“Um single especial”

Com a licença do caro leitor, antes uma breve nota do redator: Pois é, amigos, depois de 151 episódios o nosso ‘Sugestão do Dia’, que teve seu início no dia 19 de março de 2020, chegou a sua última edição na última sexta-feira, 17 de setembro de 2021. Nesse tempo o espaço abrigou diversos estilos importantes dentro do universo da música pesada, do Hard Rock ao Thrash Metal, passando pelo AOR, Power Metal, Heavy Tradicional, Progressivo, Gothic, Alternativo, etc. Mas nem tudo são más notícias, pois no lugar do já saudoso ‘Sugestão do Dia’, a partir de hoje, dia 20 de setembro de 2021, entra em vigor aqui no HB o ‘Sugestão da Semana’. Nessa nova fase teremos um grande disco toda segunda-feira, para vocês começarem a semana com uma dica imperdível, nos moldes antigos já consagrados pelo seu antecessor como as datas de lançamento, gravadora, produtor, paradas, certificações, singles, período da tour de divulgação, line up, tracklist, clipes e curiosidades relevantes sobre o trabalho aqui em nossa terrinha, é claro. Ou seja, tudo o que o leitor já estava acostumado a procurar no ‘Sugestão do Dia’, também fará parte do nosso novo espaço. E acima de tudo, esperamos que vocês aprovem a nossa nova proposta. Seja bem vindo ‘Sugestão da Semana’ e muito boa sorte, para todos nós.    

E como o show não pode parar, vamos relembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica dessa semana vem com o Soundgarden trazendo o icônico EP, “Fell on Black Days”.

Fell on Black Days” foi lançado como o quinto single do disco “Superunknown”, o quarto álbum de estúdio da banda americana Soundgarden. Lançada em 1994 via gravadora A&M, a canção teve a produção de Michael Beinhorn e do Soundgarden.

A letra de “Fell on Black Days” foi interpretada por Chris Cornell com essas palavras: ‘”Fell on Black Days” reflete esse medo constante que tive por anos… . É uma sensação que todos têm. Você está feliz com sua vida, tudo está indo bem, as coisas são emocionantes, quando de repente você percebe que está infeliz ao extremo, para a ponto de ficar muito assustado. Não há nenhum evento em particular que você possa te colocar no desanimo, é só que um dia você percebe que tudo na sua vida está uma droga!

Fell on Black Days” teve inúmeros formatos diferentes colocados no mercado em diferentes países, alternando versões em single, Maxi-Single, CD-Single, 12” EP, 7″ Vinil e Jukebox 7″ Vinyl. O single obteve posições significativas em diversos charts de destaque: número 52 na Australia Singles; posição número 66 na Canada Top Singles; Décimo lugar na Finland Singles; número 45 na Netherlands Single Top 100; posição número 24 na UK Singles, posição 54 na Radio Songs (Billboard); número QUATRO na Mainstream Rock (Billboard) e posição número 13 na Alternative Airplay (Billboard).

O videoclipe de “Fell on Black Days” foi dirigido por Jake Scott, que mais tarde dirigiria o videoclipe de “Burden in My Hand“. O vídeo em preto e branco consiste em uma filmagem apresentação ao vivo da banda em um estúdio, com Brendan O’Brien produzindo a gravação. O vídeo foi filmado no Bad Animals Studio de Seattle em outubro de 1994 e lançado em novembro do mesmo ano. Ele está disponível no CD-ROM Alive in the “Superunknown”.

No Brasil o Soundgarden naqueles dias, apesar de não ter visitado o nosso país, era muito popular e o vídeo de “Fell on Black Days” passou muitas vezes na MTV Brasil (inclusive figurou com destaque na parada diária da emissora, o Disk MTV), além de ter tido boa receptividade nas chamadas rádios rock como a 89FM. A minha cópia de “Fell on Black Days” foi um presente de amiga de faculdade, que encontrou o EP em um sebo e achou que eu ia gostar, e me presenteou em maio de 1995. Ela acertou, eu gostei do EP.

Fell on Black Days” é uma das melhores canções do Soundgarden, e é impossível não correlacionar a letra depressiva com o que o futuro apresentou na vida do saudoso vocalista Chris Cornell. Até a semana que vem.

Dados:

Lançamento: 1994.

Selo: A&M Records (EUA).

Produção: Michael Beinhorn e Soundgarden.

Tracklists:

  • Promotional CD (US)

“Fell on Black Days” (radio edit)

  • Promotional CD (US)

1.”Fell on Black Days” (alternate mix)

2.”Fell on Black Days”

  • CD (UK)

1.”Fell on Black Days”

2.”Kyle Petty, Son of Richard”

3.”Fell on Black Days” (video version)

  • CD (UK)

1.”Fell on Black Days”

2.”Girl U Want” (Gerald Casale, Mark Mothersbaugh)

3.”Fell on Black Days” (demo)

  • CD (Europe)

1.”Fell on Black Days”

2.”Motorcycle Loop” (short version)

3.”Girl U Want”

4.”Fell on Black Days” (demo)

  • 7″ Vinyl (Europe and UK)

1.”Fell on Black Days”

2.”Motorcycle Loop”

3.”Kyle Petty, Son of Richard”

  • CD (Australia)

1.”Fell on Black Days”

2.”Kyle Petty, Son of Richard”

3.”Fell on Black Days” (demo)

4.”Motorcycle Loop” (short version)

5.”Fell on Black Days” (live)

  • CD (Australia)

1.”Fell on Black Days”

2.”Kyle Petty, Son of Richard”

  • Jukebox 7″ Vinyl (US)

1.”Fell on Black Days”

2.”My Wave”

Soundgarden:

Chris Cornell – lead vocals

Kim Thayil – lead guitar

Ben Shepherd – bass

Matt Cameron – drums

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)