O impacto dos pioneiros do metal extremo suíço Hellhammer ainda ressoa na cena mundial do metal, tal foi a sua influência nos primeiros gêneros do metal extremo, death e black metal. Nos 40 anos desde os seus humildes começos em Nurensdorf, Suíça, em maio de 1982, eles adquiriram um status mítico, apesar de terem existido apenas dois anos. No entanto, a banda deixou para trás um corpo de trabalho altamente influente, incluindo as três demos ‘Death Fiend’, ‘Satanic Rite’s’ e ‘Triumph Of Death’ (todas relançadas em 2008 como a retrospectiva de demos ‘Demon Entrails’), o seminal EP ‘Apocalyptic Raids’ e duas faixas da lendária compilação Death Metal. À luz desse legado, é quase inconcebível que o Hellhammer nunca tenha tocado essa música ao vivo.

O Celtic Frost, o grupo sucessor formado pelo membro fundador do Hellhammer, Tom Gabriel Warrior, e o ex-baixista do Hellhammer, Martin Eric Ain, ocasionalmente tocava uma ou duas músicas do Hellhammer, e a banda atual de Warrior, Triptykon, já tocou uma música do Hellhammer ao vivo, mas o grande corpo de trabalho do Hellhammer permaneceu intocado até o início do “Triumph Of Death”. Em 2019, Tom Gabriel Warrior declarou: “Hellhammer nunca voltará e nunca será reformado. É absolutamente impossível reformar uma banda tão intimamente ligada a um período muito específico e único no tempo. Mas a música do Hellhammer existe, e é uma parte extremamente importante do meu caminho na vida. E eu gostaria de tocá-la ao vivo antes de desaparecer“.

A ressurreição da música do Hellhammer era uma ideia que Tom Gabriel Warrior e Martin Eric Ain discutiam há muitos anos, também provocada por sua colaboração renovada no reformado Celtic Frost na década de 2000. Os primeiros passos para a realização do ‘Triumph Of Death’, que leva o nome da música mais infame do Hellhammer e pretende ser uma homenagem muito respeitosa e autêntica ao Hellhammer, finalmente ocorreram em 2014, e a banda foi oficialmente formada no outono de 2018. ‘Triumph Of Death‘ é composto por indivíduos que não apenas amam a música em questão, mas realmente a entendem. A formação emula a encarnação final do Hellhammer de abril/maio de 1984, quando o grupo havia adicionado um guitarrista adicional. Até o momento, ‘Triumph Of Death’ realizou vários shows notáveis ao redor do mundo e levou a música seminal do Hellhammer a fãs antigos e novos. Muitos dos quais pensavam que nunca teriam a chance de vê-los ao vivo em um palco.

A estreia ao vivo de ‘Triumph Of Death, Resurrection Of The Flesh’, é a culminação de três shows. Gravado na primavera de 2023 no Hell’s Heroes Festival em Houston (EUA), no Dark Easter Metal Meeting em Munique (Alemanha) e no SWR Barroselas Metal Fest em Portugal, o álbum foi produzido por Tom Gabriel Warrior e V. Santura do Triptykon.

O álbum capta a banda no seu melhor: crua, pressagiosa e pesada. As canções podem remontar a quatro décadas atrás, mas aqui revelam-se tão vitais hoje como quando foram escritas no infame bunker de ensaios da banda na aldeia rural de Birchwil, na Suíça, no início dos anos oitenta. Desde os estrondosos acordes de abertura de “Third Of The Storms (Evoked Damnation)” até ao malévolo e mórbido feedback do encerramento do set, “Triumph Of Death”, este álbum é um documento de sessenta minutos do esmagador poder ao vivo de “Triumph Of Death”, e capta o espírito e a intensidade destas canções históricas que transcenderam décadas para se tornarem reverenciadas e intemporais.

Warrior: Este álbum é, acima de tudo, um testemunho da ligação única que existe entre o público e esta banda. A música dos Hellhammer foi um ícone underground entre 1982 e 1984, muitas vezes ridicularizada e evitada, e o facto de podermos agora tocá-la em todo o mundo deve-se inteiramente à graça, abertura e entusiasmo daqueles que tornam estes concertos possíveis. Dão-nos tanto a nós como nós lhes damos a eles, e a minha gratidão para com eles não tem limites.

Pré-Venda e Packs de Merchandise aqui: https://triumphofdeath.lnk.to/rotfPR

Resurrection Of The Flesh’ estará disponível em:

CD deluxe mediabook
LP duplo com booklet e posters em vinil preto e encadernação em espiral a preto e branco (exclusivo para lojas independentes)
LP duplo de luxo em vinil vermelho com livrete, 7″ bónus e posters

Tracklisting 

  1. The Third Of The Storms (Evoked Damnation)
  2. Massacra
  3. Maniac
  4. Blood Insanity
  5. Decapitator
  6. Crucifixion
  7. Reaper
  8. Horus/Aggressor
  9. Revelations Of Doom
  10. Messiah
  11. Visions Of Mortality
  12. Triumph Of Death
    Bonus 7” song (Super deluxe edition only) 
  13. Decapitator (Live In Houston)

Triumph Of Death  

Tom Gabriel Warrior – vocal/guitarra
André Mathieu – guitara/backing vocal
Jamie Lee Cussigh – baixo
Tim Iso Wey – bateria

www.triumphofdeath.net