Um álbum para os fãs.

Ao longo da linha do tempo histórica do heavy metal, os anos 80 sempre será uma década marcante, que gerou inúmeras bandas, muitas das quais ainda estão ativas até hoje. O Metal Church é um desses grupos que se mantém consistente desde o seu álbum de estreia. Há alguns anos, a banda anunciou o retorno de Mike Howe como frontman e, desde então, o quinteto encontrou cada vez mais força para continuar nesse caminho. Os dois mais recentes lançamentos em estúdio provocaram reações muito positivas e agora é a vez desse trabalho, “From the Vault’. Três novas músicas foram gravadas para este CD, mas Kurdt Vanderhoof e companheiros de banda também resolveram abrir o cofre de arquivo pra utilizar uma parcela do seu material um pouco mais antigo, porém inédito.

O álbum abre com as novidades, que é a parte mais legal desse CD. “Dead On The Vine” começa já quebrando tudo ótimos vocais e rifes que farão você sair batendo a cabeça imediatamente. Em seguida temos “For No Reason“, que é outra música forte que deve satisfazer os fãs do metal bem elaborado. Do álbum de 1993 “Hanging in the Balance”, a banda regravou a música “Conductor” e essa nova versão ficou superior a original. Já “Above the Madness” mostra que a banda consegue produzir ótimas músicas com uma facilidade de fazer inveja..

As próximas cinco músicas são B-Sides do último álbum “Damned If You Do”. Os fãs vão gostar, pois é sempre interessante quando você tem a chance de ouvir material alternativo de uma das suas bandas favoritas. Duas faixas são instrumentais e podem parecer um pouco incompletas, mas mesmo assim são uma adição valiosa para o álbum.

Em seguida temos três covers de bandas de estilos bem diferentes do Metal Church. Mesmo assim “Please Don’t Judas Me“, do Nazareth, não destoa muito da original. “Green Eyed Lady” do Sugarloaf ficou até certo ponto surpreendente, graças ao bom trabalho de Howe. E “Black Betty” que é muito conhecida pela versão gravada pelo Ram Jam em 1977, fecha essa etapa do CD.

Pra completar o álbum temos duas ótimas faixas ao vivo: “Agent Green” e “Anthem To The Estranged”, ambas gravadas no famoso Club Citta, Kawasaki, Japão, durante a turnê mundial do CD “Damned If You Do“. E se você optar pela compra da versão mais completa do lançamento, pode colocar mais quatro faixas para sua coleção, sendo elas dois remixes do álbum “XI”, “The Enemy Mind” e “The Coward”, além de mix para as músicas “Killing Your Time” e “Needle & Suture”.

Com este lançamento, o Metal Church continua a provar seu valor no universo do metal. E esse CD é um trabalho voltado em especial para seus fãs como comenta Howe: “Este álbum é para os fãs e possuí algumas faixas inéditas muito legais. Acredito que os fãs do Metal Church em todos os lugares realmente gostarão”.

Nota: 4,5/5

Track listing (Deluxe USA Version):

New Studio Tracks

  1. Dead On The Vine
  2. For No Reason
  3. Conductor [redux]
  4. Above the Madness

B-Side Tracks From “Damned If You Do” Sessions

  1. Mind Thief
  2. Tell Lie Vision
  3. False Flag
  4. Insta Mental
  5. 432hz

Covers

  1. Please Don’t Judas Me [NAZARETH cover]
  2. Green Eyed Lady [SUGARLOAF cover]
  3. Black Betty [RAM JAM cover]

Live Tracks

  1. Agent Green [Live In Japan]
  2. Anthem To The Estranged [Live In Japan]

Bonus Tracks

  1. Killing Your Time (Wizard mix) [digital and comic CD version only]
  2. Needle & Suture (Metal mix) [digital and comic CD version only]
  3. The Enemy Mind (“XI” bonus track) [digital download version only]
  4. The Coward (“XI” bonus track) [digital download version only]

Metal Church:

Mike Howe – Vocais

Kurdt Vanderhoof – Guitarra

Stet Howland – Bateria

Steve Unger – Baixo

Rick Van Zandt – Guitarra