Os 30 anos do álbum “Voodoo Highway”
“Voodoo Highway” é o segundo álbum de estúdio da banda americana de hard rock Badlands, e foi lançado em 1 de junho de 1991 via gravadora Titanium/Atlantic. A produção ficou a cargo de James A. Ball juntamente com o guitarrista Jake E. Lee. Foram utilizados os estúdios Rumbo Recorders, Canoga Park, Indigo Ranch Studios, Malibu e Studio II, todos de Los Angeles.
Após o sucesso de seu primeiro álbum, o Badlands sofre uma baixa em sua formação com a saída do baterista Eric Singer, que deixou a banda para se juntar ao KISS e foi substituído pelo baterista Jeff Martin, que já havia de trabalhos nas bandas Surgical Steel e Racer X. O baixista Greg Chaisson foi quem trouxe o amigo Jeff Martin para o Badlands. Eles haviam tocado anteriormente no Surgical Steel e se uniram novamente mos projetos Blindside Blues Band e RedSea após o fim do Badlands. A música “Joe’s Blues” é uma parceria com o futuro guitarrista de Ozzy Osbourne, Joe Holmes que trabalhou como técnico de guitarra para Jake E Lee durante a gravação de “Voodoo Highway“.
Jake E Lee e Ray Gillen por causa de suas passagens na banda de Ozzy Osbourne e o Black Sabbath, respectivamente, sempre foram os principais nomes do Badlands, e geraram grande expectativa a cada trabalho. Se fosse formado em uma época menos tumultuada para o hard rock, certamente o Badlands seria uma banda pronta para obter muito mais sucesso e reconhecimento, além de possível carreira mais longa e muito produtiva musicalmente falando, pois talento e inspiração ali tinha de sobra.
“Voodoo Highway” gerou um clipe para divulgação sendo produzido, para a faixa “The Last Time”, que teve boa exibição no programa especializado para o cenário da música pesada do canal MTV, o Headbangers Ball. O CD também ingressou em charts importantes como o UK Albums Chart, na posição número 74 e no concorrido Billboard 200 na posição número 140.
A tour de divulgação de “Voodoo Highway” começou no dia 18 de maio no festival KUPD Springfest 1991 e seguiu até o final do ano rodando diversas cidades americanas. Um único show foi realizado no giro fora da terra natal da banda, em 29 de novembro no famoso London Astoria, na Inglaterra. A tour se encerra oficialmente no dia 28 de dezembro de 1991 em Oakland, mas uma apresentação extra foi realizada no Reino Unido em 6 de julho de 1992 na cidade de Newcastle.
Mesmo com todos os reveses que o estilo sofreu no início dos anos 90 dentro do mercado musical americano, o Badlands deixou dois grandes discos registrados. “Voodoo Highway” teve grande sucesso no Japão e por muito tempo só se podia encontrar cópias desse segundo trabalho da banda oriundas do território nipônico. É um disco fantástico com interpretações magníficas da dupla Ray Gillen e Jake E. Lee, principalmente em faixas como “Shine On“, “Show Me the Way“, “The Last Time“, “Silver Horses” e a linda balada a capela “In a Dream“. É sem dúvidas um álbum que precisa ser apreciado.
Badlands:
Ray Gillen – lead vocals, second harmonica on track 7
Jake E. Lee – guitars, Moog bass, organ, piano, güiro, tambourine and percussion
Greg Chaisson – electric and acoustic basses
Jeff Martin – drums, assorted percussion, first harmonica on track 7, backing vocals
CD:
1.”The Last Time”
2.”Show Me the Way”
3.”Shine On”
4.”Whiskey Dust”
5.”Joe’s Blues”
6.”Soul Stealer”
7.”3 Day Funk”
8.”Silver Horses”
9.”Love Don’t Mean a Thing”
10.”Voodoo Highway”
11.”Fire and Rain”
12.”Heaven’s Train”
13.”In a Dream”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)