Clipe Clássico HB: Uriah Heep, “Lady in Black”

                                                              Sucesso que veio posteriormente

Dia do terceiro capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e hoje, excepcionalmente, na forma de uma pequena homenagem, ao grande Ken Hensley, que veio a falecer no último dia 4 de novembro, aos 75 anos de idade. Para tanto, nossa escolha foi o vídeo da música “Lady in Black”, da banda Uriah Heep.

Lady in Black”, é uma canção que foi gravada pela banda britânica Uriah Heep para seu álbum de 1971, intitulado “Salisbury“. De acordo com Ken Hensley, ele cantou os vocais principais porque o vocalista da banda, David Byron, não gostou da música e se recusou a gravá-la durante as sessões de Salisbury. O produtor Gerry Bron propôs então que Hensley (o autor da canção) gravasse os vocais principais, e foi exatamente isso que aconteceu. O single original de “Lady in Black”  foi lançado em março de 1971 e teve como lado B, a faixa “Simon the Bullit Freak“.

 

Vídeo:

O verdadeiro sucesso de “Lady in Black”  veio a acontecer apenas em 1977, quando os dois álbuns lançados pelo Uriah Heep, “Firefly” em fevereiro e “Innocent Victim” em novembro, vieram a se tornar grandes sucessos, principalmente na Alemanha, onde as canções “Wise Man” (de Firefly),   “Free Me” (de Innocent Victim) e “Lady in Black” estiveram juntas ao mesmo tempo no TOP 20 de singles do país.

Já sem Byron na formação, o novo vocalista John Lawton, dividia muitas passagens vocais com Hensley e “Lady in Black” acabou se tornando, por causa das apresentações ao vivo, ainda mais conhecida do público e a frequentar as rádios. Com o sucesso a banda foi convidada a participar do programa da TV alemã ZDF chamado Disco no final do ano de 1977. Disco foi um programa de música pop que foi ao ar entre 1971 e 1982, e era apresentado pelo ator e comediante alemão Ilja Richter.

Em sua participação a banda está rodeada de jovens sentados e que acompanham o ritmo da música com palmas. Um sorridente Hensley se destaca por ser o vocalista principal, ao lado de seus companheiros de banda, que também estão dublando suas partes na canção. A edição das imagens privilegia o cantor, inclusive com um longo close em seus olhos no início da apresentação.

Mesmo sendo um single relançado à parte em 1978, “Lady in Black” ajudou ao álbum “Innocent Victim” a superar a marca de meio milhão de cópias vendidas – mais de 100 mil só na Alemanha. Já o compacto reeditado de “Lady in Black” chegou ao número cinco da parada German Singles Chart.

Por aqui:

No Brasil essa versão em vídeo de “Lady in Black” não chegou a ser apresentada nos programas de TV especializados, mas se tornou popular com a chegada dos primeiros videocassetes nacionais ao mercado, isso no início de 1982. Algumas casas de shows como o Carbono 14, o Rainbow Bar e a loja Woodstock Discos, de posse do equipamento, costumeiramente apresentavam vídeos raros de diversas bandas e estilos e obviamente, o Uriah Heep estava entre eles. Conhecida como versão ZDF para “Lady in Black“, o vídeo fez sucesso em vários locais heavy e também era solicitado nas lojas (ou em alguns casos, apenas uma caixa postal) que comercializavam gravações de shows em fitas em VHS.

Lady in Black” era, é, e sempre será uma música obrigatória em qualquer show do Uriah Heep. Seu ritmo folk contagiante e a maneira que Ken Hensley conta a estória faz parte dos grandes momentos da história da música pesada. Infelizmente Ken nos deixou e a essa altura deve estar feliz no outro plano, provavelmente fazendo sua primeira Jam depois de muito tempo com seus amigos Trevor Bolder, Lee Kerslake e David Byron. Fique em paz.

R.I.P. Kenneth William David Hensley (24 de agosto de 1945 – 4 de novembro de 2020)

Dados:

Lançamento: Dezembro de 1977

Direção: Programa Disco

Produtora: ZDF TV (Alemanha)

Uriah Heep:

John Lawton – vocals, guitar

Mick Box – guitars, vocals

Ken Hensley – guitars, vocals

Trevor Bolder – bass, vocals

Lee Kerslake – drums, vocals