“Além do shred

Como vocês bem sabem, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje vem com o virtuoso guitarrista Vinnie Moore e seu primeiro disco solo, Mind’s Eye.

Mind’s Eye” é o primeiro álbum de estúdio do guitarrista Vinnie Moore, lançado em agosto de 1986 através do selo Shrapnel Records. O trabalho foi gravado no Prairie Sun Recording Studios em Cotati, California, e a produção foi de responsabilidade de Mike Varney e Steve Fontano.

Essa mesma gravadora, a Shrapnel Records, foi a responsável pelos lançamentos guitarristas muito influentes na metade dos anos 80 como Tony MacAlpine, Marty Friedman,  Jason Becker e a  banda Cacophony, um projeto de Marty e Becker (hoje portador de Esclerose lateral amiotrófica).

Mind’s Eye” foi gravado quando Vinnie tinha apenas 21 anos e mesmo sendo inteiramente instrumental chamou a atenção da crítica. Muitos guitarristas em meados dos anos 80 eram tachados de clones do sueco Yngwie Malmsteen, pois copiam descaradamente o estilo do também jovem prodígio das seis cordas.  Já Vinnie mostrava um talento diferenciado com misturar velocidade e muito técnica em uma diversidade de harmonias, sem se prender na necessidade de soas rápido. O guitarrista se utilizou muito da técnica conhecida como shred, mas seu felling próprio proporcionou um reconhecimento  dos críticos e obviamente do público.  

Para que não sabe o Shred ou Shredding é um termo utilizado para o estilo de tocar guitarra dando ênfase à velocidade, técnica, criatividade e à experimentação sonora. Consiste, principalmente, no uso constante das técnicas de fast picking, hammer on/pull off, sweep-picking e tapping. São usadas com o objetivo de aumentar a velocidade ao limite máximo possível.

Gravado em onze dias, o álbum ficou em terceiro lugar no lista dos dez melhores álbuns de todos os tempos em um artigo de 2009 da revista Guitar World. Entre os shows realizados por Vinnie Moore, destaca-se a participação do músico no Scandinavian Guitar Festival, na cidade de Ekenäs, Finlândia em 22 de junho de 1989, quando o artista tocou “Mind’s Eye” na integra. Esse festival é tão conceituado  que em suas edições contou com nomes do porte de Chuck Berry, B.B. King e The Jeff Healey Band.

No Brasil o LP foi lançado via Estúdio Eldorado, que era representante da Roadrunner Records, selo que lançou o “Mind’s Eye” pela Europa. Com boa distribuição era possível encontrar os LPs do catálogo do Estúdio Eldorado em qualquer loja. Tanto que minha cópia eu comprei no Mappin de Santo André-SP em 4 de setembro de 1989. A gravadora Estúdio Eldorado não poupava despesas em anúncios de página interira nas principais revistas especializadas para divulgar seus discos em catálogo.

Mind’s Eye” é um excelente disco que apresentou o talento de Vinnie Moore para todos os apreciadores do instrumento das seis (ou sete) cordas. É um álbum que merece ser conhecido. Os links estão lá no final como sempre. Até próxima.

Dados:

Lançamento: agosto de 1986.

Selo: Shrapnel Records (EUA); Estudio Eldorado (Brasil), Roadrunner Records (Europa).

Produção: Mike Varney e Steve Fontano.

Músicos:

Vinnie Moore – guitar

Tony MacAlpine – keyboards

Andy West – bass

Tommy Aldridge – drums

Lado A:

1.”In Control”        

2.”Daydream”       

3.”Saved by a Miracle”   

4.”Hero Without Honor”

Lado B:

1.”Lifeforce”          

2.”N.N.Y.”   

3.”Mind’s Eye”      

4.”Shadows of Yesterday”        

5.”The Journey”   

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)