Coverdale finalmente encontra a suprema popularidade

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Whitesnake, “1987”.

1987” (também conhecido pelos nomes de “Whitesnake” ou “Serpens Albus”) é o sexto álbum de estúdio da banda britânica de hard rock Whitesnake e foi lançado em 31 de março de 1987 na Europa via EMI; em 7 de abril do mesmo ano na América do Norte pelo selo Geffen e em 22 de abril no Japão pela gravadora CBS/Sony. As gravações de “1987” ocorreram entre 1985 e 1986 se valendo de vários locais diferentes: Little Mountain Sound Studios, em Vancouver e Phase One Studios, Toronto, Ontario, ambos no Canadá; Compass Point Studios, nas Bahamas e Cherokee Studios e One on One Recording, os dois na cidade de Los Angeles. A produção foi de responsabilidade de Mike Stone e Keith Olsen.  

O álbum foi lançado mundialmente com diferentes títulos, tracklists e por diferentes gravadoras. Na Europa foi intitulado homonimamente como “Whitesnake” e incluía dois extras tracks em relação á versão norte-americana, sendo as canções “Looking for Love” e “You’re Gonna Break My Heart Again“. Já no Japão o disco foi lançado com o nome de “Serpens Albus” com o mesmo tracklist da América do Norte, onde por sinal o LP ficou popularmente conhecido por “1987”. O trabalho foi o primeiro a usar o novo logotipo da banda que os caracterizaria no futuro e também marcou a última colaboração entre David Coverdale e o guitarrista John Sykes.

Após o bom retorno do disco “Slide It In” de 1984, Coverdale achava que era a hora de, finalmente, abocanhar o cobiçado mercado americano de uma vez por todas. Mudanças no visual e no som do Whitesnake foram necessárias e o próprio cantor reconheceria anos depois ao abraçar o que podemos chamar de ‘americanização’, era preciso deixar de lado o velho hard rock mesclado com o blues tradicional. Após trabalhar em algumas demos na Europa, Coverdale, Sykes e Murray então se mudaram para Los Angeles, onde ensaiaram e começaram fazendo testes para bateristas – Coverdale optou por Aynsley Dunbar. Durante as gravações o gênio difícil de John Sykes proporcionou dois lados a se avaliar: o perfeccionismo do músico fez que o disco ficasse muito, mas muito bom; e ao mesmo tempo já colocava uma pulga na cabeça de Coverdale, pois as dificuldades para lidar com o guitarrista aumentavam em proporções exponenciais. Mudanças foram necessárias para encarar a estrada depois que o álbum foi lançado, com Coverdale recrutando o guitarrista Adrian Vandenberg (com quem já havia discutido planos em outras oportunidades), o ex-DIO o guitarrista Vivian Campbell, o ex-Quiet Riot e Blizzard of Ozz (a banda de Ozzy Osbourne) o baixista Rudy Sarzo e o baterista Tommy Aldridge (também ex-Ozzy Osbourne).

1987” gerou quatro singles oficiais e um promocional só para as rádios com a faixa “Crying in the Rain ’87“, uma regravação de um sucesso anterior do Whitesnake. Os singles principais foram: “Still of the Night“, lançado em 9 de março de 1987, que obteve a posição número 16 na UK Singles Chart, número 18 na Mainstream Rock e posição 79 na Billboard Hot 100;  “Here I Go Again ’87” (outra canção antiga que ganhava nova roupagem) chega as lojas em 7 de junho de 1987 para se tornar um grande sucesso emplacando o número UM na Billboard Hot 100 e na RPM100 Singles, além da posição número 4 na  Mainstream Rock e número 9 na UK Singles Chart, isso só para citar as mais importantes. O terceiro foi “Is This Love“, que foi lançado em outubro de 1987 e seguramente é o maior sucesso da carreira da cobra branca em termos de popularidade. A canção obteve o número DOIS na Billboard Hot 100, posição 9 na UK Singles Chart, número 11 na  RPM100 Singles, número 13 no chart Mainstream Rock e posição número 12 no Australian Singles Chart. Give Me All Your Love (’88 Mix)” foi o último single lançado já no ano de 1988 durante o mês de fevereiro. O corte figurou na posição 18 no UK Singles Chart, número 22 no Mainstream Rock e posição número 48 no Billboard Hot 100. Os quatro singles principais também receberam a produção de vídeos clipes para promoção, todos com enorme sucesso na MTV. Em “Is This Love“, “Give Me All Your Love” e “Here I Go Again” o destaque foram as performances da modelo e atriz Tawny Kitaen (falecida recentemente), que se tornaria esposa de Coverdade por um breve período. 

