Um clássico do death metal

Como vocês já estão acostumados a saber, nossa ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é um clássico do death metal mundial. Vamos falar o fantástico álbum do Entombed, Wolverine Blues.

Wolverine Blues” é o terceiro álbum de estúdio da banda sueca de death metal, Entombed e foi lançado em 4 de outubro de 1993 pela gravadora Earache. A produção foi de responsabilidade da própria banda e Tomas Skogsberg.

O álbum de estreia do Entombed, Left Hand Path de 1990 os colocou entre as grandes promessas do estilo, mas havia problemas internos na banda. Antes da gravação do segundo trabalho, Clandestine de 91, o vocalista Petrov foi despedido devido a disputas pessoais. Os vocais do álbum foram gravados pelo baterista Andersson, e para a turnê após o lançamento do álbum em 1991, a banda contratou o vocalista Johnny Dordevic, anteriormente membro do grupo Carnage. Petrov finalmente se reconciliou com o Entombed e voltou a tempo de participar da produção de “Wolverine Blues”. O álbum exibe um som bem diferente dos lançamentos anteriores, combinando elementos de hard, heavy e hardcore, embora ainda retenha muito de suas raízes tradicionais do death metal.

Uma versão de “Wolverine Blues” foi lançada em uma parceria da Marvel com a gravadora Earache Records sem a permissão da banda. Com o personagem Wolverine na capa do álbum, o objetivo era atingir um público mais popular. Esta edição incluiu um mini-comic do Wolverine dentro do livreto do CD. A versão  Marvel também foi quase totalmente editada em suas letras, com a faixa “Out of Hand” sendo totalmente removida. Um número limitado das primeiras impressões do álbum continham amostras de áudio obtidas de filmes (mais notavelmente ‘Flatliners’ e ‘Hellraiser III’) que foram removidos da prensagem posterior devido à gravadora ter receios de possíveis ações legais sobre seu uso não licenciado.

A música “Hollowman” foi o único single e também ganhou a produção de um clipe, assim como a faixa título. Em 2005, “Wolverine Blues” foi classificado como número 494 pela revista Rock Hard em seu livro ‘Os 500 melhores álbuns de rock e metal de todos os tempos’. Já a revista Guitar World rotulou “Wolverine Blues” como um dos 10 melhores álbuns de death metal da década de 90.

Para promover “Wolverine Blues” o Entombed não poupou sapatos e caiu na estrada em estágios separados. O primeiro envolveu 14 apresentações começando no dia 3 de dezembro de 1993 em Helsinki, Finlândia e passou por Alemanha, Holanda, Bélgica, Suécia e México, onde a banda se apresentou na cidade de Tlanepantla em 22 de janeiro de 1994. Permanecendo no continente norte americano, o conjunto inicia o segundo estágio, intitulado de ‘Misanthropic in Canada/Usa Tour 1994’. Essa parte do giro começa em 19 de fevereiro na cidade canadense de Halifax e se alonga por mais 33 datas, sendo 12 no Canadá e 21 nos Estados Unidos, terminando na cidade de Detroit em 16 de abril. O terceiro estágio da tour se chamou ‘European Tour 1994’ e teve seu início em 7 de maio no famoso clube Marquee em Londres. A banda faz mais 74 shows em território europeu passando por Holanda, França, Espanha, Itália, Suíça, Noruega, Suécia, Polônia, Rep. Tcheca, Escócia e encerram em Israel no dia 5 de agosto de 1994. O quarto e último estágio é totalmente dedicado aos Estados Unidos, com shows entre 23 de setembro e 30 de outubro, com a apresentação final se dando em Nova York.

No Brasil o Entombed se tornou bem popular entre os headbangers mais aficcionados graças aos lançamentos de seus dois primeiros discos ainda em vinil pela Rock Brigade Records no início da década de 90. Os clipes da banda foram apresentados na MTV Brasil, mas se limitando ao programa especializado Fúria Metal. “Wolverine Blues” foi lançado no início de 94 pela mesma Rock Brigade Records, que contou com a distribuição da Devil Discos. E foi na própria loja da Devil, localizada na Galeria do Rock, que comprei meu CD em abril de 1994.

Wolverine Blues” é considerado um clássico do death metal do início da década de 90 e não por acaso. O Entombed tinha inovado em seu som, mas sem abrir mão das características principais que o estilo extremo exigia. O álbum é pesado, intenso e muito criativo, e obrigatoriamente, deve fazer parte de toda coleção de metal extremo, que opte pela qualidade como seu padrão. Os links estão lá no final, como de costume. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 4 de outubro de 1993.

Selo: Earache/Columbia(EUA/Europa);Rock Brigade Records (Brasil)

Produção: Tomas Skogsberg e Entombed.

Tracklist:

1.”Eyemaster” 

2.”Rotten Soil” 

3.”Wolverine Blues” 

4.”Demon” 

5.”Contempt” 

6.”Full of Hell” 

7.”Blood Song” 

8.”Hollowman” 

9.”Heavens Die” 

10.”Out of Hand”

Entombed:

Lars-Göran Petrov – Vocals

Uffe Cederlund – Guitar

Lars Rosenberg – Bass

Alex Hellid – Guitar

Nicke Andersson – Drums

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)