“O pop dos anos 80 na visão heavy”
Mais uma semana começando e como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Atrocity, Werk 80.
“Werk 80″ é o quinto álbum da banda de gothic metal industrial alemão Atrocity. O trabalho foi gravado no Danse Macabre Studio durante o início do ano de 97 e foi produzido por Alexander Krull e Bruno Kramm. Seu lançamento ocorreu em 20 de abril de 1997 pelo selo Massacre Records.
A banda originalmente tocava grindcore e se aprimorou ao longo dos anos no death metal, isso até o álbum “Todessehnsucht” de 1992. No entanto em “Blut” (1994), seu trabalho mais bem aceito até então, eles começaram a experimentar gêneros diferentes das vertentes tradicionais do metal. Como resultado dessa forma mais ampla de pensamento musical, o conjunto resolveu apostar em um álbum de covers totalmente direcionado aos hits do pop dos anos 80. O resultado foi que nos shows ao vivo os covers começaram a ser bem recebidos pelos fãs, e até algumas rádios menos convencionais para a heavy music, acabaram por abrir espaço para o Atrocity.
O álbum gerou três singles: “Shout” (Tears for Fears cover), “Tainted Love” (Gloria Jones cover) e “The Great Commandment” (Camouflage cover), todos lançados ainda no ano de 1997. Apesar de ter feito alguns shows em 97 oficialmente a ‘Werk80’ Tour começou em 20 de fevereiro de 1998 em Osnabrück, Alemanha e se estendeu até 20 de setembro de 98, com a última apresentação sendo em Augsburg, também na Alemanha. Ao todo foram 32 apresentações, que além de seu país natal, visitou Holanda, Áustria, França, Suíça, Itália e Polônia.
Um vídeo ao vivo da música “Send me an Angel” (Real Life cover), foi capturado com a participação da vocalista do Theatre of Tragedy, Liv Kristine, e é possível se dizer que esse foi o começo do “Leaves’ Eyes”, que foi uma parceria bem sucedida entre os integrantes do Atrocity e a cantora, pelo menos enquanto durou o casamento da vocalista com Alexander Krull.
O álbum e os singles de “Werk 80” não tiveram lançamentos nacionais, mas podiam ser facilmente encontrados no final dos anos 90, começo dos 2000, em lojas da Galeria do Rock como a Destroyer, Burn e Hellion, onde eu comprei minhas cópias do CD e dos EP’s.
Vale a pena conferir esse trabalho, pois certamente você vai reconhecer algumas das faixas. O álbum continuou sendo bem aceito, tanto que em 2008 o Atrocity lançou uma sequência chamada “Werk 80 II“. Os links estão como de costume no final da página, até a próxima.
Dados:
Lançamento: 20 de abril de 1997.
Selo: Massacre (EU).
Produção: Alexander Krull e Bruno Kramm.
Singles:
“Shout”, lançado em 1997;
“Tainted Love“, lançado em 1987;
“The Great Commandment“, lançado em 1987.
Tracklist:
- Shout (Tears for Fears cover)
- Rage Hard (Frankie Goes to Hollywood cover)
- Wild Boys (Duran Duran cover)
- The Great Commandment (Camouflage cover)
- Send Me an Angel (Real Life cover)
- Tainted Love (Gloria Jones cover)
- Der Mussolini (D.A.F. cover)
- Being Boiled (Human League cover)
- Don’t Go (Yazoo cover)
- Let’s Dance (David Bowie cover)
- Maid of Orleans (O.M.D. cover)
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)