“Grande estreia”
Sempre é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é a banda Damn Yankees com seu álbum de estreia homônimo.
“Damn Yankees” é o álbum de estreia homônimo do supergrupo de hard rock americano Damn Yankees. O disco foi lançado em 22 de fevereiro de 1990 via a gravadora Warner Bros. Records. O conceituado produtor Ron Nevison foi o responsável pelo disco, que foi gravado no A&M Studios, Hollywood, e Can-Am Studios, Tarzana, California.
O Damn Yankees desde a sua ideia inicial foi desenvolvido com a diretriz de criar um supergrupo de rock americano, com astros inquestionáveis em suas funções. E tudo começou a acontecer em 1989 com os amigos Tommy Shaw da banda Styx, Jack Blades do Night Ranger e o famoso guitarrista Ted Nugent, que se uniram para dar vida ao Damn Yankees. O único membro que não era conhecido foi o baterista Michael Cartellone, mas que posteriormente integraria a lendária banda Lynyrd Skynyrd.
O disco de estreia do Damn Yankees gerou cinco singles, com todos obtendo posições em diversos charts. Foram eles: “Bad Reputation” na posição número 31 no Mainstream Rock Tracks; “Runaway” na posição número 9 na Mainstream Rock Tracks; “Come Again” com a posição número 5 na Mainstream Rock Tracks e a décima na Billboard Hot 100; “Coming of Age” sendo número UM na Mainstream Rock Tracks, posição 22 na RPM Top Singles canadense e número 60 na Billboard Hot 100; e “High Enough“, número 2 na Mainstream Rock Tracks, número 3 na Billboard Hot 100, número 12 na RPM Top Singles, número 24 na New Zealand Singles Chart, posição 57 na Australian Singles Chart e número 81 na UK Singles Chart. Já o álbum “Damn Yankees” obteve a posição número 42 na RPM 100 e número 13 na Billboard 200. O disco foi certificado com dupla platina no território americano, com mais de dois milhões de álbuns vendidos.
Para promover o disco de estreia a banda gravou três clipes promocionais para as faixas “Coming of Age”, “Come Again” e para a balada “High Enough”, que foi o grande sucesso na MTV americana, pois frequentou ativamente a parada principal do canal especializado em vídeos.
Uma tour gigante divulgou o LP “Damn Yankees”. O giro começou em 30 de março de 1990 em Los Angeles e se estendeu até o dia 20 de setembro de 1991 em Nova Orleans. Ao todo foram mais de 165 apresentações dentro desse período, com a esmagadora maioria das datas dentro dos Estados Unidos, mas aconteceram shows também no Japão e Canadá.
No Brasil o clipe de “High Enough” foi o grande carro chefe para apresentar o Damn Yankees ao público brasileiro. Há exemplo de sua matriz americana, a MTV Brasil também colocou o clipe em sua programação e ele conquistou posições dentro da parada diária do canal, o Disk MTV. O LP “Damn Yankees” foi lançado pela Warner ainda em 1990, mas sem encarte interno com letras e informações – o título também foi disponibilizado em CD e K7. A divisão nacional do selo investiu em anúncios de página inteira em revistas especializadas colocando o Damn Yankees junto a Testament, Skid Row e Jane’s Addiction. O meu LP eu comprei em 11 de julho de 1991 na Devil Discos, na Galeria do Rock.
O Damn Yankees chegou a lançar mais um disco, “Don’t Tread” em 1992, mas que não repetiu o mesmo sucesso, o que causou o encerramento de suas atividades. Mas a qualidade e alto nível do álbum de estreia tem que ser enaltecido. Os links estão à disposição como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 22 de fevereiro de 1990.
Selo: Warner (EUA; Brasil).
Produção: Ron Nevison.
Singles:
- “Coming of Age”;
- “Come Again“;
- “High Enough”;
- “Runaway”;
- “Bad Reputation“.
Certificações:
– EUA: 2x disco de Platina (+ 2.000.000 cópias).
Lado A
1.Coming of Age
2.Bad Reputation
3.Runaway
4.High Enough
5.Damn Yankees
Lado B
1.Come Again
2.Mystified
3.Rock City
4.Tell Me How You Want It
5.Piledriver
Damn Yankees:
Tommy Shaw – guitars and vocals
Ted Nugent – guitars and vocals
Jack Blades – bass guitar and vocals
Michael Cartellone – drums
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)