Resenha: The Damnnation – Parasite (EP, 2020)

“Três garotas loucas fazendo metal sem frescuras”

Nota: 3/5.

The Damnnation é um power trio feminino formado em 2019 na cidade de São Paulo. Tudo começou quando a guitarrista Renata Petrelli (Marie Dolls, ex-Sinaya) e a baterista Cynthia Tsai (Little Room, ex- Sinaya) decidiram fundar uma nova banda. Logo Renata convidou Camis Brandão (Charlotte Matou Um Cara) para o posto de baixista com a proposta de fazer Metal orgânico e sem preocupação com rótulos. Juntaram sua experiências individuais e começaram a compor com vistas ao primeiro registro de estúdio. Ocorre que, com foco em outros projetos, Cynthia e Camis deixam a banda, que passou a contar com Aline Dutchi (baixista) e Leonora Mölka (baterista).

Em Parasite o grupo busca apresentar um som versátil, que mistura suas influências de várias vertentes no metal extremo. Pela audição do material, podemos dizer que são três garotas loucas fazendo metal sem frescuras e de um jeito muito consciente. As letras versam sobre temas como depressão, injustiça e sobre o lado sujo do universo político. O trabalho traz uma sonoridade agradável e extremamente pesada, mas claro que, neste primeiro registro, as garotas ainda estão buscando o seu som dentro de cenário saturado. A banda tem personalidade para realizar o seu potencial, para tanto, só precisa percorrer mais estrada. Na opinião deste que vos escreve, talvez falte uma atitude mais “nervosa” e isto não é uma referência a banda homônima, mas isso é só um feedback. O estilo em questão é um pouco diferente no metal extremo, mas para simplificar, eu classificaria como thrash metal mesmo. E isto não é demérito algum, considerando que o Thrash é um de meus estilos musicais favoritos. Aliás, segundo elas próprias afirmam, suas principais influências vem de nomes puramente thrash metal como Testament, Megadeth, Nervosa e Kreator.

A banda figura como uma das revelações do metal nacional da atualidade. E já encabeça uma onda de bandas femininas poderosas que está acontecendo no mundo todo. Fique atento, porquê o Brasil é onde o Tsunami está para derramar sua fúria. Por fim, The Damnnation é: Renata Petrelli (Vocal e Guitarra), Aline Dutchi (Baixo e Vocal) e Leonora Mölka (Bateria).

> Texto originalmente publicado no blog Esteriltipo