O projeto THY CATAFALQUE está agora lançando um videoclipe impressionante para o novo single, “A csend hegyei!” A música é retirada da última obra de THY CATAFALQUE, ‘Alföld‘, que será lançada via Season of Mist em 16 de junho de 2023.
O Mastermind Tamás Kátai comenta: “O título da música significa ‘The Mountains of Silence’ e esta é a faixa de abertura do álbum com os vocais de Lambert Lédeczy de Ahriman e Mörbid Carnage. A música é sombria, algo que tem sido dentro de mim por anos e finalmente lançado. O vídeo foi criado por Chad Michael Ward e filmado na Suécia.“
A arte da capa de ‘Alföld’ pode ser vista junto com a lista de faixas e mais detalhes do álbum abaixo.
Track-list:
1. A csend hegyei (4:10)
2. Testen túl (3:56)
3. A földdel egyenlő (5:25)
4. Alföld (9:24)
5. Folyondár (4:06)
6. Csillagot görgető (5:25)
7. A felkelő hold országa (5:23)
8. Szíriusz (1:28)
9. Néma vermek (4:13) [WATCH]
Total: 43:30
THY CATAFALQUE é uma entidade metamórfica em constante evolução, apresentando uma genialidade musical tão ilimitada quanto ousada. Significando “As Grandes Planícies”, ‘Alföld’ está fundamentado no início pesado do projeto Avant Garde. Enquanto o disco é inspirado nos primeiros dias de THY CATAFALQUE, os instintos progressivos modernos do mentor Tamás Kátai brilham, elevando o disco além do reino do metal como você o conhece e mais uma vez criando um som de ponta que está muito à frente de seu tempo.
“‘Alföld’ é o álbum de metal extremo mais direto e clássico que o projeto já gravou”, diz o mentor Tamás Kátai. “Desta vez, eu só queria fazer metal sem nenhuma inovação ou progressão, focando em músicas e riffs em vez de experimentar e abrir novos caminhos. Tive que deixar as velhas ideias para fora, então fiz isso com prazer. Alföld significa The Great Plains, um grande parte plana do sudeste da Hungria onde nasci e cresci e filmamos o vídeo para Néma vermek no meio das terras áridas, em Makó-Bogárzó.“
Originalmente, THY CATAFALQUE surgiu como uma banda de black metal fundada pelo vocalista/tecladista Tamás Kátai com a ajuda do guitarrista/baixista János Juhász. Após a estreia conjunta ‘Sublunary Tragedies’ (1999), os húngaros evoluíram em direções bastante diferentes, mas ganhando cada vez mais seguidores no processo através dos álbuns seguintes, ‘Microcosmos’ (2001) e o auto-lançado ‘Tűnő idő tárlat’ ( 2004).
Em seu quarto álbum, ‘Róka hasa Rádió’ (2009), THY CATAFALQUE convidou Ágnes Tóth do grupo neo-folk THE MOON AND THE NIGHTSPIRIT e Attila Bakos para adicionar seus vocais assombrosos. Com o quinto álbum ‘Rengeteg’ (2011), Tamás Kátai finalmente partiu para carreira solo com a ajuda de músicos convidados que novamente incluíram Ágnes Tóth e Attila Bakos. Dublando seu eclético amálgama musical de metal de vanguarda, o húngaro explorou novas possibilidades sonoras com ‘Sgùrr’ (2015). O sexto full-lenght revelou-se ligeiramente mais complexo do que o seu sucessor, ‘Meta’ (2016), que voltou a uma abordagem mais direta sem perder a diversidade sonora cada vez maior. Em 2018, os THY CATAFALQUE continuaram este caminho com o lançamento de ‘Geometria’. O THY CATAFALQUE entregou mais um espetacular mosaico musical com o seu nono full-lenght intitulado ‘Naiv’, inspirado no movimento “Naïve Art”.
Em 2021, THY CATAFALQUE regressa com ‘Vadak’. Significando “Wildlings” em húngaro, o título do álbum é uma pista deliberada para a essência exótica e selvagem de ‘Vadak’. cultivada dentro das vastas influências do nosso megacosmo. Tematicamente, ‘Vadak’ é uma lição agourenta sobre a mortalidade. Enfatizando a fragilidade compartilhada tanto pelo homem quanto pelo animal, o registro explora nossos instintos de vida freudianos, nos quais inerentemente tememos e fugimos do objetivo final da existência: a morte.
Agora, o visionário está olhando para o passado enquanto viaja para frente e para cima com sua última obra, que é tão familiar quanto inovadora, certa para hipnotizar uma vasta gama de entusiastas do metal em todos os gêneros.
Mixado por: Tamás Kátai em Budapeste, Hungria
Masterizado por: Imperial Mastering, Austin, Texas, EUA, Colin Davis
Gravação:
Tamás Kátai – guitarra, baixo, teclados, vocais
Martina Veronika Horváth (The Answer Lies In The Black Void, Mansur) – vocais
Lambert Lédeczy (Ahriman, Mörbid Carnage) – vocais
Bálint Bokodi – vocais
Gábor Veres (Watch My Dying) – vocais
Gábor Dudás (Reason) – vocal
Breno Machado – guitarra solo
Daniele Belli – violão, contrabaixo
Dario Cei – flauta
Chris Lyons – violino, viola
Ido Romano – ney
Samuel Chacon – baixo fretless
Austris Apenis – trompa francesa
Músicos convidados:
Martina Veronika Horváth – Faixa 4
Lambert Lédeczy – Faixa 1, 4, 6
Bálint Bokodi – Faixa 2, 3
Gábor Veres – Pista 7, 9
Gábor Dudás – Faixa 6
Breno Machado – Faixa 1, 2, 3, 4, 7, 8
Daniele Belli – Faixa 5
Dario Cei – Faixa 5
Ido Romano – Faixa 6
Samuel Chacon – Faixa 3
Austris Apenis – faixa 4, 7
Arte da capa:
Fotografia de Orsolya Karancz
Layout por Tamás Kátai
Links:
https://www.facebook.com/thycatafalque
https://www.instagram.com/thy_catafalque
https://www.youtube.com/user/kataitamas
https://thycatafalque.bandcamp.com/