“A cantora é a nossa convidada especial”

O universo da música pesada há décadas nos proporciona um vasto leque de cantoras incríveis e muito talentosas, mas poucas conseguem ser tão versáteis e brilhantes como a holandesa Dianne van Giersbergen.

A vocalista da banda Ex Libris consegue transitar com sua voz e talento espetacular entre o metal sinfônico, onde mostra um alcance vocal muito acima da média, e o estilo lírico, sendo uma soprano completa.

Dianne é capaz, como pouquíssimas artistas, de interpretar com sua voz personagens complexos e distintos com uma excelência cativante e emocionante, como podemos comprovar no mais recente trabalho do Ex Libris, a trilogia “ANN“, que narra de maneira envolvente a vida de três personagens fascinantes: Anne Boleyn, Anastasia Romanova e Anne Frank. Sem dúvida, trata-se de uma obra complexa, desafiadora e apaixonante.

Além de todas essas virtudes, Dianne é uma reconhecida Vocal Coach e uma mulher empreendedora e talentosa também no ramo das joias. Dianne é a criativa idealizadora e proprietária da ‘Precious Metal Jewelry’.

E tivemos a oportunidade de bater um papo com Dianne, onde conversamos sobre o início de sua carreira, sobre o Ex Libris (em especial a trilogia “ANN“), sobre o divertido “𝐐𝐮𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐧𝐞 𝐐𝐮𝐢𝐳“, sua visita ao Brasil e muitos outros assuntos.

Headbangers Brasil: Em primeiro lugar, muito obrigado por falar conosco, Dianne. É uma honra para todos nós.

Dianne van Giersbergen: Bem, obrigada por me convidar e se interessar por tudo o que amo criar!

HB: Vamos começar falando sobre o início, quando você decidiu ser cantora? Quais são suas principais influências?

Dianne: Para mim não houve um momento de definição, eu sempre soube que tenho um talento para cantar e nunca quis me tornar outra coisa senão uma cantora. Para mim estava claro como o dia que esse é o meu caminho. Enquanto crescia, descobri Whitney Houston e fiquei maravilhada com o que ela fazia com sua voz! Não gostava do repertório em si, mas sua técnica e interpretação me fizeram gostar de tudo que ela lançou mesmo assim. Além disso, é claro, o Nightwish (a era Tarja) teve uma grande influência no meu gosto musical e desenvolvimento, mas isso não deveria ser uma surpresa 😉.

 A preferência musical dos meus pais realmente me fez quem eu sou e o que eu crio: meu pai me apresentou a bandas de rock e minha mãe à música clássica. Eu me apaixonei pelos dois estilos e assim foi lançada a base.

HB: Só consigo definir a trilogia “ANN” com uma palavra: obra-prima. Dianne, como surgiu à ideia desse trabalho e quais foram os principais desafios para concluí-lo?

Dianne: Em primeiro lugar: obrigada por dizer isso!! Eu não poderia estar mais orgulhosa de “ANN” e espero que muitas pessoas ao redor do mundo gostem tanto quanto eu! Criar “ANN” foi um processo incrivelmente complicado de ser concluído, principalmente porque nós (minha banda Ex Libris e eu) fizemos tudo sozinhos!

Desde a apresentação de nossos planos ao mundo, hospedando uma campanha de crowdfunding para ser capaz de fazer uma produção de alto nível (na Sandlane Recording Facilities com o produtor Joost van den Broek), fazendo pesquisas importantes sobre os personagens históricos sobre os quais escrevemos, promovendo nossos capítulos em formas e o que mais?

Fizemos de tudo para fazer esse álbum acontecer! Houve semanas que eu não fiz nada mais do que organizar reuniões, contratos, arte, entrevistas, promoção, aaaah! Mas… em novembro de 2019 “ANN” foi lançado na íntegra e se você me perguntar hoje eu faria tudo de novo porque ela vale a pena!

Para quem não conhece nosso álbum: “ANN” é nosso terceiro álbum completo, no qual mergulho em 3 personagens históricos diferentes, todos chamados de “Ann” e que conto cada história por meio de 3 músicas. É repleto de narrativas, drama, música sinfônica e progressiva e vários estilos vocais!

HB: Você tem uma das vozes mais bonitas e poderosas da atualidade. Qual seria seu próximo passo com o Ex Libris para o aproveitamento máximo de seu talento e, naturalmente, a banda se tornar ainda mais reconhecida?

Dianne: Essa é uma pergunta difícil de responder no ambiente atual com o Corona Virus complicando o mundo todo, não nos dando muitas chances. O Ex Libris – em sua formação atual – não é uma banda em turnê, somos muito mais uma banda de estúdio.

Mas nós definitivamente estávamos planejando fazer shows! No final de 2019 nosso álbum foi lançado, então 2020 definitivamente teria alguns shows. Infelizmente as coisas aconteceram de forma diferente e como todas as outras bandas, agora estamos meio que no escuro sobre o que o futuro reserva.

HB: Um álbum solo está entre seus planos para o futuro? Você já considerou essa ideia?

Dianne: Acho que sim! Eu nunca disse isso em voz alta antes, mas com todas essas ideias explodindo na minha cabeça, é inevitável. Quando isso vai acontecer, eu não sei. Pode ser no próximo ano, mas também pode ser em 5 anos. Tudo o que sei é que quando fizer isso, quero fazer direito!

