Chegando ao inferno

Dia de mais uma sugestão no HB. Lembrando que à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é um álbum da banda Venom, “At War with Satan”.

“At War with Satan” é o terceiro álbum da banda inglesa de black metal Venom e lançado em 16 abril de 1984 pelo selo Neat Records. O disco foi gravado no Impulse Studios em Newcastle, Inglaterra. A produção foi realizada pela própria banda.

A longa faixa título de “At War with Satan“, em seus quase 20 minutos de duração, conta a história de uma guerra entre Céu e Inferno, em que o último lado vence. A inspiração para escrever uma faixa preenchendo todo um lado do disco, de acordo com o baixista e vocalista do Venom, Cronos, veio do Rush com seu disco “2112”. Já o lado B trazia músicas curtas e diretas, próximas do estilo antigo do grupo, mas sem a mesma pegada. Foi uma tentativa de colocar o Venom rumo á música mainstream, mas não deu certo. O vídeo ao vivo de “The 7th Date of Hell” e as tours bem sucedidas após seus dois primeiros discos, colocaram muita pressão sobre a banda. Os críticos achavam que seu terceiro álbum deveria coloca-los entre os grandes nomes do heavy metal, algo que não se materializou. Já os fãs, apesar de não massacrar o novo trabalho, deixavam claro que o nível havia caído e que o futuro era preocupante. No final das contas o guitarrista Mantas acabou deixando a banda e as coisas desandaram de vez. O Venom tanto procurou o inferno, que acabou encontrando e nunca mais recuperou o seu status da primeira metade dos anos 80.

Indiferente aos problemas sugeridos pelas criticas, a banda continuou na estrada tocando em países como na Suíça, onde realizou o primeiro show da tour em 3 de fevereiro de 1984, Itália, Alemanha e França, além de varias datas em seu país natal. Durante esse período o Venom  participou de festivais importantes como o Aardschokdag 1984 na Holanda e o de Poperinge na Bélgica, sempre estando entre os destaques principais.

Os planos iniciados com “At War with Satan“, os de tornar o Venom mais popular e romper as fronteiras da música pesada, prosseguiram no disco posterior, “Possessed” de 1985. Para ele até um vídeo clipe mais ‘caprichado’ foi produzido para a faixa “Nightmare”. A banda voltou a cruzar o Atlântico para a “North American Combat Tour“, que incluiu a famosa apresentação ao lado de Slayer e Exodus no Studio 54, antigo templo e reduto da disco music no final dos anos 70 início dos 80. As apresentações das bandas americanas foram gravadas para o VHS, já o Venom, o principal nome da noite, aparece no vídeo apenas com clipe e entrevista de Cronos e Abaddon.

No Brasil o LP “At War with Satan“, foi lançado pelo selo Continental  sem encarte interno em 1986, antes da famosa visita da banda ao lado dos canadenses do Exciter, em dezembro do mesmo ano. A gravadora brasileira se aproveitou como pode da tour dos ingleses, já sem o guitarrista Mantas na line-up, lançando além de “At War with Satan“, os álbum “Black Metal” e “Possessed”. Anúncios foram publicados em revistas especializadas como a Rock Brigade, assim como a realização de promoções e sorteios. O meu LP foi comprado em 29 de novembro de 1986 no Museu do Disco, poucos dias antes da passagem do Venom pela capital paulista.

At War with Satan” foi o primeiro álbum do Venom lançado aqui no nosso país e está diretamente ligado á lendária (e confusa) tour das bandas Exciter e Venom pelo Brasil. Inúmeras cópias de “At War with Satan” foram levadas na tarde de autógrafos que as bandas concederam na Woodstock Discos para serem rabiscados, principalmente por Cronos e Abaddon. Só por esse motivo, o disco já faz parte da história da música pesada brazuca e é impossível não correlacionar os dois assuntos – a parte musical, nesse caso menos importante, com a icônica tour nacional. Os links estão no final como de costume. Até a próxima.

 Dados:

 

Lançamento: 16 de abril de 1984.

Selo: Neat Records (ReinoUnido); Continetal (Brasil).

Produção: Venom

Lado A:

  1. “At War with Satan”

Lado B:

1.”Rip Ride”       

2.”Genocide”      

3.”Cry Wolf”      

4.”Stand Up (And Be Counted)”    

5.”Women, Leather and Hell”

6.”Aaaaaarrghh”

 

Venom

Mantas – guitar

Cronos – bass, vocals

Abaddon – drums

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)