“Antibíblico, virtuoso e visceral”

Nota: 5/5.

Banda original de Sydney/AUS formada em 2001 sob a alcunha DRED. Em 2009, mudaram o nome para Ouroboros e em seguida lançaram o álbum de estreia intitulado “Glorification of a Myth”.  A formação que gravou este álbum é formada por Michael Conti (Bass/Vocals), David Horgan (Drums), Chris Jones (Guitars), Mikhail Okrugin (Guitars) e Evgeny Linnik (Vocals).

Em todos esses anos escrevendo sobre bandas dos mais variados estilos, nunca me deparei com um death metal do nível de “Glorification”. Pelo menos se o considerarmos na perspectiva do gênero (radical por natureza), creio que podemos falar desse trabalho como algo totalmente surpreendente. A produção é impecável, as composições são inspiradíssimas e o virtuosismo dos músicos é latente. Ao que parece, existiu um cuidado especial com a arquitetura das composições, de modo que pudessem transmitir ao ouvinte, os sentimentos mais variados. Não achei uma música que pudesse chamar de ruim. Mas mesmo estando muito niveladas, há destaques: em Black Hole Generator, bem como na maioria das músicas, os riffs são executados à velocidade da luz e solos são belíssimos; em Animal, Man… Machine, no refrão há uma mudança de ritmo que funciona muito bem, ficando ainda mais interessante com o solo de guitarra sendo realizado nesta mesma parte; E, em Absent From Entity, que começa como uma avalanche de pedras caindo sobre nossas cabeças e depois adquire outros contornos com mudanças de andamentos muito bem pensadas. Apesar de sua complexidade,  “Glorification” é um álbum fácil de ouvir e bom de resenhar, dada a forma de como as composições são diretas. Nele, é possível perceber como os músicos são virtuosos e ao mesmo tempo despretensiosos. Eles vão lá e fazem o trabalho de forma puramente profissional. É naturalmente orgânico.

O álbum foi inteiramente custeado pela banda e produzido e mixada por Daniel Leffler e masterizado por Ryan Smith. A capa ficou a cargo de Colin Marks.

⇒ Texto originalmente publicado no blog Esteriltipo. Edição Revisada.

#Ouroborus #GlorificationofaMyth #deathmetal #HBR