Muito mais sucesso

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Aerosmith, “Pump”.

Pump” é o décimo álbum de estúdio da banda de hard rock americana Aerosmith e foi lançado em 12 de setembro de 1989 pelo selo Geffen Records. O disco, gravado no período entre janeiro e junho de 1989, foi produzido por Bruce Fairbairn no Studio Little Mountain Sound, em Vancouver, no Canadá.

Após o estrondoso sucesso do álbum “Permanent Vacation” em 1987 era um desafio aos músicos manter o Aerosmith no topo das paradas, nas vendas e por que não, nas telinhas, pois o advento do vídeo clipe estava mais popular do que nunca rendendo vários frutos. Em dezembro de 1988, o Aerosmith se reuniu na Rik Tinory Productions em Cohasset, Massachusetts para ensaiar e compor novas músicas, já que os membros da banda pensavam que a natureza isolada do estúdio ajudaria sua criatividade. Mais de 19 músicas foram escritas, divididas entre uma “lista A” com músicas consideradas possíveis sucessos, como “Love in an Elevator” e “What It Takes“, e uma “lista B” contendo canções a serem desenvolvidas, como “Voodoo Medicine Man“. Coube ao conceituado produtor Bruce Fairbairn, o responsável pelo mega sucesso da banda Bon Jovi, o álbum “New Jersey” de 1988, articular e conseguir o máximo possível de qualidade em cada uma das músicas escolhidas para compor o disco.

Pump” gerou nada mais, nada menos que quatro singles de extremo sucesso, sendo eles: “Janie’s Got a Gun“, lançado em 11 de agosto de 1989, com direito a vídeo clipe de enorme êxito na MTV e colocações em diversas em paradas como o número 2 no chart Mainstream Rock Tracks, posição 76 no UK Singles Chart e número 4 na Billboard Hot 100. Na sequencia veio “Love in an Elevator” em 15 de agosto, sendo novo sucesso absoluto na MTV e obtendo colocações de destaque em paradas como Billboard Hot 100, na posição número 5; número UM na Mainstream Rock Tracks e número 13 na UK Singles Chart. “What It Takes“, lançado em 26 de fevereiro de 1990, foi outra faixa com um clipe muito bem sucedido nas MTVs mundo a fora, além de ser o nono colocado na Billboard Hot 100 e número UM na Mainstream Rock Tracks. O último single foi “The Other Side”, lançado em 6 de junho de 1990, com um novo sucesso na MTV, em também em charts como o Billboard Hot 100, posição 22, UK Singles Chart, posição 46 e novamente número UM na Mainstream Rock Tracks. Duas faixas mesmo sem serem singles conseguiram colocações na Mainstream Rock Tracks: “F.I.N.E.” com o número 14 e “Monkey On My Back” na posição número 17.

Já o álbum repetiu o sucesso dos singles com colocações significativas em paradas como Dutch Albums, número 33; posição número 13 na German Albums; número 10 na Japanese Albums Chart; nono na Norwegian Albums; número 8 na Swedish Albums e número 9 na Swiss Albums. Tem mais, UK Albums, posição número 3; número UM na Australian Albums e posição número 73 na Billboard 200. “Pump” recebeu diversas certificações: 2X Disco de Platina na Austrália (vendas superiores aos 140 mil discos); 7X Disco de Platina no Canadá (vendas superiores aos 700 mil discos vendidos); Disco de Ouro no Reino Unido e na Alemanha, com 100 mil e 250 mil discos vendidos respectivamente e em sua terra natal, SETE Disco de PLATINA (com SETE milhões de álbuns comercializados só nos Estados Unidos). Todo esse sucesso, com o álbum principal, singles e vídeos clipes, ainda seria coroado com a conquista de um prêmio GRAMMY em 1990, com “Janie’s Got a Gun” na categoria ‘Best Rock Performance By A Duo Or Group With Vocal’.

Para promover “Pump” o Aerosmith iniciou uma longa tour, com o início sendo em 18 de outubro de 1989 na cidade alemã de Colônia, e que se estendeu por mais 170 apresentações, grande parte em território norte americano, além de países como Canadá, Itália, França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia. Em 18 de agosto de 1990 o Aerosmith se apresenta no Monsters of Rock inglês em Donington e depois de concluir o giro europeu, também se apresenta no Japão e encerra a ‘Pump tour’ na Austrália em 15 de outubro de 1990.

No Brasil o Aerosmith explodiu de verdade a partir do disco “Permanent Vacation” em 1987 e o grande sucesso se seguiu em doses cada vez maiores com “Pump”. Todos os clipes foram exibidos diversas vezes no programa Clip Trip da TV Gazeta-SP em 1989 e com a chegada da MTV Brasil no final de 1990 a banda ganhou ainda mais visibilidade e obviamente popularidade. As rádios rock como 89FM e Brasil 2000 tinham em suas programações diárias vários hits da banda e a gravadora WEA, responsável pela edição da discografia do Aerosmith no Brasil, promoveu o disco “Pump” com anúncios de página inteira nas principais revistas como Rock Brigade e Bizz. Por falar em disco, a edição nacional saiu com encarte interno envelopado e selo Geffen. Minha cópia foi comprada na Woodstock Discos em 30 de janeiro de 1990.

Desde o lançamento de “Permanent Vacation” em 1987, passando pelos também mega platinados “Pump” (1989) e “Get a Grip” (1993), o Aerosmith conquistou o mundo, batendo records e mais records de vendas, colecionando incontáveis prêmios, e se tornando definitivamente uma das maiores bandas de todos os tempos. “Pump” traz clássicos absolutos como “What It Takes“, “Love in an Elevator“, “The Other Side” e “Janie’s Got a Gun“. Os links estão no final, como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 12 de setembro de 1989.

Selo: Geffen (EUA); WEA (Brasil).

Produção: Bruce Fairbairn.

Singles:

“Janie’s Got a Gun” em 11 de agosto de 1989;

Love in an Elevator” em 15 de agosto de 1989;

What It Takes” em 26 de fevereiro de 1990;

The Other Side” em 6 de junho de 1990.

Certificações:

EUA, 7X Disco de Platina (+7.000,000);

Austrália, Disco de Platina (+140,000);

Canadá, 7X Disco de Platina (+250.000);

Alemanha, Disco de Ouro (+700.000);

Reino Unido, Disco de Ouro (+100.000).

Aerosmith:

Steven Tyler – lead vocals, keyboards, harmonica

Joe Perry – guitar: second solo on “Love in an Elevator”, slide guitar on “Monkey on My Back”, backing vocals

Brad Whitford – guitar: lead guitar on “Hoodoo/Voodoo Medicine Man” and first solo on “Love in an Elevator”

Tom Hamilton – bass guitar, backing vocals on “Love in an Elevator”

Joey Kramer – drums

Lado A

1.”Young Lust”        

2.”F.I.N.E.”     

3.”Love in an Elevator”   

4.”Monkey on My Back” 

5.”Janie’s Got a Gun”      

          

Lado B

1.”The Other Side”  

2.”My Girl”      

3.”Don’t Get Mad, Get Even”  

4.”Hoodoo/Voodoo Medicine Man” 

5.”What It Takes”   

 (Créditos das fotos: Paulo Márcio)