Dimmu Borgir, com certeza é uma das principais bandas do cenário Black Metal atualmente, mesmo parado, sem lançar um disco de inéditas desde Eonian, em 2018, a banda sempre é lembrada em diversos momentos e teve um tempo no qual, com toda a certeza, eles revolucionaram o cenário com outros lançamentos. Em 2022, em uma das mais acertadas decisões, eles remixaram e relançaram o maravilhoso Puritanical Euphoric Misanthropia (resenha aqui), mas nesse ano, a banda está preparando um lançamento.
Inspiratio Profanus é um compilado de covers no qual a banda lançou nos últimos 30 anos e nada teremos de novidade aqui, mas temos a chance de ouvir, em somente um local, versões que ficaram eternizadas, em somente um disco. Aqui eles trazem a versão, que em minha humilde opinião, melhorou a clássica Burn In Hell do Twisted Sister, que saiu originalmente no Puritanical Euphoric Misanthropia, tem Satan My Master do Bathory, que veio no Death Cult Armaggedon, a maravilhosa versão de Perfect Strangers, que conta com participação de Snowy Shaw no vocal limpo, a catártica Nocturnal Fear, do Celtic Frost em duas versões.
O que temos de bem interessante aqui, é a versão que a banda gravou pra Metal Heart, do Accept, que saiu em um tributo que a Nuclear Blast lançou a muitos anos atrás, a clássica do Venom, Black Metal e mais uma faixa. São oito versões bem legais que a banda lançou no decorrer desses 30 anos, esperava algo novo, sim, mas vamos por enquanto relembrando essas maravilhas. O disco sairá no dia 08 de Dezembro pela Nuclear Blast e teremos uma edição Nacional pela Shinigami Records.
NOTA: 3 / 5