Uma reedição de luxo e bem vinda.

O álbum “World Gone Mad” originalmente foi lançado em janeiro de 1986 via Leviathan Records, sendo esse o disco de estreia da banda CJSS – um acrônimo formado pelos sobrenomes dos membros da banda. Nessa nova edição, totalmente remasterizada, temos ainda o bônus de quatro faixas em relação à versão original. E mais, um booklet colorido cheio de fotos raras, infos relevantes e entrevistas.

World Gone Mad” representa o mais puro heavy metal americano dos meados da década mais promissora no que se referiu à música pesada. Capitaneado pelo virtuoso guitarrista David T. Chastain e contando com Mike Skimmerhorn (baixo) e Les Sharp (bateria) – ambos companheiros de David na lendária banda “Spike” – o CJSS encontrou no vocalista Russell Jinkens, o elemento que faltava para espalhar seus rifes consistentes aliados a muita melodia, peso e solos a velocidade da luz, no melhor, que o estilo shred pode proporcionar.

A paulada “Hell on Earth” começa com uma intro de bateria, um solo fragmentado contagiante e os vocais altos, muito altos. O solo é rápido e extremamente técnico, proporcionando a melhor das primeiras impressões. “No Man’s Land” começa com uma nova intro de guitarra, porém bem mais virtuosa, até a cozinha se juntar ao trabalho e passar por cima de quem estiver na frente. Bons tempos em que o DNA de uma banda era facilmente detectado com duas ou três faixas, principalmente se ela fosse de qualidade, como era o caso do CJSS.

O cover “Communication Breakdown” do Led Zeppelin ficou bem no estilo da banda e a faixa título que vem logo a seguir encaixa um rife bem potente, com destaque para o refrão. Em relação a essa faixa vale um adendo, pois gravar uma cover de um clássico famoso era um recurso comum e bem útil na divulgação do nome da banda e que hoje em dia não é tão utilizado pelos grupos atuais. “Run to Another Day” é a balada do disco, que começa com o trivial dedilhado de cordas e vocal lento. Mas o CJSS não tinha esse estilo e no decorrer do andamento, uma cadencia acelerada ganha ritmo e peso ao chegar ao refrão e no solo. Típica balada que não se enquadrava no meio comum e agradava em cheio os fãs mais exigentes de heavy metal.

The Gates of Eternity” é o puro speed daqueles dias, incisiva e incendiaria, com um trabalho fantástico de Chastain, que se mostrava já naquele tempo ser um guitarrista muito técnico. “Destiny” e “Welcome To Damnation” possuem aquela cadencia típica para se quebrar o pescoço enquanto se acompanha o ritmo. Perfeitas para se tocar nos shows e colocar o público em sintonia com a banda. E fechando a versão ‘normal’ do álbum, “Living In Exile”, com um show de velocidade de Chastain na intro e depois nos rifes, todos certeiros e muito pesados.

Para quem tem o LP nenhuma novidade até aqui, mas os presentes estão chegando. O primeiro bônus é “Stand Up”, um tijolo que te transporta aos anos 80 em um ‘revival’ sensacional. Já “Wild In The Streets” é pura velocidade com instrumentos e vocal apostando para saber quem entra em dobra espacial primeiro e são todos que ganham no resultado final. Baita som.

Forever Young” volta ao básico, que funcionava muito bem na proposta que o CJSS apostava com convicção naqueles dias. E para fechar essa reedição em grande estilo, como não poderia ser diferente, um novo show a parte de Chastain na instrumental “Paradox 13”, desfilando notas em cima de notas com muita técnica e criatividade. Não é a toa que David influenciou tantos guitarristas ao longo dos anos.

É da nova geração? Não conhecia o CJSS? Tudo bem, sempre tem tempo para se descobrir joias como essa. Mas acabaram as desculpas e para sua sorte, esse lançamento via Divebomb Records, ainda conta com esses ótimos bônus. Não perca mais tempo e confira já.

Nota: 4,5/5

Tracklist:

01 – Hell on Earth

02 – No Man’s Land

03 – Communication Breakdown (Led Zeppelin cover)

04 – World Gone Mad

05 – Run to Another Day

06 – Gates of Eternity

07 – Destiny

08 – Welcome to Damnation

09 – Living in Exile

Bonus:

10 – Stand Up

11 – Wild In The Streets

12 – Forever Young

13 – Paradox 13

CJSS:

David T. Chastain (guitars)

Russell Jinkens (vocals)

Mike Skimmerhorn (bass)

Les Sharp (drums)

 Fique ligado:

https://www.facebook.com/Leviathan-Records-566645503778515/

https://www.facebook.com/DavidTChastain2/

https://www.facebook.com/groups/cjsschastain/

https://www.facebook.com/divebombrecords/