Desacelerando o thrash metal

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Slayer, South of Heaven.

South of Heaven” é o quarto álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Slayer e foi lançado em 5 de julho de 1988 pela gravadora Def Jam Records. As gravações ocorreram entre o período de dezembro de 1987 e fevereiro de 1988 no Hit City West, em Los Angeles e no Chung King Studios, em Nova York. O responsável pela produção foi Rick Rubin, que já havia trabalhado com a banda em seu trabalho anterior, “Reign in Blood” de 1986.

De caso pensado e em busca de um trabalho diferente o Slayer deliberadamente desacelerou o ritmo em “South of Heaven” e utilizou guitarras não distorcidas e vocais atenuados. Tudo isso para não se tornar repetitivo e usar a mesma formula de “Reign in Blood”, que usou a velocidade como seu ponto principal. O já falecido guitarrista Jeff Hanneman afirmou algumas vezes que “South of Heaven” foi o único álbum que os membros da banda discutiram antes de escrever as músicas. Tudo para que o álbum fosse homogêneo e mantivesse o principio pré-estabelecido.

South of Heaven” se tornou o segundo álbum do Slayer a entrar na Billboard 200, chegando ao número 57. O trabalho também entrou em outros charts importantes como o German Albums na posição número 23; Swedish Albums    na posição número 50 e na posição número 25 na UK Albums. Certificações foram obtidas no Canadá com disco de ouro, mais de 50 mil cópias vendidas; Reino Unido com o disco de prata ao superar a casa dos 120 mil álbuns vendidos e disco de ouro em sua terra natal, com mais de meio milhão de discos vendidos.

A tour para promover “South of Heaven” foi batizada com o título de World Sacrifice e ultrapassou mais de 100 apresentações passando por diversas cidades americanas – entre elas Cleveland, onde no dia 4 de agosto o giro se iniciou – e se estendendo por países como Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Dinamarca, Suécia, Suíça, Alemanha, Itália, Holanda e Canadá. A tour se encerrou na cidade de Milão, Itália em 26 de janeiro de 1989.

No Brasil o LP “South of Heaven” foi lançado pela BMG-Ariola pouco depois do lançamento internacional, com encarte interno em papel cartão com as letras das músicas impressas. Minha cópia eu comprei em 4 de abril de 1989 na loja Fucker em Santo André-SP.

South of Heaven” foi uma grande surpresa para a crítica e principalmente para os fãs naquela época. A proposta do Slayer de desacelerar sua música parecia uma forma de tornar seu som um pouco mais ‘acessível’ a principio, mas como sabemos o resultado não passou nem perto disso. O disco é um tijolo, ultra pesado e com momentos rápidos também (a intro de “Ghosts of War” não me deixa mentir). O trabalho é fantástico e possui clássicos absolutos como a faixa título, “Behind the Crooked Cross”, Silent Scream” e a suprema “Mandatory Suicide”, obrigatória em qualquer apresentação da banda desde então. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 5 de julho de 1988.

Selo: Def Jam (EUA e Europa); BMG (Brasil).

Produção: Rick Rubin.

Certificações:

– Nos EUA: Ouro (+ 500.000);

– No Canadá: Ouro (+50.000);

– No Reino Unido: Prata (+120.000).

Slayer:

Tom Araya – vocals, bass

Kerry King – guitars

Jeff Hanneman – guitars

Dave Lombardo – drums

Lado A:

1.”South of Heaven” 

2.”Silent Scream”                

3.”Live Undead”        

4.”Behind the Crooked Cross”    

5.”Mandatory Suicide”

Lado B:

1.”Ghosts of War”

2.”Read Between the Lies” 

3.”Cleanse the Soul” 

4.”Dissident Aggressor”     

5.”Spill the Blood”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)