Com tantos singles de sucesso fica claro que o LP principal também figurou com destaque nas principais paradas: número 2 na New Zealand Albums Chart; número 3 na Finnish Albums Chart; posição 5 na RPM100 Albums; número 8 nas paradas UK Albums Chart e Swedish Albums Chart; posição 10 na Norwegian Albums Chart e na Swiss Albums Top 100; além do décimo terceiro na German Albums Chart. Número 19 na Japanese Oricon LP Chart, número UM na US Cash Box e número DOIS na disputada Billboard 200 (impedido de chegar ao número um por “Bad” de Michael Jackson).

O álbum “1987” recebeu diversas certificações: 5X disco de PLATINA no Canadá (vendas superiores aos 500 mil discos); disco de PLATINA na Itália (+ 200 mil); disco de PLATINA no Reino Unido (+ 300 mil); disco de OURO na Alemanha (+ 250 mil); também discos de ouro na Suíça e Suécia (25 mil e 50 mil discos vendidos, respectivamente) e OITO vezes disco de PLATINA nos Estados Unidos, com vendas superiores aos OITO milhões de álbuns comercializados. “1987” faz parte da lista da revista Rolling Stone intitulada ‘US50 Greatest Metal Albums of All Time’ na posição número 12; a Guitar World aponta o trabalho na posição 15 em sua lista ‘Top 20 Metal Albums of the Eighties’; a Loudwire confere a posição 12 em sua lista ‘Top 30 Hard Metal Albums’ e a publicação  Metal Rules em sua lista ‘The Better 50 Glam Metal Albums’, colocou “1987” na posição 17.

A turnê de divulgação do trabalho começou ante 80 mil pessoas no festival Texxas Jam (SOLD OUT) em 20 de junho de 1987. Realizando mais de 110 apresentações a tour se fixa nos Estados Unidos e Canadá até o final de 1987, para depois visitar Alemanha, Holanda, Escócia e Inglaterra na virada do ano com mais 21 shows, a começar em 10 de dezembro na cidade alemã de Eppelheim e encerrar em 8 de janeiro de 1988 em Edimburgo, a capital escocesa. Retomam a estrada pela América do Norte em 22 de janeiro por Nova York, visitam Porto Rico e Canadá, e encerram uma nova leva de apresentações (nesse período mais de 60) no dia 3 de junho em Honolulu. Nova etapa se inicia em 11 de junho em Tóquio e se segue mais oito apresentações no Japão. A parte final do longo giro começa em 25 de junho na Califórnia e se estende por 32 shows em território americano e um no Canadá, até se encerrar definitivamente em Nova Jersey no dia 31 de agosto de 1988.

E no Brasil, a quantas ia o Whitesnake? Bom, após as apresentações na primeira edição do festival Rock in Rio em 1985, a aceitação do publico brasileiro pelo Whitesnake pode ser traduzida em uma única palavra: deslumbre. A mídia não especializada não sabia como lidar com a invasão do heavy metal que o festival, e os FÃS, impuseram a ela. Desde a vinda do Kiss em 1983 não se falava tanto em música pesada no país. Claro, os verdadeiros apreciadores do peso estavam por toda parte como sempre. Comprando seus discos, garimpando informações – Deus abençoe sempre a Rock Brigade por seus serviços prestados – posters, fotos, álbuns de figurinhas, e fitas k7 de seus ídolos. Mas a coisa tomava uma proporção nunca vista antes, com os clipes de metal invadindo os programas como Som Pop, Realce, Super Special e até o Fantastico. As rádios rock, recém-criadas, tinham a concorrência das tradicionais, que programavam músicas como “Love Ain’t No Stranger” em suas rotinas. E obviamente a expectativa pelo próximo trabalho de Coverdale e Cia. era de fato muito aguardada.

