“Paul Di’Anno por novos caminhos”
Vamos lembrar que como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum “Fighting Back”, da banda Battlezone, que era capitaneada por Paul Di’Anno.
“Fighting Back” é o primeiro álbum lançado pela banda britânica de heavy metal Battlezone, que foi liderada pelo ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di’Anno. O trabalho foi lançado em meados de 1986 pelo selo Raw Power Records no Reino Unido e pela gravadora Shatter Records nos Estados Unidos. As gravações ocorreram no Village Recorders, em East London, na Inglaterra com produção da própria banda e de Ian Richardson.
A formação inicial do Battlezone era composta por Di’Anno, os guitarristas John Wiggins e John Hurley, o baixista Laurence Kessler e Adam Parsons na bateria. Paul já havia conhecido guitarristas John Wiggins e John Hurley de bandas como Deep Machine e o Iron Cross. No entanto, Parsons e Kessler são substituídos por Bob Falck e Pete West para gravar o primeiro álbum da banda “Fighting Back“, que foi escrito inteiramente por John Hurley, exceto a faixa-título que foi creditada a Bob Falck.
A proposta de Paul Di’Anno com o Battlezone era ir a fundo pelas vertentes do heavy metal tradicional. John Hurley, que anteriormente tinha gravado duas demos com a banda Touchstone, era o guitarrista e compositor ideal para trazer esse projeto a tona, pois possuía o mesmo pensamento que Paul.
Para promover o álbum “Fighting Back”, a banda realizou alguns shows em clubes pela America do Norte na virada de 1986 para 1987, que teve que ser abreviada devido diferenças musicais, discussões e brigas físicas dentro da banda, que culminaram com a partida de John Hurley e Bob Falck. De acordo com o livro de Di’Anno intitulado ‘The Beast’, Hurley se tornou um egomaníaco e o baterista Falck um passivo, então eles foram expulsos da banda. Seus lugares foram ocupados por ex-membros da banda Persian Risk, Graham Bath e Steve Hopgood respectivamente. A última apresentação ocorreu no dia 27 de fevereiro de 1987 na cidade de Norfolk.
No Brasil o LP “Fighting Back”, foi lançado pelo selo Rock Brigade Records com distribuição da Woodstock Discos no ano de 1987, sem encarte interno. Ele foi um dos primeiro títulos que a então revista Rock Brigade colocava no mercado e dano início a uma série importante de lançamentos. Nos anúncios publicados na própria revista “Fighting Back” dividia a página com Bad Lizard, CJSS, Vulcano, A Chave do Sol entre outros. Na capa um adesivo simples chamando a atenção que o disco era de um ex-vocalista do Iron Maiden, na óbvia tentativa de alavancar as vendas. Eu só adquiri meu LP em 6 de abril de 1989 em um sebo no centro de São Bernardo do Campo-SP.
Entre os diversos projetos que o cantor Paul Di’Anno teve o Battlezone foi um dos mais promissores. Desde a faixa de abertura, “(Forever) Fighting Back“, com seu tiroteio logo no início, percebe-se um som intenso e honesto. O pesado rife entre sirenes de “Welcome To The Battlezone” rolou diversas vezes nos pontos heavy da época. E Paul parecia estar em grande fase como podemos comprovar em sua interpretação para as ótimas faixas “In The Darkness” e “Running Blind“. Uma pena como pudemos relatar a pouco os problemas internos detonaram essa boa formação. Mas o registro existe e merece ser conferido certamente. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 1986.
Selo: Raw Power Records (UK), Shatter Records (EUA) e Rock Brigade (Brasil).
Produção: Battlezone e Ian Richardson.
Tracklist:
Lado A
1.”(Forever) Fighting Back”
2.”Welcome To The Battlezone”
3.”Warchild”
4.”In The Darkness”
5.”The Land God Gave To Caine”
Lado B
1.”Running Blind”
2.”Too Much To Heart”
3.”Voice on the Radio”
4.”Welfare Warriors”
5.”Feel The Rock”
Battlezone:
Paul Di’Anno – lead vocals
John Hurley – guitar, backing vocals
John Wiggins – guitar, backing vocals
Pete West – bass
Bob Falck – drums, backing vocals
Additional musicians:
Dave Montgomery – backing vocals
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)