Um perfeito ‘Best of’.
Sempre importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma dica para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos falar de uma compilação das mais perfeitas entre as já lançadas por uma banda. Trata-se do álbum “A Singles Collection” do Marillion.
“A Singles Collection“, também conhecida como “A Singles Collection 1982 – 1992” e nos Estados Unidos como “Six of One, Half-Dozen of the Other” é uma coletânea de sucessos da banda britânica de rock progressivo Marillion e foi lançada no início do ano de 1992, mais precisamente em fevereiro, pela gravadora EMI na Europa e pelo selo I.R.S. Records nos Estados Unidos. As diversas faixas que abrangem diferentes fases do conjunto foram produzidas por Nick Tauber, Chris Kimsey, Chris Neil e Nick Davis.
Para celebrar o jubileu de dez anos da banda (em 1982 o single de estreia foi lançado como ponto de partida) o Marillion resolveu lançar esse ‘Best of’ incluindo os seis singles de maior sucesso da banda na era Fish (o ex-cantor do Marillion) e mais seis singles com o substituto Steve Hogarth até aquele ano. Hogarth até então só tinha gravado dois discos com a banda, “Seasons End” (1989) e “Holidays in Eden” (1991), mas ambos alcançaram um respeitável sucesso comercial. Para se ter uma ideia, o single de “No One Can” do álbum “Holidays in Eden” obteve a posição número 26 na parada UK Singles Chart, isso em agosto de 1991.
Além das doze faixas já conhecidas completando “A Singles Collection” temos uma nova canção com Hogarth intitulada “I Will Walk on Water” e um cover para “Sympathy” da banda Rare Birds lançado em 1969. Apesar de “A Singles Collection” ser uma coletânea de sucessos, a banda resolveu lançar em forma de single a sua versão para “Sympathy“. O sucesso foi imediato com o single superando a marca obtida um ano antes por “No One Can” na parada UK Singles Chart. “Sympathy” chegou a posição número 16 em maio de 1992 e até ganhou um vídeo clipe para reforçar a divulgação.
No Brasil o Marillion tinha conquistado uma ótima reputação graças aos shows na segunda edição do festival Hollywood Rock de 1990, onde se apresentou ao lado do Bon Jovi, o que garantiu boas vendas do disco “Seasons End”. A banda retornou ao nosso país em 1992 para mais shows, enquanto os clipes de “No One Can”, “Dry Land” e “Cover My Eyes (Pain & Heaven)”, todos do álbum “Holidays in Eden”, emplacaram na programação da MTV Brasil. “Sympathy” também teve destaque no canal e beliscou posições na parada Disk MTV. Mesmo com todo esse sucesso “A Singles Collection” só foi lançado no Brasil em versão vinil em 1993 e a edição em CD já no início de 1994. Minha cópia, em CD, foi comprada na ‘Lojas Americanas’ do Shopping Plaza Sul, localizado no bairro da Saúde em Sampa, em novembro de 1994.
“A Singles Collection” contém vários dos grandes sucessos do Marillion até os dias de hoje. Da época do Fish, “Lavender“, “Kayleigh” e “Incommunicado” são inquestionáveis e não se pode falar da fase Hogarth sem citar “Hooks in You“, “No One Can” e “Easter“. Um “Best of” perfeito e que ainda conta com a bela “Sympathy“. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: Fevereiro de 1992.
Selo: I.R.S. Records (EUA); EMI (Europa) e EMI (Brasil).
Produção: Nick Tauber, Chris Kimsey, Chris Neil e Nick Davis.
CD:
1.”Cover My Eyes (Pain & Heaven)”
2.”Kayleigh”
3.”Easter”
4.”Warm Wet Circles”
5.”Uninvited Guest”
6.”Assassing” (Alternate Mix)
7.”Hooks in You”
8.”Garden Party”
9.”No One Can”
10.”Incommunicado”
11.”Dry Land”
12.”Lavender”
13.”I Will Walk on Water”
14.”Sympathy”
Band:
Fish – vocals on tracks 2, 4, 6, 8, 10, 12
Steve Hogarth – vocals on tracks 1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 14
Steve Rothery – guitars
Mark Kelly – keyboards
Pete Trewavas – bass
Mick Pointer – drums on track 8
Ian Mosley – drums on tracks 1-7, 9-14
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)