Ainda passamos pelo momento da quarentena e mais uma vez viemos trazer algumas dicas para ajudar a sua nova rotina caseira. Dessa vez, trazemos dicas de filmes e documentários que tem como temática a música, principalmente o rock em geral. Aqui fizemos um apanhado de dez indicações, mas a lista é enorme e você pode aproveitar o momento para colocar em dia. FICA EM CASA!

Loud Krazy Love Poster1 – Loud Krazy Love – 2018

Direção: Trey Hill, Scott Mayo
Duração: 90 min.

O documentário traz uma rápida abordagem do guitarrista Brian “Head” Welch em sua ascensão ao sucesso junto ao Korn e os problemas com drogas e álcool que passou durante a sua primeira estadia na banda, além de detalhar especificamente a sua conturbada relação com a filha Jennea. Uma imersão entre o fundo do poço e o renascimento de um homem em uma jornada de auto conhecimento. Mesmo para os que não se conectam ao som da banda, vale pela experiência ali relatada.

 

 

Hype! - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 12 – Hype! – 1996

Direção: Doug Pray
Duração: 84 min.

O documentário traz uma visão geral da cena provinda de Seattle, o grunge. Entrevista com vários artistas do cenário, como Soundgarden, Mudhoney, Nirvana, Pearl Jam, Melvins, pessoal da gravadora Sub Pop Records, o famoso produtor Jack Endino, entre outros vários. Ali somos apresentados ao mundo de todos esses indivíduos, sua realidade na cidade fria e molhada e como a cena acabou se tornando um produto diferente do que eles imaginavam ainda no início.

 

 

Poster of Pearl Jam Twenty.jpg3 – Pearl Jam Twenty – 2011

Direção: Cameron Crowe
Duração: 120 min.

Ainda dentro do cenário grunge, o diretor Cameron Crowe trouxe em 2011 uma boa revisada na história do Pearl Jam em seu vigésimo aniversário. Ali são mostradas os primórdios da banda, com o trágico fim do Mother Love Bone, o despontar para a fama com a ótima recepção do disco “Ten”, e qual era a visão da banda de si própria no decorrer desse tempo.

Resultado de imagem para filme vida de solteiro4 – Vida de Solteiro – 1992

Direção: Cameron Crowe
Duração: 99min.

Por falar em Cameron Crowe, antes do projeto com o Pearl Jam, o diretor já havia flertado e muito com o grunge em uma de suas produções, o filme “Singles”, que aqui no Brasil ganhou o nome de “Vida de Solteiro”. O filme é uma comédia romântica bem Sessão da Tarde e bobinha, mas vale a pena pela sua trilha sonora com várias bandas, fora a participação de muitas delas seja com apresentações como a do Alice in Chains, ou fazendo parte do elenco como o Pearl Jam e Chris Cornell como um ajudante de mudanças.

 

 

Resultado de imagem para filme detroit a cidade do rock5 – Detroit Rock City – 1999

Direção: Adam Rifkin
Duração: 95min.
Disponível na Netflix

Quatro jovens vestidos de jeans e All Star que escutam um tipo de música que vai contra todo o conservadorismo das famílias tradicionais, parece comum né? E realmente é, e nisso que o filme aposta na premissa levando esses quatro jovens à se aventurarem em busca de um show do Kiss. Além da trilha da própria banda, ainda contamos com músicas do Pantera, Van Halen, AC/DC e Black Sabbath.

Resultado de imagem para filme metalhead6 – Metalhead – 2013 

Direção: Ragnar Bragason
Duração: 97min.
Disponível na Amazon Vídeo

Hera é uma jovem que perde o irmão mais velho num acidente na fazenda que vive, após isso, a garotinha encontra no heavy metal, estilo que o irmão idolatrava, a forma de escape do trauma pelo qual passou. Mesmo que não se tratando de um filme sobre música e mais como um drama psicológico, é interessante enxergar como o processo para toda a significação da música pesada toma uma forma diferente e um papel de suma importância, além da trilha sonora composta por Iron Maiden, Judas Priest, Metallica e uma cena icônica no final ao som de Megadeth.

Resultado de imagem para filme heavy metal universo em fantasia7 – Heavy Metal – Universo em Fantasia – 1981

Direção: Gerald Potterton
Duração: 91min.

Óbvio que esse nome não poderia falta, mesmo que ele figure em mil listas do tipo e não é sem motivo. A animação traz traços interessantes, tem um conteúdo de violência e sexo na dose e regado por muito heavy metal, onde história diversas são contadas ao som de Black Sabbath. Journey, Gran Funk Railroad, Sammy Hagar, entre outros tantos. Se tornou um clássico dentro do cinema e até hoje é cultuado por muitos como grande nome dentro das animações já feitas.

 

Resultado de imagem para Lords of Chaos8 – Lord of Chaos – 2019

Direção: Jonas Ârkelund
Duração: 118min.
Disponível no Telecine

Não que esse seja um filme para os fãs mais ardorosos do black metal, pois ele pega mais leve em alguns aspectos e romantiza outros, fato que acabou despertando a fúria de Varg Vikernes. Mas essa nunca foi a intenção do diretor, que já havia trabalhado em videoclipes da cena e ocupou o cargo de baterista do Bathory por um tempo. Ali é mostrado o começo da cena que se tornou conhecida como “Inner Circle”, e a complexa e medonha relação do próprio Varg e Euronymous. Apesar de como dito romantizar alguns momentos, Ârkelund não nos poupa da violência, principalmente na chocante cena do desfecho entre o laço principal da trama.

Resultado de imagem para rush beyond the lighted stage9 – Rush: Beyond the Lighted Stage – 2010 

Direção: Sam Dunn, Scot McFadyen
Duração: 107min. 

No ano em que perdemos a lenda Neil Peart, uma boa chance de revisitar este documentário que faz uma geral em toda a carreira da banda e mostra momento bem interessantes, como a reação da família do guitarrista Alex Lifeson ao saber da escolha do jovem naquela época. Ainda conta com entrevistas com diversos músicos que falam sobre o impacto que o Rush teve em suas vidas, nomes como Mike Portnoy, Sebastian Bach, Zakk Wylde, Vinnie Paul, Gene Simmons, entre outros tantos.

 

 

Resultado de imagem para sepultura endurance

10 – Sepultura – Endurance – 2017

Direção: Otávio Juliano
Duração: 100min.
Disponível na Netflix

Uma boa chance de conferir um pouco da história de um dos maiores nomes do metal nacional, o Sepultura. Assim como outros aqui apresentados, o filme relata o começo da banda dentro de um cenário pouco engajado no Brasil da época. Mesmo sem a participação dos irmãos Cavalera que se recusaram em participar do projeto, ainda é um documento bastante válido, com os demais membros da banda e pessoas que fizeram parte dessa história.