora de mais uma dica para você caro leitor. Mas antes é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos trazer uma coletânea importante dentro da discografia do KISS, o álbum intitulado de “Killers”.

Killers” é a segunda coletânea da banda de hard rock americana KISS e foi lançado em 15 de junho de 1982 com um detalhe muito significativo, o disco foi disponibilizado apenas fora do território norte-americano. O trabalho envolve além de clássicos, quatro composições inéditas, que até então, só eram encontradas nesse lançamento, o que rapidamente tornou disponível para importação o produto devido a procura dos fãs locais da banda.

O início dos anos 80 foi um período de muitas dificuldades e mudanças na carreira do KISS. O disco “Unmasked” foi considerado um fracasso – por pouco não obtém a certificação de ouro nos Estados Unidos – e a banda viajou exclusivamente fora dos EUA pela primeira vez em sua carreira naquele ano –  a exceção  foi um show em Nova York que apresentou Eric Carr como seu novo baterista oficial no lugar de Peter Criss. O trabalho seguinte, “The Elder” foi ainda pior, pois não conseguiu obter qualquer certificação, e a banda não fez turnê, se limitando a raras apresentações na TV.

O grupo entra em 1982 com a quase consumada saída de outro membro, Ace Frehley, e pressionados pela Phonogram (a empresa-mãe da gravadora do KISS, Casablanca Records), para incluir quatro novas músicas na coletânea “Killers”. As canções “I’m a Legend Tonight“, “Down on Your Knees“, “Nowhere to Run” e “Partners in Crime“, colocava o KISS em sua proposta mais pesada e apaziguava a relação com o selo. O produtor Michael James Jackson gostava de um estilo mais pesado e ele é quem seria o responsável também pela produção de “Creatures of the Night“, que é considerado por muitos o álbum mais heavy metal do KISS. Apesar de ser retratado na capa do álbum (da sessão de fotos de “The Elder“), o guitarrista principal e co-fundador Ace Frehley não participou da produção de “Killers”. Ele basicamente encerrou seu envolvimento ativo com o KISS no final de 1981, embora ele não quisesse deixar o grupo oficialmente até o final de 1982, após o lançamento de “Creatures of the Night“.

Devido ao grande volume de álbuns ao vivo do KISS e toda discografia já disponíveis no mercado interno, a Phonogram decidiu lançar o álbum somente fora dos Estados Unidos. “Killers” obteve vendas moderadas, alcançando sua posição mais alta na parada da Noruega na posição número 6. “Killers” atingiu posições 21 na Austrália e 27 no Japão. Na Suécia e no Reino Unido, alcançou a 41ª e a 42ª posição, respectivamente. Nenhum dos singles lançados do álbum alcançou sucesso em qualquer país sendo eles: “Down On Your Knees” (“Nowhere To Run” do lado B), que foi laçando no México, França e Alemanha em formato 7″ (Single);  “I’m A Legend Tonight” (“Love Gun” no lado B), que foi laçando no Japão, Filipinas e México em formato 7″ (Single) e “Nowhere To Run” (“Love Gun” no lado B), que foi laçando na Holanda, Guatemala, Panamá, Nova Zelândia, Espanha e Itália, também em 7″ (Single).

Por causa da forma da letra S no logotipo da banda, havia duas capas: uma com o padrão “S” e uma europeia em versão diferente com uma forma Z invertida. O lançamento japonês apresentou duas faixas adicionais não encontradas na edição padrão: “Escape from the Island” (que não está no lançamento japonês de “The Elder“) e “Shandi“. Da mesma forma, “Talk to Me” e “Shandi” foram adicionados à lista de faixas do lançamento australiano. A versão de “Shout It Out Loud” encontrada neste lançamento apresenta o mix da versão lançado no single. As versões de “Detroit Rock City” e “God of Thunder” encontradas em “Killers” não têm suas respectivas introduções encontradas no LP “Destroyer” de 1976. Já a versão ao vivo de “Rock & Roll All Night” é a mesma encontrada em “Alive!” de 1975. A gravadora Phonogram providenciou anúncios promocionais em revistas especializadas europeias como a Kerrang!, dando ênfase para os clássicos inclusos no LP e, é claro, nas inéditas também.

No BrasilKillers” foi lançado pela Polygram no final de 1982, porém um segundo lote bem mais generoso chegaria as lojas de discos de todo o pais logo que foi confirmada primeira tour do KISS por nossos palcos em meados de 1983, mais precisamente nos dias 18, 21 e 25 de junho, respectivamente no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em São Paulo. Eu comprei minha cópia no Jumbo Eletro, aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP, no dia 17 de junho de 1983.

Killers” marcou uma fase em que o KISS vivia um período de muitas transições. Particularmente para nós fãs brazucas, esse LP veio em meio a uma verdadeira ‘kissmania’ devido as apresentações históricas aqui na nossa terrinha. As vendas foram muito boas, pois era um LP que trazia (além de das quatro inéditas) grandes clássicos da banda, entre eles “Love Gun”, “I Was Made For Lovin ‘You”, “Love Gun”, “God of Thunder” e “Detroit Rock City“, que perfeito para quem não tinha todos os discos do KISS ou que estava iniciando sua coleção. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 15 de junho 1982.

Selo: Phonogram (Europa); Polygram (Brasil).

Produção: Kenny Kerner, Richie Wise, Bob Ezrin, Eddie Kramer, Vini Poncia, Michael James Jackson e Kiss

Singles:

“Down On Your Knees” em 1982;

“I’m A Legend Tonight” em 1982;

“Nowhere To Run” em 1982.

Kiss:

Paul Stanley – vocal, guitarra base

Gene Simmons – vocal, baixo

Ace Frehley – guitarra solo

Eric Carr – bateria em “I’m a Legend Tonight”, “Down on Your Knees”, “Nowhere to Run”, “Partners in Crime” e “Escape from the Island”

Peter Criss – bateria em “Cold Gin”, “Love Gun”, “Shout It Out Loud”, “Detroit Rock City”, “God of Thunder” e “Rock and Roll All Nite”

 Additional musicians:

Mikel Japp – rhythm guitar on “Down on Your Knees”

Bob Kulick – lead guitar on “I’m a Legend Tonight”, “Down on Your Knees”, “Nowhere to Run” e “Partners in Crime”

Anton Fig – drums on “Sure Know Something”, “I Was Made for Lovin’ You”, “Shandi” e “Talk to Me”.

Tracklist:

Lado A

1.”I’m a Legend Tonight”   

2.”Down on Your Knees”  

3.”Cold Gin”     

4.”Love Gun”   

5.”Shout It Out Loud” (7″ mix)  

6.”Sure Know Something” 

Lado B

1.”Nowhere to Run”  

2.”Partners in Crime”

3.”Detroit Rock City” (Without Intro)

4.”God of Thunder” (Without Intro)   

5.”I Was Made for Lovin’ You” (Edited version) 

6.”Rock & Roll All Nite” (Live)

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)