Os 35 anos de álbum “Rage for Order”

Rage for Order” é o segundo álbum de estúdio da banda americana de hevy/prog metal Queensrÿche e foi lançado em 27 de junho de 1986 pelo selo EMI America. Com a produção de Neil Kernon as gravações se realizaram no M.D.H. Studios, Bellevue, em Washington; Mushroom Studios, Vancouver, no Canadá e no Yamaha Studios, Glendale, no estado americano da Califórnia.

Entre seu primeiro LP de 1984, “The Warning” e esse segundo lançamento muita coisa mudou na vida do Queensrÿche. A banda se utilizaria de um som calcado no heavy metal com toques de progressivo em suas harmonias (que no futuro seria conhecido como prog metal) e iria experimentar diversos elementos diferentes em suas então novas composições. Teclados foram incorporados com maior destaque, além de efeitos sintéticos. Até o visual sofreu alterações, pois o empresário da banda insistiu que o Queensrÿche assumisse uma imagem mais associada entre o glam metal e o rock gótico (mais conhecido como ‘dark’ naqueles dias). Como resultado, as fotos promocionais e a capa do álbum retratavam os membros da banda vestindo sobretudos, maquiagens pesada e permanentes. Essas radicais mudanças mexeu com a cabeça até dos fãs mais leais, tanto que essa fase só durou mesmo, tanto na parte visual como os experimentos musicais, nesse período da carreira da banda, que resgataria suas origens já no próximo álbum, a obra prima “Operation:Mindcrime” de 1988.

 

Rage for Order” gerou três singles sendo o principal deles para o cover de Lisa Dalbello chamado “Gonna Get Close to You“, que foi lançado em agosto de 1986 com direito a um clipe cheio de produção, e tendo como seu lado B a faixa “Prophecy“. Os demais que também foram lançados no segundo semestre de 1986 são “The Whisper”/”I Dream in Infrared” e “Walk in the Shadows“. “Gonna Get Close to You” teve seu clipe veiculado algumas vezes na MTV e o single obteve a posição número 91 na UK Singles Chart. Já o álbum “Rage for Order” ingressou na posição número 85 na parada canadense RPM100 Albums Chart, posição 58 na German Albums Chart, número 66 na UK Albums Chart e na mais importante entre todas elas, á disputada Billboard 200, o corte alcançou o número 47. O trabalho foi certificado com o disco de OURO em sua terra natal ao superar a marca de 500 mil discos vendidos.

A promoção de “Rage for Order” contou com anúncios de capa inteira nas principais revistas especializadas pelo mundo, e uma extensa tour que começou no dia 23 de abril de 1986 na cidade de Providence nos Estados Unidos. O giro passou por outras diversas cidades americanas e países como Canadá, Alemanha, Suíça, França, Holanda, Inglaterra, Finlândia, Suécia e Dinamarca, sendo 21 a última data em 21 de fevereiro de 1987 em Nova York. Foram mais de 90 apresentações entre shows ora como headliner, ora sendo open act de bandas como Ratt, AC/DC, Bon Jovi e Ozzy Osbourne.

No BrasilRage for Order” foi lançado pelo selo EMI e estava previsto para fazer parte da segunda edição do pacote Heavy Metal Attack (ao lado de nomes como Iron Maiden, King Kobra, Helix, Icon, Deep Purple, Saxon e W.A.S.P.). A coleção lançada em 1985 em suas chamadas deixava uma lacuna no espaço destinado ao Queensrÿche, explicando que o novo trabalho só seria lançado apenas em 1986. Assim que “Rage for Order” foi lançado em sua versão nacional, a gravadora EMI publicou na revista METAL anúncios dividindo a promoção do álbum ao lado dos novos lançamentos do Iron Maiden (“Somewhere in Time”) e Saxon (“Rock the Nations”). O clipe  de “Gonna Get Close to You” foi exibido raramente no programa Clip Trip da TV Gazeta-SP. Minha cópia de “Rage for Order” foi comprada na loja Musicanto Discos em 22 de novembro de 1986.

Rage for Order” marcou um período confuso e de transição da banda de Seattle, mas proporcionou através de certas experiências nas composições um crescimento musical essencial para que o Queensrÿche gravasse no futuro o disco de enorme sucesso, “Empire” de 1990 e a obra prima conceitual intitulada como “Operation:Mindcrime” de 1988. Fora isso, temos faixas clássicas do naipe de “Walk in the Shadows“, “The Killing Words”, “Screaming in Digital” e a linda balada “I Will Remember“, que torna esse trabalho por si só, obrigatório.

Queensrÿche:

Geoff Tate – lead vocals, keyboards

Chris DeGarmo – guitars, backing vocals

Michael Wilton – guitars, backing vocals

Eddie Jackson – bass, backing vocals

Scott Rockenfield – drums, percussion

Additional musicians:

Neil Kernon – keyboards

Bradley Doyle – emulator programming

 

 

 

Lado A

1.”Walk in the Shadows”   

2.”I Dream in Infrared”       

3.”The Whisper”        

4.”Gonna Get Close to You” 

5.”The Killing Words”       

6.”Surgical Strike”     

Lado B

1.”Neue Regel” 

2.”Chemical Youth (We Are Rebellion)”     

3.”London”       

4.”Screaming in Digital”    

5.”I Will Remember”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)