Clipe Clássico HB: AC/DC, “Jailbreak”

                                                                        Explosões e sangue

Dia do quarto capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e dessa vez, para nos recordarmos do saudoso Malcolm Young, já que essa semana completou o terceiro aniversário de sua passagem pra o outro plano. Por esse motivo nossa escolha é o vídeo da canção “Jailbreak“.

Jailbreak” é uma música da banda australiana de hard rock AC/DC. Ela é a nona e última faixa de seu terceiro álbum (versão australiana) intitulado “Dirty Deeds Done Dirt Cheap“, que chegou as lojas de discos em setembro de 1976. A canção permaneceu inédita na América do Norte até o ano de 1984, quando o EP de 12 polegadas “’74 Jailbreak” foi incluído no catálogo da banda – também simultaneamente no Japão e Brasil. “Jailbreak” foi lançado pela primeira vez como single na Austrália e no Reino Unido em meados de 1976, com a então inédita faixa “Fling Thing” como seu lado B. O single foi reeditado no Reino Unido em 1980 com uma capa diferente. A música foi escrita por Angus Young, Malcolm Young e Bon Scott.

Vídeo:

O videoclipe de “Jailbreak” foi filmado em março de 1976 com a direção de Paul Drane em uma pedreira num subúrbio de Melbourne chamado Albion, perto de Sunshine. O vídeo apresentava a então formação atual da banda tocando a música. Angus Young está vestido com o que ele mais tarde descreveu como “pijama de condenado”, Bon Scott e Phil Rudd estão vestidos com uniforme de prisioneiro azul coberto com o típico ‘Australian Broad Arrow’ (símbolo carcerário local), Malcolm Young e Mark Evans estão vestidos como guardas.

O clipe foi produzido especialmente para ser apresentado no programa de televisão musical australiano semanal chamado Countdown, que foi transmitido pela Australian Broadcasting Corporation entre os anos de 1974 até 1987, e era apresentado pelo jornalista Ian “Molly” Meldrum nas noites de domingo das 18h00 às 19h00. Countdown foi o programa musical mais popular da história da TV australiana contabilizando 14 temporadas no ar com seus 563 episódios.

O vídeo basicamente apresenta a banda dublando a faixa de estúdio e alternando com os prisioneiros (Scott, Angus e Rudd) fazendo trabalhos forçados sob a supervisão dos guardas da prisão (Malcolm e Evans). Mais tarde, os prisioneiros conseguem explodir os portões da prisão. Rudd e Angus conseguem escapar, mas Scott é baleado por Malcolm e Evans enquanto tenta fazer o mesmo.

Um fato muito relevante é que “Jailbreak” é um dos primeiros vídeos a fazer uso de explosivos e sangue falso, tanto que o diretor Paul Drane confidenciou posteriormente que eles não tinham a mínima ideia da quantidade de explosivo a ser usado nas tomadas.

Por aqui:

No Brasil a músicaJailbreakfez um sucesso estrondoso no final de 1984 e durante boa parte de 1985 também. Com a aproximação da primeira edição do festival Rock in Rio em janeiro de 85, a gravadora nacional da banda disponibilizou o EP “’74 Jailbreak”, lançado em 15 de outubro de 1984, e a canção Jailbreakexplodiu nas rádios rock e em algumas convencionais também. As vendas do EP foram muito expressivas, e mesmo sendo uma música antiga e com o vocalista que havia falecido em 1980, ajudou a tornar o AC/DC ainda mais popular aqui no nosso país. Para se mensurar o tamanho do sucesso de Jailbreak”, a banda em sua primeira noite, dia 15 de janeiro de 1985, se apresentando no festival carioca, tocou a música, que não fazia parte de setlist algum desde 1977. O mesmo não acorreu na segunda apresentação. Curiosamente o clipe gravado em 1976 só chegou as nossas telas anos depois na programação da MTV Brasil em seus programas Clássicos MTV e Fúria Metal.

Jailbreak” e seu característico rife é umas das músicas mais conhecidas dos australianos aqui no Brasil. Ainda faz parte da programação de rádios, tanto as convencionais assim como as on line, dedicadas a música pesada, e seu hilário clipe sempre será lembrado por seus fãs como um dos mais divertidos que o AC/DC filmou  – sem contar a importância do mesmo conforme relatamos nessa matéria. E mesmo com tanta relevância, acima de tudo, o que mais importa é que ele faz parte do legado deixado pelo inesquecível Malcolm Young.

Dados:

Lançamento: março de 1976

Direção: Paul Drane

Produtora: Countdown

AC/DC:

Bon Scott – lead vocals

Angus Young – lead guitar

Malcolm Young – rhythm guitar

Mark Evans – bass

Phil Rudd – drums