“Ailyn”
Como vocês já estão acostumados a saber, nossa ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos falar sobre o álbum do Sirenia, The 13th Floor.
“The 13th Floor” é o quarto álbum de estúdio da banda norueguesa de gothic metal, Sirenia e foi lançado em 23 de janeiro de 2009 pelo selo Nuclear Blast. O disco foi gravado entre os meses de julho e setembro de 2008 no Sound Suite Studios na França e Stargoth Studios, Noruega. A produção coube ao guitarrista e líder da banda, Morten Veland.
O álbum marca a estreia da cantora espanhola Ailyn, que foi escolhida entre mais de 500 opções, que se inscreveram para se tornar membro da banda. “The 13th Floor” também contou com as participações especiais de Jan Kenneth Barkved e Stephanie Valenti. Todas as faixas foram compostas por Morten Veland.
A voz angelical de Ailyn se encaixou como uma luva no som do Sirenia, que começou a viver seu período de maior popularidade e consequentemente sucesso em vendas. O álbum possibilitou ao Sirenia visitar países que ainda não tinha alcançado, como os da America do Sul, que a banda visitaria pela primeira vez.
“The 13th Floor” gerou o single “The Path to Decay“, que foi lançado em 26 de dezembro de 2008. A música também recebeu a produção de um clipe. O álbum foi lançado em três formatos: CD, CD-Digi e box set. A edição do box set foi restrito a 500 cópias em todo o mundo. “The 13th Floor” obteve posições nas seguintes paradas: França (número 127), Alemanha (número 87) e Suíça (número 67), sendo assim o mais bem sucedido do Sirenia até então.
Para promover “The 13th Floor” o Sirenia iniciou uma tour mundial em 10 de maio de 2009 em Moscou, Rússia, que se estendeu até 11 de setembro de 2010 encerrando na cidade de Plock, Polônia. Durante a tour o Sirenia passou por Moldávia, Ucrânia, Polônia, Noruega, Espanha, Republica Tcheca, Hungria, Alemanha, França, Holanda, Suíça, Inglaterra, México, Colômbia, Argentina, Grécia, Portugal, Romênia e Brasil, onde a banda se apresentou nos dias 7 de março em São Paulo e dia 8 no Rio de Janeiro.
No Brasil o Sirenia teve boa receptividade pelos fãs de gothic metal locais, que sempre se mostraram muito fiéis as suas bandas favoritas. Tanto que o primeiro show da banda no Brasil foi um sucesso e possibilitou um retorno dois anos depois com apresentação da banda no Blackmore Bar no bairro de Moema, aqui em Sampa. E foi justamente nesse dia, 30 de novembro de 2011, que comprei minha cópia importada de “The 13th Floor” diretamente com a banda, que atendeu a todos com muita cordialidade.
“The 13th Floor” deu uma nova visibilidade ao Sirenia, que embalou um sequencia de mais três discos de muito sucesso, dentro dos seus padrões, é claro. Mas definitivamente o início da boa fase foi marcado com a inclusão de Ailyn na banda e por esse álbum em particular. Os links estão lá no final, como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 23 de janeiro de 2009.
Selo: Nuclear Blast (EUA/Europa)
Produção: Morten Veland.
Tracklist:
1.”The Path to Decay”
2.”Lost in Life”
3.”The Mind Maelstrom”
4.”The Seventh Summer”
5.”Beyond Life’s Scenery”
6.”The Lucid Door”
7.”Led Astray”
8.”Winterborn 77″
9.”Sirens of the Seven Seas”
Limited edition bonus tracks
10.”The Path to Decay” (radio edit)
11.”The Mind Maelstrom” (instrumental version)
12.”Winterborn 77″ (instrumental version)
Sirenia:
Ailyn – female vocals (on all tracks)
Morten Veland – clean male vocals (on track #4), harsh vocals
(on all tracks except #2 & #7), all other instruments
Additional musicians:
Jan Kenneth Barkved – clean male vocals (on track #9)
Stephanie Valentin – violin (on tracks #3, #7, #8 & #9)
Damien Surian, Mathieu Landry, Emmanuelle Zoldan,
Sandrine Gouttebe, Emilie Lesbros – choir (on all tracks)
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)