“Trabalho consistente”

Existem certas bandas que são subestimadas demais, talvez por causa da concorrência ou mesmo por falta de uma divulgação mais adequada. Bem, não importa, mas o que eu sei é que existem trabalhos que merecem ser destacados e “The Ghost Xperiment – Illumination” é certamente um deles. O Vanden Plas é uma dessas bandas que muita gente não entende por que não tem a mesma fama de um Dream Theater, Fates Warning ou o Symphony X, apesar de serem bem sucedidos em sua carreira. Esses alemães já lançaram trabalhos fantásticos ao longo dos anos e sua linha dentro do prog metal pode ser considerada entre as mais técnicas existentes. “The Ghost Xperiment – Illumination” é mais um álbum cheio de força, melodias, peso e muita criatividade proporcionado por Andy Kuntz nos vocais, Stephan Lill na guitarra, Günter Werno nos teclados, Torsten Reichert no baixo e o baterista Andreas Lill, e chega as lojas via o selo Frontiers.

When The World Is Falling Down” inicia o disco com trompas imponentes como se fosse a abertura de uma grande película, até o instrumental denso tomar conta de tudo. O andamento é médio e o vocal de Kuntz se aproveita de todos os espaços para nos contar a estória. Stephan Lill e sua guitarra interagem perfeitamente com os teclados de Werno em linhas complexas e muito bem elaboradas. A canção com mais de sete minutos passa em uma fração de segundos e já estamos prontos para o segundo passo com “Under The Horizon”, com sua intro quase que sussurrante. Um rife muito potente quebra por completo a calmaria e impõe uma melodia acentuada e muito equilibrada. A participação de todos os músicos é fantástica, esbanjando técnica, e a música ganha em intensidade e dramaticidade.

A cantora Ulli Perhonen é a convidada especial na quase folkBlack Waltz Death”, com suas linhas cheias de melodia e inserções diversas no instrumental, com destaque para o violino. O solo de guitarra de Stephan Lill é longo, inspirado e cativante. Linda peça e um dos grandes destaques desse álbum. Contra pondo a faixa anterior, “The Lonely Psychogon” traz energia dobrada em seu andamento, que é comandado por uma linha de baixo/bateria muito linear, enquanto o teclado preenche as lacunas com precisão.

Fatal Arcadia” abre de forma arrasadora com um rife muito pesado, que ganha o reforço da cozinha potente.  A quebra no andamento é abissal com um piano singelo, mas por pouco tempo, pois a intensidade volta com a mesma força. As partes antagônicas se intercalam e quem ganha é o ouvinte com um faixa imprevisível e muito dinâmica. O rife vai ficar em sua cabeça por semanas. “The Ouroboros” com seus mais de treze minutos é a música mais longa do álbum e a com o arranjo mais complexo certamente. A tranquila intro já coloca a nossa disposição todo o talento de Stephan Lill e Günter Werno com trabalhos belíssimos de guitarra e piano. Obviamente a intensidade chegaria como uma tempestade de verão, e as variações também. O Vanden Plas consegue colocar o ouvinte em uma espécie de montanha russa, intercalando passagens tão distintas e emocionantes, que as surpresas estão sempre na próxima estrofe ou na próxima nota. É sensacional.

Ghost Engineers” soa melancólica, triste e até mesmo trágica. O piano dita um ritmo interrogativo e o trabalho das cordas completa o conjunto de maneira magistral. Mais uma vez a voz de Ulli Perhonen está presente de forma encantadora. Encerrando esse incrível álbum, temos o bônus, “Krieg Kennt Keine Sieger”, recheado de teclados no seu início, mas o lado prog metal fala mais alto durante o andamento principal. É um final mais do que apropriado, pois tem intensidade e vibração. Nessa faixa temos mais um convidado especial, o vocalista Alea der Bescheidene da banda alemã Saltatio Mortis.

The Ghost Xperiment – Illumination” representa um dos grandes momentos do prog metal nesse complicado ano e está entre os melhores discos de 2020, sem dúvida alguma. Aqui encontramos inspiração, talento, técnica, composições de muito bom gosto, arranjos perfeitos e produção classe A. O que falta? Apenas você comprar sua cópia dessa grande obra do Vanden Plas.

Nota: 4,5/5

Tracklist:

  1. When The World Is Falling Down
  2. Under The Horizon
  3. Black Waltz Death
  4. The Lonely Psychogon
  5. Fatal Arcadia
  6. The Ouroboros
  7. Ghost Engineers
  8. Krieg Kennt Keine Sieger

Line-up:

Andy Kuntz – vocal

Stephan Lill – guitarra

Günter Werno – teclados

Torsten Reichert – baixo

Andreas Lill – bateria

Guests:

Alea – vocals on track 8

Ulli Perhonen – vocals on track 3, 7

Oliver Hartmann (bv)

Herbie Langhans (bv)

Fique ligado:

https://www.facebook.com/VandenPlasOfficial