“Um período de transição”

A ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Scorpions, “Savage Amusement”.

“Savage Amusement” é o décimo álbum de estúdio da banda alemã de heavy metal Scorpions, e foi lançado em 16 de abril de 1988 pelo selo Harvest/EMI na Europa e Mercury nos Estados Unidos.  O álbum foi gravado no Dierks Studios em Stommeln, na então Alemanha Ocidental e foi o último trabalho do produtor Dieter Dierks ao lado da icônica banda.

 Após o estrondoso sucesso do disco “Love at First Sting” de 1984, o Scorpions lançou o seu segundo ao vivo “World Wide Live” em 1985 antes de resolver curtir umas longas férias. A expectativa por um sucessor do mega sucesso de 84 causou alguns atrasos no lançamento de “Savage Amusement“. O disco ainda sob a batuta do parceiro de longa data Dieter Dierks apresentou uma quantidade de baladas cima a média dos lançamentos anteriores da banda, fato que dividiu a opinião dos fãs. Mesmo para um conjunto com o hábito de incluir canções do tipo em seus discos, a opção por passagens mais calmas chamou muito atenção na época.

Savage Amusement” gerou três singles nos formatos 7’’ e 12’’:  “Rhythm of Love”/”We Let It Rock… You Let It Roll“, lançado em maio de 1988 com um clipe oficial para divulgar a faixa “Rhythm of Love“; “Believe in Love”/”Love on the Run” lançado em agosto de 1988 e “Passion Rules the Game”/”Every Minute Every Day” lançado em fevereiro de 1989. “Rhythm of Love” obteve nas colocações nas paradas como a americana Hot Mainstream Rock Tracks, número 6; UK Singles Chart, posição 59 e número 75 na Billboard Hot 100. “Believe in Love” foi número 12 na Hot Mainstream Rock Tracks e “Passion Rules the Game” foi posição 74 na UK Singles Chart. O álbum também colecionou posições importantes na German Albums Chart, número 4; Billboard 200, número 5; Swiss Albums, número 4, posição 16 na French Albums; número 18 na UK Albums Chart e na canadense RPM100 Albums o número 25. “Savage Amusement” foi certificado com discos de ouro na Finlândia (+ 40 mil discos vendidos); França (+ 100 mil discos vendidos); Alemanha (+ 250 mil discos vendidos); Suécia (+ 50 mil discos vendidos); Suíça (+ 25 mil discos vendidos); e discos de platina no Canadá (+ 100 mil discos vendidos) e Estados Unidos (superando o UM milhão de discos vendidos).

A tour de divulgação para o trabalho começou em 17 de abril de 1988 na SKK Arena, São Petersburg, Rússia e se estendeu até 8 de março de 1989 com a apresentação final na NEC Arena, Birmingham, Inglaterra. Durante esse período o Scorpions realizou mais de 110 shows nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Suécia, Noruega, Finlândia, Holanda, Bélgica, França, Espanha e Itália. Ainda contando como sendo pelo giro de “Savage Amusement“, mais três apresentações aconteceram ainda em 1989, sendo duas delas no mega festival ‘Music Peace Festival’, realizado na Rússia nos dias 12 e 13 de agosto ao lado de Bon Jovi, Ozzy Osbourne, Cinderella, Skid Row e Motley Crue; e um show final em 11 de dezembro do mesmo no ano na cidade de Colônia, na Alemanha.

Savage Amusement” foi lançado no Brasil pela Polygram Discos com direito a encarte interno e promoção para divulgação em revistas especializadas como a Bizz e a Rock Brigade. Mas o clipe de “Rhythm of Love” só chegaria nas nossas telas no final de 1990, após a MTV Brasil entrar no ar e apenas vez ou outra no programa Fúria Metal. Meu LP foi comprado na loja Musicanto, já citadas diversas vezes aqui no nosso espaço, no dia 12 de setembro de 1988.

Lançar um disco depois de obter tanto sucesso e reconhecimento não seria mesmo uma tarefa muito fácil. “Savage Amusement” é um disco mais soft, mas traz ótimas faixas como “Every Minute Every Day”; “Passion Rules the Game“, as boas baladas “Believe in Love” e “Walking on the Edge“, além das fortes “We Let It Rock… You Let It Roll” e “Don’t Stop at the Top”, que a principio seria o título do disco. Na verdade o Scorpions só em seu próximo lançamento, o mega platinado “Crazy World” de 1990, retomaria o sucesso obtido em 84/85. Mas isso é assunto para outro dia.  Os links estão logo abaixo. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 16 de abril de 1988.

Selo: Mercury/Polygram (EUA e Brasil); Harvest/EMI (Europa).

Produção: Dieter Dierks.

Singles:

“Rhythm of Love”/”We Let It Rock… You Let It Roll” em maio de 1988;

Believe in Love”/”Love on the Run” em agosto de 1988;

Passion Rules the Game”/”Every Minute Every Day” em fevereiro de 1989.

Certificações:

– Nos Estados Unidos, Platina (+ 1.000,000);

– No Canadá, Platina (+ 100,000);

– Na Alemanha, Ouro (+ 250,000).

Scorpions:

Klaus Meine – lead vocals

Rudolf Schenker – rhythm guitars, backing vocals

Matthias Jabs – lead guitars, backing vocals

Francis Buchholz – bass, backing vocals

Herman Rarebell – drums, backing vocals

Additional musicians

Lee Aaron – backing vocals on “Rhythm of Love”

Peter Baltes – intro vocals on “Every Minute Every Day”

Lado A:

1.”Don’t Stop at the Top”          

2.”Rhythm of Love”                                 

3.”Passion Rules the Game”                  

4.”Media Overkill”                                    

5.”Walking on the Edge”                       

Lado B:

1.”We Let It Rock… You Let It Roll”                             

2.”Every Minute Every Day”

3.”Love on the Run”        

4.”Believe in Love”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)