A versão nacional apesar de ser divulgada com o nome de “1987”, saiu com o tracklist americano, o que nos privou de duas faixas (como eu disse anteriormente: “Looking for Love” e “You’re Gonna Break My Heart Again“). A EMI caprichou na embalagem (encaixada em sua Série Luxo) com encarte contendo letras e informações pertinentes. Um anúncio de divulgação de página inteira foi publicado em edições das revistas Metal, Bizz e Bizz Heavy, onde constava a pergunta de um fã clube, foto da capa do LP, foto do Coverdale e um adendo sobre os novos discos do W.A.S.P. e Megadeth. Minha cópia foi comprada em 16 de junho de 1987 na loja de Discos Belrus, aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP. Eu gostava de comprar lá, pois a cada dez discos comprados, você podia escolher um LP na faixa.

David Coverdale sonhava em conquistar o mercado americano e com o álbum “1987”, ele realizou seu sonho. O Whitesnake no VMA, a premiação anual da MTV, de 1987 apresentou ao vivo a canção “Still of the Night” e dali em diante nunca mais as coisas seriam como antes. Com esse disco sua passagem pelo Deep Purple ficava definitivamente para trás e Coverdale seria sempre primeiramente associado a sua banda por qualquer pessoa. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 31 de março de 1987 (Reino Unido e Europa); 7 de abril de 1987 (EUA) e 22 de abril de 1987 (Japão).

Selo: Geffen (EUA), CBS/Sony (Japão); Rhino (WW) e EMI (Brasil).

Produção: Mike Stone e Keith Olsen.

Singles:

Still of the Night” em 9 de março de 1987;

Here I Go Again ’87” em 7 de junho de 1987;

Is This Love” em outubro de 1987;

Give Me All Your Love (’88 Mix)” em 12 de abril de 1984.

Certificações (principais):

Reino Unido, disco de platina (+300,000);

EUA, 8X disco de platina (+8.000.000);

Canadá, 5X disco de platina (+500.000).

Whitesnake:

David Coverdale – lead vocals

John Sykes – guitars, backing vocals

Neil Murray – bass

Aynsley Dunbar – drums, percussion

Additional musicians:

Don Airey and Bill Cuomo – keyboards

Adrian Vandenberg – guitar solo on “Here I Go Again”

Dann Huff – guitar on “Here I Go Again ’87” (Radio Mix)

Mark Andes – bass on “Here I Go Again ’87” (Radio Mix)

Denny Carmassi – drums on “Here I Go Again ’87” (Radio Mix)[68]

Vivian Campbell – guitar solo on “Give Me All Your Love” (’88 Mix)

Tracklists:

Versão Reino Unido/Europa:

Lado A

1.”Still of the Night” 

2.”Bad Boys”    

3.”Give Me All Your Love”        

4.”Looking for Love”

5.”Crying in the Rain”        

Lado B

1.”Is This Love”         

2.”Straight for the Heart”   

3.”Don’t Turn Away”

4.”Children of the Night”   

5.”Here I Go Again” 

6.”You’re Gonna Break My Heart Again”

 Versão EUA/Japão/Brasil:

Lado A

1.”Crying in the Rain ’87” 

2.”Bad Boys”    

3.”Still of the Night” 

4.”Here I Go Again ’87”

Lado B

1.”Give Me All Your Love”        

2.”Is This Love”         

3.”Children of the Night”   

4.”Straight for the Heart”   

5.”Don’t Turn Away”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)