“Um álbum denso como o aço”
Como já é de costume a ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje vem da mítica banda Memento Mori e seu álbum Life, Death, and Other Morbid Tales.
“Life, Death, and Other Morbid Tales” é o Segundo álbum da banda sueca de doom metal Memento Mori. O trabalho foi lançado no segundo semestre de 1994 via o selo Black Mark Production. A produção ficou a cargo de Mike Wead, Rex Gisslén e Snowy Shaw, com o auxilio do engenheiro de som Rex Gisslén. A responsável geral foi Mats Öberg.
Não me lembro exatamente o ano, mas posso afirmar que, se tem uma prática que me fez falta é ir à lojas de música e ficar horas a fio trocando ideia, conhecendo pessoas novas e principalmente, novas bandas, pois foi assim, foi exatamente assim que o Memento Mori entrou em minha vida. Estava eu, na época, um jovem mancebo, na infelizmente falecida Rock Revenge (loja especializada em Rock/Metal que tinha aqui em Niterói/RJ) e em um dia desses, entre boas conversas e boas músicas, bato o olho nessa maravilha e peço pra ouvir. O lojista, me conhecendo, prontamente colocou o disco no CD Player da loja (sim jovens, CD Player, é algo que ainda existe, sabiam?? HAHA) Cara, ao começar a ouvir aquilo a minha cabeça explodiu (tipo aquele meme… então).
Os primeiros riffs de “To Travel Within”, maravilhosos, combinados com o vocal do lendário Messiah Marcolin, que naquela época, era o ex-vocalista do clássico Candlemass me fizeram comprar o disco e levar pra casa. Foram semanas, eu até diria que, até hoje, eu sempre vou e revisito ele para uma audição completa. São 9 músicas incríveis e na versão da Black Mark, em “Heathendom”, a música não finaliza naquele minuto, rola um clássico ‘espaço vazio’, que naquele tempo era muito usado, pois digamos que, os contratos com as gravadoras exigiam um certo tempo de disco e quando não acontecia, se colocava um espaço vazio e as vezes alguma coisa bônus e no caso desse disco, temos a maravilhosa “16 Tons”.
Essa música tem uma vibe meio ‘Família Addams’, divertidíssima de se esperar e ouvir, fecha o álbum de forma incrível. O Memento Mori foi um projeto super estrelado, com nomes de peso no cenário do Heavy Metal mundial e que merece ser descoberto por todo mundo, sendo você um fã do Doom Metal ou não e é o tipo de banda que a audição, eu consideraria obrigatória. Mergulhem nesse disco, ouçam e se interessarem, procurem e comprem, ainda bem que o meu está garantido tem um booooooooooom tempo.
Até a próxima.
Dados tecnicos:
Selo: Black Mark Production
Data: 1994
Mastered by – Mike Wead, Rex Gisslén e Snowy Shaw
Mixed by – Rex Gisslén
Producer – Mike Wead, Rex Gisslén e Snowy Shaw
Principais edições:
Black Mark Production: Alemanha e Canadá;
Wizard: Bulgária;
Assault Production: Romênia;
Metal Mania: Japão.
Tracklist:
- “To Travel Within”
- “The Passage…”
- “A Passenger on Psycho’s Path”
- “I Am”
- “Misery Song”
- “Just Another Morbid Tune”
- “My Secret Garden”
- “Crown of Thorns”
- “Heathendom”
Memento Mori:
Messiah Marcolin – Vocals
Mike Wead – Guitars
Mikkey Argento – Guitars
Marty Marteen – Bass
Snowy Shaw – Drums
Miguel Robaina – Keyboards