“Um álbum denso como o aço”

Como já é de costume a ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje vem da mítica banda Memento Mori e seu álbum Life, Death, and Other Morbid Tales.

Life, Death, and Other Morbid Tales” é o Segundo álbum da banda sueca de doom metal Memento Mori. O trabalho foi lançado no segundo semestre de 1994 via o selo Black Mark Production. A produção ficou a cargo de Mike Wead, Rex Gisslén e Snowy Shaw, com o auxilio do engenheiro de som Rex Gisslén. A responsável geral foi Mats Öberg.

Não me lembro exatamente o ano, mas posso afirmar que, se tem uma prática que me fez falta é ir à lojas de música e ficar horas a fio trocando ideia, conhecendo pessoas novas e principalmente, novas bandas, pois foi assim, foi exatamente assim que o Memento Mori entrou em minha vida. Estava eu, na época, um jovem mancebo, na infelizmente falecida Rock Revenge (loja especializada em Rock/Metal que tinha aqui em Niterói/RJ) e em um dia desses, entre boas conversas e boas músicas, bato o olho nessa maravilha e peço pra ouvir. O lojista, me conhecendo, prontamente colocou o disco no CD Player da loja (sim jovens, CD Player, é algo que ainda existe, sabiam?? HAHA) Cara, ao começar a ouvir aquilo a minha cabeça explodiu (tipo aquele meme… então).

Os primeiros riffs de “To Travel Within”, maravilhosos, combinados com o vocal do lendário Messiah Marcolin, que naquela época, era o ex-vocalista do clássico Candlemass me fizeram comprar o disco e levar pra casa. Foram semanas, eu até diria que, até hoje, eu sempre vou e revisito ele para uma audição completa. São 9 músicas incríveis e na versão da Black Mark, em “Heathendom”, a música não finaliza naquele minuto, rola um clássico ‘espaço vazio’, que naquele tempo era muito usado, pois digamos que, os contratos com as gravadoras exigiam um certo tempo de disco e quando não acontecia, se colocava um espaço vazio e as vezes alguma coisa bônus e no caso desse disco, temos a maravilhosa “16 Tons”.

Essa música tem uma vibe meio ‘Família Addams’, divertidíssima de se esperar e ouvir, fecha o álbum de forma incrível. O Memento Mori foi um projeto super estrelado, com nomes de peso no cenário do Heavy Metal mundial e que merece ser descoberto por todo mundo, sendo você um fã do Doom Metal ou não e é o tipo de banda que a audição, eu consideraria obrigatória. Mergulhem nesse disco, ouçam e se interessarem, procurem e comprem, ainda bem que o meu está garantido tem um booooooooooom tempo.

Até a próxima.

Dados tecnicos:

Selo: Black Mark Production
Data: 1994
Mastered by – Mike Wead, Rex Gisslén e Snowy Shaw
Mixed by – Rex Gisslén
Producer – Mike Wead, Rex Gisslén e Snowy Shaw

Principais edições:

Black Mark Production: Alemanha e Canadá;

Wizard: Bulgária;

Assault Production: Romênia;

Metal Mania: Japão.

Tracklist:

  1. “To Travel Within”
  2. “The Passage…”
  3. “A Passenger on Psycho’s Path”
  4. “I Am”
  5. “Misery Song”
  6. “Just Another Morbid Tune”
  7. “My Secret Garden”
  8. “Crown of Thorns”
  9. “Heathendom”

Memento Mori:

Messiah Marcolin – Vocals

Mike Wead – Guitars

Mikkey Argento – Guitars

Marty Marteen – Bass

Snowy Shaw – Drums

Miguel Robaina – Keyboards