“Mudança de estilo… pra melhor”

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Nightwish, “Oceanborn”.

“Oceanborn” é o segundo álbum de estúdio da banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish e foi lançado em 7 de dezembro de 1998 pela gravadora Spinefarm Records na Finlândia, pela Drakkar Entertainment no resto da Europa e pela Toy’s Factory no Japão. A produção ficou a cargo da própria banda durante o período entre os meses de agosto e outubro de 1998 no estúdio Caverock, em Kitee, e no Finnvox, em Helsinki, ambos na Finlândia.

O álbum “Oceanborn” marcou uma mudança definitiva no estilo  musical do Nightwish, que abandou suas raízes folclóricas de seu primeiro CD,  “Angels Fall First” lançado em  1997, para investir pesado em um som calcado no metal sinfônico e no power metal, se valendo de andamentos mais rápidos. A grande inspiração para essa mudança foi o Stratovarius, que serviu de influência para o líder da banda, Tuomas Holopainen. O som do “Oceanborn” atende a uma abordagem mais dramática de forma geral, principalmente estabelecendo uma harmonia conjunta entre  o trabalho do teclado sinfônico e os vocais operísticos da vocalista Tarja Turunen.

Oceanborn” vendeu mais de 68 mil cópias na Finlândia, se tornando um sucesso além do nicho da música pesada e alcançou públicos diferentes. Os três singles de “Oceanborn” ingressaram em charts significantes, sendo eles “Sacrament of Wilderness“, PRIMEIRO lugar na parada Finnish Singles Chart; “Walking in the Air“, que repetiu o PRIMEIRO na Finnish Singles Chart e “Sleeping Sun“, que foi número 2 na Finnish Singles Chart e número 3 na German Singles Chart. Já o álbum “Oceanborn” foi número 5 na Finnish Albums Chart e posição número 74 na German Albums Chart. O trabalho foi certificado com o disco de Platina em sua terra natal.

A primeira parte da tour para promover “Oceanborn” foi batizada de ‘Summer Of Wilderness’ começando em 21 de janeiro de 1999 em Helsinke e depois cumprindo várias em diversas cidades finlandesas datas até o dia 14 de agosto. Já a segunda etapa denominada de ‘Oceanborn Europe Tour’ teve seu início em 12 de novembro na Alemanha e passou pela Polônia, Holanda, Bélgica, Espanha, Suíça, Itália, Áustria, sendo encerrada em 12 de novembro de 1999 na cidade alemã de Ludwigsburg.

No Brasil “Oceanborn” foi lançado em CD pela Hellion Records e ao longo dos anos teve diversas edições com diferentes modelos sendo colocadas á disposição dos fãs. A minha cópia é de 2007 e conta com bônus interessantes e um layout caprichado com autógrafos inseridos no CD.

 “Oceanborn” marca o início de uma das melhores fases do Nightwish, que serviu de inspiração e modelos para diversas outras bandas importantes que abraçaram o estilo symphonic metal, o que consequentemente fez esse cultuado gênero crescer a olhos vistos durante a primeira década do século 21. Links lá no final, até a próxima.

 Dados:

Lançamento: 7 de dezembro de 1998.

Selo: Spinefarm (EU), Century Media (EUA), Hellion (Brasil).

Produção: Nightwish.

Certificação:

Finlândia: Disco de Platina (+ 40.000)

Tracklist:

1.”Stargazers”                 

2.”Gethsemane”                       

3.”Devil & the Deep Dark Ocean”                     

4.”Sacrament of Wilderness”           

5.”Passion and the Opera”                        

6.”Swanheart”                 

7.”Moondance” (instrumental)                  

8.”The Riddler”                         

9.”The Pharaoh Sails to Orion”         

10.”Walking in the Air” (Howard Blake cover)

11.”Sleeping Sun”

2007 reissue bonus tracks:

  1. “Nightquest”
  2. “Sleeping Sun” (live at Summer Breeze Open Air)
  3. “Swanheart” (live at Pakkahuone)
  4. “The Pharaoh Sails to Orion” (live at Pakkahuone)

Nightwish:

Tarja Turunen lead vocals

Tuomas Holopainen – keyboards, backing vocals

Emppu Vuorinen guitars

Sami Vänskä bass guitar

Jukka Nevalainen drums, percussion, backing vocals

 Additional musicians:

Tapio Wilska – additional vocals on “Devil & The Deep Dark Ocean”, “The Pharaoh Sails To Orion”, backing vocals on “Moondance”

Esa Lehtinen – flute

Plamen Dimov violin

Kaisli Kaivola violin

Markku Palola – viola

Erkki Hirvikangas – cello