Institution, uma das bandas mais criativas no qual o cenário do Hardcore, ou poderíamos chamar de Post-Hardcore, ou mesmo algo mais linkado pro Death Metal, não, tentar colocar o Institution dentro de estilo, ou coloquemos, caixinha, é algo no qual eu já aconselho, não é muito fácil, pois a banda consegue navegar por diversos rios e mares com o seu som pesado e isso é inegável.
Desde 2020 sem lançar, depois do maravilhoso e, dentro de minha opinião, icônico Rupturas do Visível, que foi eleito por mim um dos melhores discos daquele ano (confira aqui), vem com um EP ainda mais denso, tanto nas letras como na sonoridade. O Grande Vazio, apesar de ser um EP curto, com quatro faixas e 10 minutos de audição, ele tem letras densas, um som nada simplório, conjunto lírico inteligentissimo, fazem de O Grande Vazio uma pausa obrigatória se você quer ouvir algo diferente e único.
Esse EP trás nas quatro faixas, o conteúdo indignado no qual muitos querem falar e berrar para todos os cantos desse país, Assimetria, Eulogia a um Futuro Esquecido, Autofagia e Lapso são canções que se ouvidas vão te dar aquela verve de luta, de guerra, contra o podre no qual não somente nosso país, mas como o mundo vive, então, a minha dica é você vir com a banda e se indignar.
Dentro das músicas, aqui temos um uso um pouco maior dos sintetizadores, combinadas em perfeição as guitarras pesadissimas da banda, a cozinha rítmica mostra um casamento ainda melhor e o vocal tá perfeito, mesmo berrado e urrado, as letras são entregues com perfeição. Não é do meu costume resenhar EP´s, mas, O Grande Vazio é um ponto fora do comum, fazendo-se assim, esse texto necessário para apreciação do que é um dos melhores lançamentos desse ano.
NOTA: 5 / 5