“Ótima estreia

Sempre é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum solo de estreia do guitarrista Richie Sambora intitulado “Stranger in This Town“.

Stranger in This Town” é o álbum de estreia solo do guitarrista Richie Sambora do supergrupo americano Bon Jovi. O disco foi lançado em 3 de setembro de 1991 via a gravadora Mercury. A produção responsável pelo disco coube ao próprio Richie Sambora e Neil Dorfsman.

Após a tour do álbum “New Jersey” a banda Bon Jovi contemplou um hiato de 17 meses sem se reunir e nesse período o líder do grupo, Jon, se dedicou ao seu disco solo “Blaze of Glory” de 1990. Richie Sambora aproveitou o tempo para fazer o mesmo, experimentando um som mais orientado para o blues com ele próprio fazendo os vocais principais e sendo apoiado por seus companheiros de banda Bon Jovi, Tico Torres na bateria e David Bryan nos teclados, além de Tony Levin no baixo. Eric Clapton faz uma aparição especial tocando guitarra na faixa “Mr. Bluesman“. “Ballad of Youth“, “One Light Burning” e “The Answer” foram co-escritas com colegas de sua antiga banda de clube Shark Frenzy. “Rosie” foi originalmente era para ser uma música de Bon Jovi para seu quarto álbum “New Jersey” – inclusive versões desta canção com a formação completa do Bon Jovi podem ser encontradas em alguns bootlegs.

O disco gerou quatro singles, sendo  eles: “Ballad of Youth“, que foi posição número 63 no Billboard Hot 100 e número 59 no UK singles;One Light Burning“, que não chegou em nenhum chart; “Stranger in This Town“, número 38 na  Mainstream Rock Tracks e “Mr. Bluesman“. Os três primeiros singles foram acompanhados por videoclipes. “The Answer” e “Rosie” também foram lançados como singles promocionais, mas apenas no Japão. Já o álbum “Stranger in This Town“, obteve a posição número36 na Billboard 200 e a número 20 na UK Albums Chart.

Para promover o disco Sambora contou com uma boa divulgação em revistas especializadas e alguns shows. Foram mais de vinte apresentações sendo a primeira no dia 31 de agosto de 1991 em sua cidade, New Jersey e a última em 13 de dezembro de 1991 em Munique, na Alemanha. Essas apresentações englobaram três datas na Alemanha, uma no Canadá e as demais nos Estados Unidos. Além da participação especial em 18 de dezembro do mesmo ano no programa Late Night With David Letterman,

No Brasil o LP “Stranger in This Town” foi lançado sem encarte interno pela gravadora Polygram (o título também foi disponibilizado em CD e K7), mas com boa distribuição e divulgação em revistas especializadas com anuncio de página inteira na revista Rock Brigade e na Bizz, com a chamada ’o estranho saiu do ninho’. Já o clipe de “Ballad of Youth” foi muito bem exibido na MTV Brasil no programa Gás Total e chegou até entrar na parada diária do canal, o Disk MTV.  O meu LP eu comprei em 17 de dezembro de 1991 na loja Devil Discos, na Galeria do Rock.

Tem que diga que “Stranger in This Town” é o melhor disco que a banda Bon Jovi já lançou. Brincadeiras a parte o trabalho traz momentos muito bons entre o hard e o blues contando com vocais inspiradíssimos de Richie Sambora, além de cortes de extrema qualidade como podemos conferir na faixa título, “Ballad of Youth“, “Rosie” e na ótima “Mr. Bluesman“, que conta com um belo solo de mister Eric Clapton. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 3 de setembro de 1991.

Selo: Mercury (EUA); Polygram (Brasil).

Produção: Richie Sambora e Neil Dorfsman.

Singles:

  • Ballad of Youth”;
  • One Light Burning“;
  • “Stranger in This Town”;
  • “Mr. Bluesman”.

Lado A

1.”Rest in Peace”                 

2.”Church of Desire” 

3.”Stranger in This Town” 

4.”Ballad of Youth”            

5.”One Light Burning”       

Lado B

1.”Mr. Bluesman” (Solo by Eric Clapton)

2.”Rosie”           

3.”River of Love”                

4.”Father Time”          

5.”The Answer”

With:

Richie Sambora – lead vocals, electric and acoustic guitars

David Bryan – keyboards

Tico Torres – drums, percussion

Eric Clapton – guitar solo on “Mr. Bluesman”

Tony Levin – bass guitar

Randy Jackson – bass guitar on “One Light Burning”

Dean Fasano, Franke Previte, Curtis King, Bekka Bramlett, Isabella Lento, Tawatha Agee, Brenda White-King – background vocals

Rafael Padilla, Carol Steele – percussion

 (Créditos das fotos: Paulo Márcio)