Os 35 anos do álbum “The Ultimate Sin”
“The Ultimate Sin” é o quarto álbum de estúdio do vocalista britânico de heavy metal Ozzy Osbourne, lançado em 22 de fevereiro de 1986 pelo selo Epic. O álbum foi produzido por Ron Nevison e as gravações ocorreram no Townhouse Studios and AIR Studios, Londres, Inglaterra e Studio Davout, Paris, França.
“The Ultimate Sin” é o segundo e último álbum de Osbourne com o guitarrista principal Jake E. Lee, e o primeiro apresentar o baterista Randy Castillo e o baixista Phil Soussan, que co-escreveu o álbum hit single “Shot in the Dark“. Ao retornar do Betty Ford Center em 1985, onde havia passado tratamento para o abuso de substâncias, Osbourne foi presenteado com uma grande quantidade de músicas escritas pelo guitarrista Jake E. Lee. Depois de ter sido enrolado de suas reivindicações de escrita e publicação para o álbum anterior de Osbourne, “Bark at the Moon” de 1983, Lee disse que desta vez se recusou a contribuir com qualquer coisa até que tivesse um contrato garantindo seu crédito e direitos autorais. Muitas dessas músicas formariam a base do álbum. As letras do trabalho eram em grande parte escrita pelo antigo baixista e letrista Bob Daisley. Daisley saiu da banda antes de gravar o disco, após ter um desentendimento com Osbourne, o que levou a contratação de um desconhecido chamado Phil Soussan como seu substituto. Daisley não foi creditado por suas contribuições de composição na prensagem inicial do álbum em 1986, embora isso tenha sido corrigido em prensagens subsequentes.
As faixas do álbum “Shot in the Dark” e “The Ultimate Sin” foram lançadas como singles ainda em 1986, sendo que “Shot in the Dark” chagou na 68 ª posição na parada Billboard Hot 100, posição 20 na UK Singles Chart e a décima posição no Mainstream Rock. Já o outro single, “The Ultimate Sin“, na parada UK Singles Chart, obteve a posição 72. Em relação ao LP, “The Ultimate Sin” chegou ao número 8 na UK Albums Chart, posição 19 na RPM100 Albums do Canadá e posição 6 na Billboard 200 americana. O álbum foi um sucesso comercial, sendo certificado com dupla Platina nos EUA, vendendo mais de 2 milhões de cópias. Ele também foi certificado com disco de platina no Canadá e prata no Reino Unido.
A tour para promover “The Ultimate Sin” a banda de Ozzy realizou mais de 120 concertos começando em Belfast, Irlanda do Norte em 6 de fevereiro de 1986 e encerrando o giro em 29 de novembro de 1986 no icônico Hammersmith Odeon em Londres. A esmagadora maioria dos shows ocorreu nos Estados Unidos, mas foram visitados também Canadá, Inglaterra, Irlanda, Japão e Escócia.
“The Ultimate Sin” foi muito bem sucedido dentro da carreira do Madman. Com um visual colorido e extravagante aliado com composições de muito bom gosto reforçaram a popularidade do cantor em todos os cantos do mundo. O álbum possui faixas criativas e originais contanto com interpretações acima da média do ótimo guitarrista Jake. E. Lee.
Tracklist:
Lado A
1.”The Ultimate Sin”
2.”Secret Loser”
3.”Never Know Why”
4.”Thank God for the Bomb”
5.”Never”
Lado B
1.”Lightning Strikes”
2.”Killer of Giants”
3.”Fool Like You”
4.”Shot in the Dark”
Band:
Ozzy Osbourne – lead vocals
Jake E. Lee – guitar
Phil Soussan – bass
Randy Castillo – drums
Additional performers:
Mike Moran – keyboards
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)