Tempos de mudanças”

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço. E a dica de hoje é álbum “Destiny“, dos britânicos do Saxon.

Destiny” é o nono álbum de estúdio da banda de heavy metal Saxon, um dos ícones da NWOBHM, e foi lançado em 23 de março de 1988 pelo selo EMI. O trabalho foi gravado no Hook and Manor Studios, em Berkshire no Reino Unido sob a responsabilidade do produtor Stephan Galfas.

Apesar de ser um dos grupos mais importantes do movimento NWOBHM na primeira metade dos anos 80, o Saxon desde o álbum “Innocence Is No Excuse” de 1985 tornava clara a intenção de adaptar seu som aos critérios do mercado norte americano e o passo definitivo foi “Rock the Nations”, que inclusive contou com a participação especial do pop star Elton John em duas faixas – “Party ’til You Puke” e a balada “Northern Lady“. Dando continuidade ao objetivo traçado, “Destiny” continuou apostando no estilo mais ‘light’, porem esse foi o último álbum de estúdio gravado para a EMI, que deixou a banda quando as vendas do álbum se tornaram decepcionantes. “Destiny” também marcou a única presença na formação do grupo com o baterista Nigel Durham e do baixista Paul Johnson. Durante a turnê promocional, Durham e Johnson foram demitidos e substituídos em 1988 pelo baixista Nibbs Carter e o retorno de Nigel Glockler na bateria.

 “Destiny” gerou dois singles acompanhados de seus respectivos vídeos clipes: “Ride Like the Wind” (com a faixa “Red Alert” do lado B) lançado em 12 de fevereiro de 1988 e a powerbalad “I Can’t Wait Anymore” (com “Broken Heroes (live)” no lado B) em 27 de abril do mesmo ano. “Ride Like the Wind” é um cover, que originalmente foi gravado por Christopher Cross em 1980 e se tornou um grande sucesso, que chegou ao número 2 na parada Billboard Hot 100 no mesmo ano. Os fãs do Saxon aprovaram a escolha e a versão gravada pela banda, tanto que a faixa em diversas tours fez parte do setlist principal.

O álbum “Destiny” ingressou em paradas como a Swedish Albums na posição número 30; Swiss Albums na posição 28, UK Albums na posição 49 e número 45 na German Albums. Mas infelizmente na qual mais importava para banda (e para a gravadora EMI), a americana Billboard 200, o trabalho não obteve sucesso e não repetiu o feito de “Rock the Nations”, que alcançou o número 149 em 1986.

Anúncios de página inteira em revistas especializadas fizeram parte da divulgação de “Destiny”, além é claro da tour batizada simplesmente de ‘Destiny Tour’, que foi bem mais curta em relação as anteriores. Foram 34 datas em território europeu começando em 3 de maio de 1988 em Newport, País de Gales e passando por Inglaterra, Escócia, Alemanha, Itália, Bélgica, Hungria, Suíça, Holanda, França e Portugal no dia 9 de julho no Estádio da Luz (campo do Benfica) em Lisboa. Depois partem para America começando no famoso L’Amour, Brooklyn em Nova York em 4 de agosto até encerrar o giro em Oakland no dia 3 de setembro. Ao todo foram 12 apresentações nos Estados Unidos e duas no Canadá.

No Brasil o LP “Destiny” teve sua edição tupiniquim lançada ainda em 1988 via EMI e recebendo uma atenção para lá de especial. O trabalho dos britânicos figurou ao lado dos pesos pesados Iron Maiden, Megadeth e Poison em anúncios de página inteira bancados pelo selo EMI em revistas especializadas como a Metal e a Rock Brigade. Os quatro grupos juntos compunham uma campanha chamada de ‘Metal Force’ e cada álbum trazia uma adesivo a parte. No que se refere aos clipes, o de “Ride Like the Wind” foi exibido no programa Clipe Trip da TV Gazeta-SP algumas vezes. Já o de “I Can’t Wait Anymore” só mesmo com a chegada da MTV Brasil no final de 1990 e pouquíssimas vezes apresentado no Fúria Metal. Meu vinil foi comprado em 16 de junho de 1989 na loja Rick and Roll, citada diversas aqui no nosso espaço, que se situava aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP.

Obviamente “Destiny” não é trabalho mais relevante do Saxon, mas está longe de ser algo que você possa ignorar. Faixas como “Red Alert“, “For Whom the Bell Tolls” e o ótimo cover para “Ride Like the Wind” fazem valer a pena dar uma conferida. Até  a próxima.

Dados:

Lançamento: 23 de março de 1988.

Selo: EMI (Europa, Brasil).

Produção: Stephan Galfas.

Singles:

  • “Ride Like the Wind”/”Red Alert” em 12 de fevereiro de 1988;
  • “I Can’t Wait Anymore”/”Broken Heroes (live)” em 27 de abril de 1988.

Saxon:

Biff Byford – vocals

Graham Oliver – guitar

Paul Quinn – guitar

Paul Johnson – bass guitar

Nigel Durham – drums

Tracklist:

Lado A:

1.”Ride Like the Wind” (Christopher Cross cover)     

2.”Where the Lightning Strikes”       

3.”I Can’t Wait Anymore”        

4.”Calm Before the Storm”      

5.”S.O.S.

Lado B:

1.”Song for Emma” 

2.”For Whom the Bell Tolls”    

3.”We Are Strong”  

4.”Jericho Siren”     

5.”Red Alert”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)