HB: 𝐐𝐮𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐧𝐞 𝐐𝐮𝐢𝐳” é divertido e os fãs participam e adoram. Foram mais de 45 edições. Como você avalia esse sucesso?

Dianne: Meu quiz é um presente para meus fãs e seguidores! Agradecer a eles por me apoiarem da maneira que fazem, e em troca ajudá-los em sua situação com o Corona, iluminando seus dias, mesmo que seja apenas por alguns minutos.

Os comentários que recebo sobre meus vídeos mostram que as pessoas apreciam muito o quiz e não estão prontas para que eu desista. Haha, em muitas ocasiões, me disseram que eles concordam com Corona durando pelo menos mais algumas semanas para que possam me ouvir cantar mais algumas canções. 😉

Criar o quiz também é muito agradável para mim! Estou frequentemente navegando no spotify ou em minha coleção de partituras para escolher uma música para o próximo episódio, desafiar o pianista em mim (que muito claramente ainda precisa aprender muito!). E me conectar com meus fãs e seguidores até mais que antes! Eu amo isso! Eu realmente acredito que temos que nos unir e lutar contra o que quer que esteja vindo em nossa direção. Meu quiz requer apenas um pequeno esforço, mas é um começo!

HB: Além de ser uma cantora extraordinária, você também é vocal coach e … mulher de negócios. Como surgiu a ideia de ‘Precious metal jewelry’? Você tem planos de expandir este negócio?

Dianne: Haha mulher de negócios! Agora eu me imagino vestindo um terno para ir ao meu estúdio de joalheria e começar a cortar pratos para fazer joias, não é uma combinação inteligente 😉. Mas você poderia dizer que sou uma empreendedora! Acho que está no meu sangue, pois sempre continuei e de alguma forma ideias criativas vêm à minha mente, que para os outros estão “fora da caixa”.

Foi assim que meu “𝐐𝐮𝐚𝐫𝐚𝐧𝐭𝐢𝐧𝐞 𝐐𝐮𝐢𝐳” nasceu, mas definitivamente também minhas ‘Precious metal jewelry. Já criava joias antes de minha marca nascer, mas era só para uso pessoal. A ideia de fazer disso um negócio foi quando vi os meninos do Ex Libris trocando as cordas suas guitarras antes de um show e jogando fora suas cordas antigas. Para mim, porém, essas cordas não eram desperdício, mas material que tinha uma história para contar e que eu poderia dar outra chance transformando-as em um colar, pulseira, brincos ou qualquer outra joia!

Hoje em dia eu tenho cordas de guitarra e baixo, e pratos de várias bandas famosas (Epica, Anneke van Giersbegen, Demons and Wizards, Powerwolf, Ayreon), mas também de bandas novas e futuras. O bom disso é que minhas joias são ecologicamente corretas, já têm uma história para contar e são o presente perfeito para um fã de Ayreon por exemplo!

 

HB: Em 2016 você esteve aqui no Brasil com a Xandria. O show foi fantástico. Quais são suas memórias desta passagem? E espero um dia te ver com a Ex Libris aqui em São Paulo.

Dianne: Oh, eu me lembro vividamente do nosso show no Epic Metal Fest! Mas ainda mais da viagem ao Brasil! Fizemos um show no dia anterior na Alemanha, depois pegamos um avião, pousamos, corremos em direção ao hotel para nos refrescar, corremos para o festival e apresentamos o show. Veja o que está faltando aqui? Sim, dormir! Mas o público compensou totalmente nos dando uma recepção tão calorosa que tivemos energia mais do que suficiente para apresentar um show fantástico!

Eu adoraria levar o Ex Libris para além dos mares também! Vamos ver o que as cartas dizem! 😊

HB: E em particular, como você está Dianne? Como lidou com o problema da pandemia? E como estão as coisas hoje na cidade onde você mora?

Dianne: No momento, estamos lidando com uma segunda onda de Corona e, como a primeira, estou levando isso muito a sério. Estou mantendo distância de outras pessoas durante as rotinas simplesmente diárias, uso uma máscara quando isso é necessário e me mantenho mais para mim do que normalmente faria. O distanciamento social pode fazer com que a pessoa se sinta isolada, e eu, como pessoa extrovertida, posso realmente retransmitir isso. Mas eu sinto que todos precisam assumir sua responsabilidade agora para que possamos achatar a curva e esperar a situação em segurança até que haja uma vacina.

HB: Queremos agradecer muito a sua atenção Dianne. Fique à vontade para deixar seus recados para os fãs brasileiros, bem como divulgar os endereços para que eles possam ficar por dentro de todas as novidades sobre você.

Dianne: Oi queridos fãs do Brasil! Muito obrigado por ler esta entrevista! Espero que tenham gostado das minhas respostas e que agora talvez esteja até tentado a aprender mais sobre mim!

Você pode encontrar mais sobre mim em:

www.DiannevanGiersbergen.com
Facebook: @Dianne van Giersbergen
Instagram: @DiannevanGiersbergen


Você pode aprender mais sobre minha banda Ex Libris e comprar sua cópia de “ANN” ou outro CD em:

www.ExLibrisMusic.com
Facebook: @exlibris official
Instagram: @exlibris_official

Quer conhecer minhas joias? Você pode me encontrar em:
www.Facebook.com/PreciousMetalJewelry
Instagram: @preciousmetaljewelry

(Créditos das fotos: Emilie Garcin e mídias sociais de Dianne van Giersbergen e Ex Libris)