“O ponto de partida”
Lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. Quem acompanha já deve ter percebido, que a variedade de estilos entre uma sugestão e outra, está sendo uma característica. É uma tentativa de agradar ao máximo possível. E é vamos de hard rock com a banda Dokken e o disco “Tooth and Nail”.
“Tooth and Nail” é o segundo álbum de estúdio da banda americana de hard rock/heavy Dokken e foi lançado em 14 de setembro de 1984, através da gravadora Elektra Records. O trabalho foi gravado durante os meses de abril e agosto de 1984 no Cherokee Studios, Hollywood, California com a produção a cargo de Tom Werman e Roy Thomas Bake.
Após o lançamento de seu álbum de estreia, “Breaking the Chains“, pelo selo francês Carrere Records em 1981, o Dokken fez uma turnê de divulgação do álbum na Europa, mas ainda estava relegado em clubes locais nos Estados Unidos, onde o álbum não foi lançado. Só quando ingressaram no cast da famosa agência ‘Q Prime Inc’ de Cliff Burnstein e Peter Mensch, que também cuidava do Def Leppard, a banda assinou um contrato com a major americana Elektra Records e, eventualmente, teve o álbum lançado em seu país de origem em setembro de 1983. Após servir de apoio para bandas como Blue Öyster Cult, Aldo Nova e Rainbow, a gravadora cogitou a demissão, por causa faz fracas vendas. Mas seus empresários convenceram o selo a financiar o lançamento de outro álbum. Enquanto isso mudanças ocorriam com o baixista Juan Croucier deixando Dokken para se juntar ao Ratt, e o guitarrista George Lynch por sua vez saiu e voltou várias vezes a formação. Mesmo com tantas incertezas “Tooth and Nail” se torna um sucesso e um ponto de partida para uma carreira promissora.
“Tooth and Nail” gerou três singles: “Into the Fire“, lançado em 7 de setembro de 1984, obteve a posição número 21 na parada Mainstream Rock; “Just Got Lucky“, de 11 de dezembro do mesmo ano, foi número 27 na Mainstream Rock e a power balad, “Alone Again“, lançada em 21 de março de 1985 chegou a posição número 64 na Billboard Hot 100 e numero 20 na Mainstream Rock. Todos os singles tiveram a produção de vídeos clipes, que foram sucesso absoluto na MTV. Já o álbum alcançou a posição número 49 na concorrida parada Billboard 200, o que impulsionou as vendas rumo a certificação de disco de platina nos Estados Unidos, com vendas superiores ao UM milhão de discos comercializados.
A tour de divulgação de “Tooth and Nail” ultrapassou as 90 apresentações sendo que o pontapé inicial foi dado em 4 de outubro de 1984 na cidade de Albuquerque. Apenas um show foi realizado fora do território americano – no Canadá – e o giro se encerrou em 10 de abril de 1985 em Nova York.
No Brasil o Dokken jamais conseguiu chegar perto da popularidade que possuía no continente americano. Seus clipes foram exibidos aqui com praticamente nenhuma frequência, mesmo nos tempos de alta das bandas de música pesada nos programas de TV. Mas a representante da Elektra Records aqui, a WEA, lançou o álbum “Tooth and Nail” praticamente, ao mesmo tempo, que os lançamentos americanos, mas em uma edição sem encarte interno. Minha cópia em vinil foi comprada na loja Rock Forever, na Galeria do Rock, em 18 de maio de 1990.
O Dokken sempre teve potencial para se tornar um mega banda, infelizmente os problemas internos, que chegaram em determinada época às vias de fato entre Don e Lynch, só pioraram durante o passar dos anos. Particularmente sobre “Tooth and Nail”, trata-se de um baita disco, que possui grandes sucessos como “Just Got Lucky“, “Into the Fire“, a faixa título e a balada “Alone Again” – todas as faixas com a assinatura incomparável do guitar hero George Lynch. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 14 de setembro de 1984.
Selo: Elektra (EUA); WEA (Brasil).
Produção: Tom Werman e Roy Thomas Baker.
Singles:
- “Into the Fire” em 7 de setembro de 1984;
- “Just Got Lucky” em 11 de dezembro 1984;
- “Alone Again” em 21 de março de 1985.
Certificações:
– No EUA, Disco de Platina (+ 1.000.000).
Lado A:
1.”Without Warning”
2.”Tooth and Nail”
3.”Just Got Lucky”
4.”Heartless Heart”
5.”Don’t Close Your Eyes”
Lado B:
1.”When Heaven Comes Down”
2.”Into the Fire”
3.”Bullets to Spare”
4.”Alone Again”
5.”Turn On the Action”
Dokken:
Don Dokken – lead vocals
George Lynch – guitar
Jeff Pilson – bass, background vocals
Mick Brown – drums, background vocals
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)