“Hogarth no comando”
É sempre bom reforçar, que a ideia aqui é propor uma dica para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos falar de um ‘ao vivão’ digno de nota por sua qualidade. Trata-se do álbum “Made Again” do Marillion.
“Made Again” é um álbum duplo ao vivo da banda de britânica de progressivo Marillion e foi lançado em 24 de março de 1996 pela gravadora EMI via o selo Castle Communications – que seria responsável distribuição fora do Reino Unido, e também lançaria os próximos três álbuns de estúdio da banda. A produção coube ao próprio Marillion.
Esse trabalho foi o primeiro ao vivo contando com o cantor Steve Hogarth na formação e foi capturado em três datas: O CD 1 conta com apresentações dos dias 29 de setembro de 1991, no Hammersmith Odeon em Londres e em 29 de setembro de 1995 em Rotterdam. Os cortes inclusos nesses setlists pertencem aos discos “Misplaced Childhood” (1985), “Seasons End” (1989), “Holidays in Eden” (1991) e “Afraid of Sunlight” (1995). Já o CD 2 tem um show completo executando o álbum “Brave” (de 1994) na integra no dia 24 de abril de 1994 em Paris. “Made Again” foi o último álbum que Marillion lançou sob seu contrato então vigente com a EMI Records.
A excepcional qualidade de gravação, além é claro, de incluir praticamente todos os grandes hits do Marillion fez o álbum obter ótimas vendas o que garantiu a posição número 37 na parada UK Album Chart. Também foram feitos investimentos na divulgação do trabalho com anúncios em revistas especializadas em diversos países.
A embalagem de “Made Again” também recebeu um cuidado especial (que era uma característica da Castle Communications em vários dos seus lançamentos na época) com pôster incluso e uma caixa de papelão estilizada protegendo o acrílico do CD.
No Brasil o Marillion tinha conquistado uma ótima reputação graças aos shows na segunda edição do festival Hollywood Rock de 1990, onde se apresentou ao lado do Bon Jovi, o que garantiu boas vendas do disco “Seasons End”. “Made Again” podia ser encontrado nas lojas por um preço muito camarada graças ao saudoso tempo que o dólar estava cotado por R$1,15. Eu comprei minha cópia, uma edição inglesa (com tudo que tinha direito, embalagem completa + pôster), por pouco mais de 20 reais, em 10 de março de 1997 na saudosa loja Empire, na Galeria do Rock.
Em “Made Again” o ótimo cantor Steve Hogarth passava o recibo que ainda faltava para assumir em definitivo sua posição dentro do Marillion. O disco ao vivo mostra toda técnica do carismático artista assinando clássicos como “Hooks in You“, “No One Can“, “Easter“, “The Space” e “Brave“, assim como “Kayleigh” e “Lavender” da era Fish com a mesma propriedade. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 24 de março de 1996.
Selo: EMI/ Castle Communications (Europa e Brasil).
Produção: Marillion
Tracklist:
CD 1 (Hammersmith Odeon, London, 29 September 1991 – tracks 1-6; Ahoy, Rotterdam, 29 September 1995 – tracks 7-12):
1.”Splintering Heart”
2.”Easter”
3.”No One Can”
4.”Waiting to Happen”
5.”Cover My Eyes”
6.”The Space”
7.”Hooks In You”
8.”Beautiful”
9.”Kayleigh”
10.”Lavender”
11.”Afraid of Sunlight”
12.”King”
CD 2 (La Cigale, Paris, 29 April 1994):
1.”Bridge”
2.”Living with the Big Lie”
3.”Runaway”
4.”Goodbye to All That”
5.”Wave”
6.”Mad”
7.”The Opium Den”
8.”The Slide”
9.”Standing in the Swing”
10.”Hard As Love”
11.”Hollow Man”
12.”Alone Again in the Lap of Luxury”
13.”Now Wash Your Hands”
14.”Paper Lies”
15.”Brave”
16.”The Great Escape”
17.”The Last of You”
18.”Falling from the Moon”
19.”Made Again”
Band:
Steve Hogarth – vocals
Steve Rothery – guitars
Mark Kelly – keyboards
Pete Trewavas – bass
Ian Mosley – drums
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)