“Vindo do independente”
Como já disse anteriormente, a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum de estreia autointitulado da banda Metal Church.
“Metal Church” é o álbum homônimo que marcou a estreia da banda americana de heavy metal, Metal Church em 17 de julho de 1984, originalmente lançado de maneira independente pela gravadora Ground Zero. O álbum posteriormente foi editado também pelos selos Banzai Records no Canadá e Steamhammer na Europa, além de uma reedição a nível mundial pela major Elektra Records em 1985. As gravações foram realizadas no Steve Lawson Productions na cidade de Seattle, em Washington com a produção de Terry Date e da própria banda.
O Metal Church foi criado originalmente em São Francisco, Califórnia, em 1980, antes de se mudar para Aberdeen no estado de Washington no ano seguinte. Além do sucesso do disco independente, o conjunto também ganhou notoriedade ao participar da compilação do selo Metal Blade Records intitulado “Metal Massacre V” de 1984 apresentando a música “The Brave“, que não foi incluída no álbum de estreia – mas que pode ser encontrada também em outra coletânea, “The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years” de 1988. A versão em cassete do primeiro trabalho lançada na Europa pelo selo Steamhammer também contém uma faixa extra, “Big Guns” (demo).
Para promover o LP o Metal Church caiu na estrada começando pelo festival em seu estado natal, o Northwest Metal Fest em 12 de abril de 1984, depois seguindo para shows em Berkeley e Portland e mais alguns novamente na cidade de Seattle, durante o segundo semestre de 84. Após o lançamento via o selo Elektra iniciam para valer uma tour em 17 de agosto de 1985 em Montreal no Canadá e depois visitam Holanda, Alemanha, Suíça na Europa. Retornam aos Estados Unidos com uma apresentação em Nova Jersey em 27 de setembro do mesmo ano e o giro prossegue por Nova York, Chicago, Boston, St. Louis, Phoenix, Berkeley, São Francisco, Los Angeles, Dallas, Austin e Detroit onde a tour se encerra em 31 de janeiro de 1986.
Graças ao contrato com o grande selo Elektra, o Brasil não ficou de fora e teve o LP “Metal Church” em edição nacional nas prateleiras das lojas de discos, via gravadora WEA com selo original da Elektra no segundo semestre de 1986. A banda já era conhecida dos bangers mais ligados nos lançamentos importados e o cover de “Highway Star” do Deep Purple, que fazia parte do disco, chegou a ser tocado algumas vezes na programação da 97FM, uma famosa rádio rock de Santo André-SP. Minha cópia eu comprei em 6 de outubro de 1987 na loja Belrus, aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP.
Para quem gosta de música pesada de qualidade esse álbum de estreia do Metal Church, é obrigatório, um verdadeiro festival de rifes do melhor estilo quebra pescoço. O saudoso vocalista David Wayne possuía um registro único, que até hoje conquista fãs mais jovens e não tiveram a oportunidade de acompanhar a carreira do cantor, tanto no Metal Church como em suas outras empreitadas. Sem dúvidas um álbum especial de um conjunto que começou com suas próprias forças, de maneira independente e com seu talento conquistou voos mais altos. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 17 de julho de 1984.
Selo: Ground Zero e posteriormente Elektra (EUA).
Produção: Terry Date e Metal Church.
Metal Church:
David Wayne – vocals
Craig Wells – lead guitar
Kurdt Vanderhoof – rhythm guitar
Duke Erickson – bass
Kirk Arrington – drums
Lado A:
1.”Beyond the Black”
2.”Metal Church”
3.”Merciless Onslaught” (instrumental)
4.”Gods of Wrath”
Lado B:
1.”Hitman”
2.”In the Blood”
3.”(My Favorite) Nightmare”
4.”Battalions”
5.”Highway Star” (Deep Purple cover)
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)