“Nada de Manowar, mas muito peso e talento”

Outra sugestão para começar sua semana ainda melhor. Sempre lembrando que ideia aqui é propor uma dica para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o CD do Hysterica intitulado “The Art of Metal”.

 The Art of Metal” é o segundo trabalho da banda de heavy metal sueca Hysterica e foi lançado no dia 9 de março de 2012 pelo selo Black Lodge Records. O trabalho foi gravado no Damage Done Studios com a produção de Marcus Jidell e Pontis Norgren e masterização de Henrik Jonsson. A arte da capa foi de responsabilidade do artista Jobert Mello.

A banda Hysterica foi fundada em 2005 e gravaram sua primeira auto intitulada demo em 2006, que foi muito bem avaliada pela crítica especializada. Depois de algum tempo fazendo shows ao vivo, elas finalmente lançaram seu primeiro álbum “MetalWar” em 2009. Além da Suécia, o Hysterica fez turnês na Holanda, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Rússia. Elas também se apresentaram no Sweden Rock Festival de 2009 com destaque. A banda ganhou o prêmio de banda novata do ano no Swedish Metal Awards em 2010.

Para promover “The Art of Metal” durante o ano de 2012 o Hysterica realizou shows nos países próximos a sua terra natal com destaque para o dia 14 de março com a apresentação que deu o pontapé inicial em Göta Källare, na cidade de Estocolmo na Suécia.

No Brasil o CD “The Art of Metal” foi lançado pelo selo Hellion Records sob licença da Black Lodge Records. Na edição nacional um selo foi inserido no acrílico do álbum com a seguinte inscrição: Hysterica, Banda sueca só de mulheres, considerada a versão feminina do ManowaR’. Minha cópia eu ganhei em uma promoção realizada por um site no ano de 2014. 

Após “The Art of Metal” o Hysterica o álbum chamado “All In” no ano de 2015. Os vocais da cantora Anni De Vil são o grande destaque do conjunto, que conta com um ótimo instrumental. Mas não espere nada próximo ao Manowar como insinuava a chamada da versão brasileira. Mesmo assim é um disco que merece ser ‘descoberto’ pelos fãs da boa música pesada que ainda não conhecem os trabalhos das garotas. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 9 de março de 2012.

Selo: Black Lodge Records (EU); Hellion (Brasil).

Produção: Marcus Jidell e Pontis Norgren.

Tracklist:

1.    Breaking the Walls

2.    Fighters of the Century

3.    Live or Die

4.    Spirit of the Age

5.    Message from the Dark

6.    Fear of the Light

7.    Force of Metal

8.    Wheels of Steel

9.    Hysterica

10.  Daughters  of the Night

Hysterica:

Hell’n – Drums

Bitchie – Guitars

Sat Anica – Bass

Anni De Vil – Vocals

Marydeath – Keyboards

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)