Um aperitivo.
Quem viveu o final dos anos 80 e começo dos 90 e teve a oportunidade de ‘colocar os ouvidos’ em preciosidades como “Hymn to Abramelin” de 1986 ou “Choir of Horrors” de 1991 entende bem a ansiedade dos fãs mais antigos em relação ao lançamento de “Fracmont“, o primeiro full álbum do Messiah em 26 anos – o último foi “Underground” no já muito distante ano de 1994.
A banda retomou seu caminho fazem três anos, e de lá pra cá, andou colocando um bocado de produtos nas prateleiras: um disco ao vivo, um box, duas compilações e esse EP, que é um aperitivo para esquentar o clima dos fãs, que tem que esperar até 11 de setembro próximo, dia que “Fracmont” será lançado pela gravadora High Roller Records.
Por enquanto o que temos é esse EP de três faixas chamado “Fatal Grotesque Symbols – Darken Universe”, que contém uma nova música que não estará no novo álbum e dois antigos clássicos do Messiah regravados, sendo eles as novas versões de “Space Invaders“, do álbum de estreia da banda, o já citado “Hymn To Abramelin“, e a faixa-título do segundo trabalho do Messiah, “Extreme Cold Weather” de 1987. Portanto não é por esse trabalho que vamos encontrar muitas pistas sobre o futuro disco dos suíços, a não ser o já reconhecido talento dos músicos da banda.
Seja com a nova música ou nas releituras a sensação que fica é que a banda está buscando se recolocar no universo da musica extrema sem ser taxada como datada e a escolha do produtor V.O. Pulver (famoso por trabalhos com Destruction, Burning Witches, Panzer entre outros) é um sintoma bem evidente desse desejo. Pulver esteve com o grupo nas sessões de gravação, fez a mixagem e masterização do EP. E talvez ele seja o grande responsável por permitir que o Messiah chegue ao presente respeitando sua identidade de forma tão firme e categórica.
“Fatal Grotesque Symbols – Darken Universe” é apenas uma amostra do que podemos esperar de Brögi, Patrick “Frugi” Hersche, Steve Karrer e Andy Kaina, que é uma line up de muito respeito e com um conhecimento mútuo de mais de 30 anos. Mas as perspectivas são as melhores e agora só nos resta mesmo aguardar o dia 11 de setembro e conferir o tão esperado “Fracmont“.
Nota: 3,5/5
Tracklist:
- Fatal Grotesque Symbols – Darken Universe
- Space Invaders
- Extreme Cold Weather
Messiah:
Andy Kaina – Vocals
Brögi – Guitars
Patrick Hersche – Bass
Steve Karrer – Drums
Fique ligado:
www.facebook.com/MESSIAHthrashingmadnessmessiah1984.bandcamp.com