“Ganhando espaço na cena”

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Bonfire, “Fireworks”.

“Fireworks” é o segundo álbum da banda de power/hard rock alemã Bonfire e foi lançado em 18 de outubro de 1987 pela gravadora BMG International. O disco foi gravado no Amigo Studios, em North Hollywood na Califórnia. A produção ficou a cargo de Michael Wagener.

O trabalho foi lançado com duas capas diferentes sendo a principal, em caráter mundial tinha um padrão semelhante a um tipo de abóbada decorada, enquanto a versão norte-americana era simplesmente quatro fotos sem separado de cada membro da banda em cada canto da capa. Este álbum foi gravado com um baterista convidado, Ken Mary do Fifth Angel , porque o baterista anterior, Dominik Huelshorst, foi demitido durante as sessões de composição. Um novo baterista foi contratado pouco antes da turnê para divulgar “Fireworks”. Originalmente, a banda havia gravado 25 canções e foram escolhidas 11 faixas para compor o disco.

O trabalho rendeu vários singles de tiragem limitada em diversos países, sendo os principais: “SDI” (Europa e Japão); “Champion” (‘Not For Sale’, apenas divulgação); “Give It A Try” (Europa); “Sleeping All Alone” (Estados Unidos); “Ready 4 Reaction” (Alemanha) e o mais importante, “Sweet Obsession“, que foi lançado também em outubro de 1987 apenas nos Estados Unidos, Alemanha e Austrália, com direito a produção de um vídeo clipe. “Fireworks” foi certificado com o disco de OURO em seu país natal, com mais de 35 mil cópias vendidas.

Fireworks” contou com uma tour de divulgação intitulada de ‘Fireworks Tour’ com mais de 80 apresentações, sendo a primeira em 14 de janeiro de 1988 em Augsburg, AlemanhaO giro também passou por Suíça, Bélgica, Holanda, Espanha, Áustria, Itália, Suécia, Dinamarca e Noruega. A parte europeia termina no dia 27 de agosto durante o famoso Reading Festival de 1988 na Inglaterra. Duas datas nos Estados Unidos fecham o giro em setembro do mesmo ano com o nome de ‘Fireworks Over America Tour 88’. A gravadora também investiu em anúncios de divulgação em diversas revistas especializadas na época.

No Brasil o LP foi lançado com direito a encarte interno com letras e informações relevantes pela gravadora BMG com selo da RCA, isso ainda no ano de 1987. O clipe de “Sweet Obsession” não foi exibido em nenhum programa especializado em clipes na época, apesar da boa distribuição dispensada ao trabalho dos alemães. Tanto que minha cópia foi comprada em uma loja comum aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP, não especializada em música pesada, em uma promoção no dia 24 de maio de 1990.

O álbum “Fireworks” apresentou o Bonfire a diversos fãs de música pesada – e pode incluir os brazucas nisso, conforme dissemos a pouco. A banda foi construindo uma carreira sólida ao longo dos anos, principalmente em seu país natal, a Alemanha. Nesse LP em especial encontramos faixas de qualidade como “Ready 4 Reaction“, “Champion” e o carro chefe “Sweet Obsession“. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 18 de outubro de 1987.

Selo: BMG International (EU, EUA) BMG (Brasil).

Produção: Michael Wagener.

Certificação:

Disco de Ouro, na Alemanha.

Lado A

1.”Ready 4 Reaction”

2.”Never Mind”

3.”Sleeping All Alone”       

4.”Champion”   

5.”Don’t Get Me Wrong”   

Lado B

1.”Sweet Obsession” 

2.”Rock Me Now”     

3.”American Nights” 

4.”Fantasy”       

5.”Give It a Try”        

6.”Cold Days”

Bonfire:

Claus Lessmann – lead & backing vocals

Hans Ziller – lead, rhythm & acoustic guitars, backing vocals

Horst Maier – rhythm guitar, backing vocals

Jörg Deisinger – bass, backing vocals

 

Additional personnel:

Ken Mary – drums, percussion

Martin Ernst – keyboards

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)