Clássico da NWOBHM

Dia de mais uma sugestão no HB. Lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é um álbum da banda Tygers of Pan Tang, “Spellbound”.

“Spellbound” é o segundo álbum da banda britânica de heavy metal Tygers of Pan Tang, um dos ícones do movimento chamado ‘new wave of british heavy metal’ (NWOBHM). O disco foi lançado em 11 de abril de 1981 pelo selo MCA. O álbum foi gravado durante o mês de janeiro de 1981 no Morgan Studios, em Londres e a produção ficou a cargo de Chris Tsangarides.

O Tygers of Pan Tang foram formado pelo guitarrista Robb Weir, pelo baixita Richard “Rocky“, o cantor Jess Cox e o baterista Brian Dick. Eles se apresentavam em clubes de trabalhadores e dessa forma conseguiram um contrato com o selo Neat Records antes da MCA, que lhes deu um grande contrato de gravação. O primeiro álbum, “Wild Cat” de 1980, alcançou Nº 18 na parada de álbuns do Reino Unido na primeira semana de seu lançamento. Posteriormente, John Sykes (ex-Streetfighter, Thin Lizzy, Whitesnake e Blue Murder) foi adicionado como segundo guitarrista. Jess Cox foi substituído pelo vocalista Jon Deverill. Esta formação lançou “Spellbound” em 1981. Sykes saiu após o lançamento do terceiro álbum, “Crazy Nights“, para fazer um teste para banda de Ozzy Osbourne.

Pata promover “Spellbound” o Tygers of Pan Tang realizou uma série de shows no ano de 1981, começando em 22 de abril no País de Gales e passando por várias cidades da Escócia e Inglaterra. Após mais de trinta apresentações a banda encerrou o giro no dia 5 de julho do mesmo ano festival Parkpop 1981, realizado na Holanda.

No Brasil o LP “Spellbound“, foi lançado pela Ariola Discos mantendo o selo original da gravadora MCA durante o ano de 1983, porém sem encarte com letras e informações. Foi o único lançamento entre os primeiros da banda a ter um registro nacional e o LP ganhou muita procura após a participação do Whitesnake na primeira edição do festival Rock in Rio em janeiro de 1985, por causa do guitarrista John Sykes. Minha cópia foi comprada em uma pequena loja aqui mesmo de São Caetano do Sul-SP chamada Musi Discos por um amigo meu e eu comprei dele em meados de 1986.

Spellbound” é um disco que representa de maneira singular o som pesado britânico do início dos anos 80. Possui faixas sensacionais como “Silver and Gold“, “Gangland” – que foi ‘couverisada’ (SIC) pelo Kreator – e a power balad “Mirror“, uma das melhores canções do gênero já gravadas por uma banda pesada. Lembrando que esse discão completa 40 anos de vida no próximo dia 11 desse mês. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 11 de abril de 1981.

Selo: MCA (ReinoUnido); Ariola (Brasil).

Produção: Chris Tsangarides

Lado A:

1.”Gangland” 

2.”Take It” 

3.”Minotaur” 

4.”Hellbound” 

5.”Mirror” 

Lado B:

1.”Silver and Gold” 

2.”Blackjack”

3.”The Story So Far” 

4.”Tyger Bay” 

5.”Don’t Stop By” 

Tygers of Pan Tang:

Jon Deverill – lead and backing vocals

Robb Weir – lead guitar, backing vocals

John Sykes – lead guitar, backing vocals

Richard “Rocky” Laws – bass, backing vocals

Brian “Big” Dick – drums

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)