A melhor definição do crossover.
Outro final de semana chegando. Continuamos vivendo um quadro inimaginável e como em uma guerra, só conheceremos os resultados quando ela terminar. Mas uma coisa é certa, se cuide e cuide de seus familiares, é o que podemos fazer. Agora vamos falar de música.
Como eu disse anteriormente, a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do S.O.D., Live at Budokan.
“Live at Budokan” é um álbum ao vivo lançado pela banda americana de crossover (uma fusão dos estilos thrash metal com o hardcore) Stormtroopers of Death em 21 de março de 1992. A abreviatura S.O.D. ficou sendo a forma mais conhecida pelos headbangers.
Após Scott Ian terminar as guitarras do álbum “Spreading The Disease” do Anthrax, ele começou a desenhar figuras do personagem que seria o símbolo da banda, o “Sargent D” e compor alguns rifes. A coisa começou a tomar forma quando Scott se juntou ao seu colega de Anthrax, o baterista Charlie Benante, o vocalista Billy Millano e o baixista Dan Lilker, que também foi membro do Anthrax. Eles gravaram uma demo tape de 63 músicas, a maioria de curtíssima duração, intitulada “Crab Society North” e logo em seguida juntam forças com Johnny Zazula da Megaforce Records para trabalhar no primeiro álbum da banda. O disco, chamado “Speak English Or Die”, foi gravado e mixado em apenas três dias e se tornou um clássico instantâneo. Após o lançamento em 30 de agosto de 1985, eles saem em turnê abrindo para artistas como Motörhead.
Como os compromissos do Anthrax ocupavam totalmente as agendas de Scott e Charlie, somente sete anos depois o S.O.D. se reuniu outra vez para gravar um disco ao vivo e um home vídeo. O álbum captura o show único realizado pela banda em seu retorno aos palcos. Além de faixas do primeiro álbum do S.O.D., o grupo apresentou algumas músicas inéditas, além de covers das bandas M.O.D., Ministry, Nirvana e Fear. O título do CD cita o Budokan, a famosa sala de espetáculos japonesa, mas não passava de uma brincadeira. O show aconteceu mesmo no The Ritz em Nova York, onde S.O.D. teve como open-act as bandas Agnostic Front e Morbid Angel.
“Live at Budokan” foi produzido por Alex Perialas e lançado também pela Megaforce Records. O home vídeo gravado retrata fielmente a loucura que era uma apresentação do S.O.D., com muitos moshes, peso e bom humor. Logo na abertura o vocalista Billy Milano aparece em cima de um enorme PA usando uma máscara do mascote da banda, o “Sargent D”. Após cantar a primeira estrofe, ele se joga no meio do público de uma altura considerável. Levando em conta que Billy não era uma pessoa muito leve, dá para imaginar o estrago. E mesmo no tumulto em meio aos fãs, ele não para de cantar. É hilário e você pode conferir essa cena no link com o show completo no final dessa matéria. Houve divulgação do CD e do vídeo nas revistas especializadas nos principais centros mundiais, mas nós ficamos de fora, pois não foi lançado por aqui. Eu comprei meu CD americano, ainda ‘versão papelão antifurto’, na loja da Hellion, na Galeria do Rock, em julho de 1992.
Para quem gosta de thrash esse disco, assim como o álbum de estreia da banda, é obrigatório, um verdadeiro festival de rifes do melhor estilo quebra pescoço. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 21 de março de 1992.
Selo: Megaforce Records (EUA).
Produção: Alex Perialas.
S.O.D.:
Billy Milano – vocals
Scott Ian – guitars, backing vocals, vocals on “Thieves“, drums on “Territorial Pissings” and “United Forces“
Dan Lilker – bass, backing vocals
Charlie Benante – drums, guitar on “Territorial Pissings” and “United Forces“
Tracklist:
1.”Intro”
2.”March of the SOD“
3.”Sargent D and the SOD“
4.”Kill Yourself“
5.”Momo“
6.”Pi Alpha Nu“
7.”Milano Mosh“
8.”Speak English or Die“
9.”Chromatic Death“
10.”Fist Banging Mania“
11.”The Camel Boy“
12.”No Turning Back“
13.”Milk“
14.”Vitality“
15.”Fuck the Middle East“
16.”Douche Crew“
17.”Get a Real Job” (M.O.D.)
18.”The Ballad of Jimi Hendrix“
19.”Livin’ in the City” (Fear)
20.”Pussy Whipped“
21.”Stigmata” (Ministry)
22.”Thieves” (Ministry)
23.”Freddy Krueger“
24.”Territorial Pissings” (Nirvana)
25.”United Forces”