A New Wave of British Heavy Metal gerou muitas bandas influentes em uma forma de Metal que é puro, original e do qual todos os outros subgêneros têm algum tipo de influência. À medida que a década de 1980 chegava ao fim, a NWOBHM tendia a sair do radar de muitos aficionados por música pesada. Mas não tema, uma nova geração mais jovem de Headbangers está produzindo música excelente e mantendo a chama viva.

O que em alguns lugares o gênero é referido como NWOTHM, a Nova Onda do Heavy Metal Tradicional, ou somente Metal Tradicional, temos uma cena que está muito viva e produzindo ótima música. Bandas como Striker, Cauldron e Skull Fist, todos do Canadá, Enforcer e Wolf da Suécia e o principal representante dos EUA, vindo de Ventura, Califórnia, os riffs esmagadores e pesados do Night Demon.

Com lançamento previsto para 17 de março de 2023, “Outsider” é a terceiro disco de estúdio do Night Demon. Pesado e forte, riffs perfeitos para bater cabeça , solos gritantes e vocais limpos e certeiros estão em todo disco, e os pouco mais de 37 minutos são preenchidos com o mais puro metal, mas ainda com outras influências que enriquecem a sua música.

Prelude” começa com um baixo pulsante antes de momentos sutis de guitarra que levam  a um riff pesado e a bateria martelando para a faixa-título “Outsider” sem parar para respirar! A voz de Jarvis Leatherby está ótima e aqui aparecem alguns elentos de Punk Rock misturados ao puro Metal do grupo. “Obsidian” soa como uma música no qual KING DIAMOND teria feito nos anos oitenta, tem o mesmo ritmo e a mesma sensação do Rei Diamante mas sem soar como uma mera copia. Com certeza um dos grandes destaques de todo disco.

A faixa seguinte ‘Beyond the Grave‘ apresenta alguns elementos de Doom, com clara influência de Black Sabbath e é a faixa mais lenta do disco, mas seus riffs se destacam e deixariam Tony Iommi orgulhoso. O andamento muda para “Rebirth”, uma sólida música que fará o ouvinte curtir o groove  antes de diminuir o ritmo para um ótimo solo de guitarra.

Começando com uma linha de bateria matadora e um ótimo riff de baixo preenchendo o som, “Escape from Beyond” é um dos grandes destaques de todo o disco. “A Wake” começa lentamente com Jarvis cantando sobre um dedilhado de guitarra e nos leva a um som mais lento que se baseia em um riff forte e encorpado até chegar ao solo que se destaca nesse som.

The Wrath” novamente começa em um ritmo quase Doom com uma guitarra bem tocada apoiada pelo baixo antes de crescer com um  riff que parece estar pegando fogo nos alto-falantes. A música mais longa do álbum em 7:26 e um futuro clássico com certeza. “The Last Day” encerra o álbum, mostrando clara influência de Thrash no som dos americanos.

Outsider‘ é uma viagem de um pouco mais de  30 minutos altamente agradável, sem frescuras e direto na cara, como um bom disco de Metal costuma fazer. É uma viagem ao passado, mas sem deixar de olhar para o futuro incorporando novas sonoridades, mas sem comprometer seu som.

NOTA: 3 / 5

Resenha feita pelo colaborador Raphael Arízio