“Entre os melhores”

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do HammerFall, Crimson Thunder.

“Crimson Thunder” é o quarto álbum de estúdio lançado pela banda de heavy/power metal sueca HammerFall, e foi lançado em 28 de outubro de 2002 pela Nuclear Blast. O disco foi gravado em Wisseloord Studios, Holanda; Twilight Studios, Alemanha e Mi Sueño, Tenerife na Espanha. A produção ficou a cargo de Charlie Bauerfeind.

Crimson Thunder” colocou o Hammerfall definitivamente entre as grandes bandas de metal, pois aliava peso, talento e criatividade em suas composições. O conceituado produtor Charlie Bauerfeind, em seu primeiro trabalho com os suecos, conseguiu extrair o de mais positivo que eles possuíam, trazendo para o estúdio toda a energia já conhecida e característica do Hammerfall em suas apresentações ao vivo.

Crimson Thunder” teve apenas um single para a faixa “Hearts on Fire“, lançado de forma antecipada em 30 de setembro de 2002 e obteve um significativo sucesso ficando em 9º lugar nas paradas suecas de singles. Parte desse sucesso deve-se também por causa do time nacional de Curling sueco. Às vésperas do mundial da categoria a música virou o tema do time, tanto que no clipe oficial de “Hearts on Fire“, as jogadoras da equipe participam contracenando com os músicos do Hammerfall. A parceria deu muito certo, pois “Crimson Thunder” chegou ao terceiro lugar na parada sueca de discos e as atletas Anette Norberg, Eva Lund, Cathrine Lindahl, Anna Svärd e Ulrika Bergman ganharam a medalha de ouro nos jogos olímpicos de inverno disputados na Itália em 2006, comemorando ao som de “Hearts on Fire“.

Crimson Thunder” teve uma tour de divulgação com mais de 80 apresentações, sendo a primeira em 6 de setembro de 2002 em Les Caves LeChapelais, Paris, FrançaO giro também passou por Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Espanha, Áustria, Itália, Hungria, Eslováquia, Rep. Tcheca, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Japão México, Chile, Argentina e Brasil. A ultima apresentação da tour ocorreu em  28 de dezembro de 2003 em Ludwigsburg, na Alemanha.

No Brasil o CD foi lançado praticamente quase que simultaneamente com a versão europeia, também pela Nuclear Blast (que promoveu o lançamento com propaganda nas revistas especializadas) e ganhou o bônus da faixa “Rising Force” (um cover de Yngwie Malmsteen). O Hammerfall nos visitou durante a tour realizando três apresentações, uma no Rio de janeiro, uma em Curitiba e no dia 17 de maio de 2003 no Olympia, aqui na capital paulista. E foi justamente nesse dia pouco depois de assistir ao show, que comprei minha cópia de “Crimson Thunder” em CD.

Crimson Thunder” marca uma das melhores fases do Hammerfall, segundo uma grande parte dos seus próprios fãs. Alguns dos principais hits da banda estão presentes nesse trabalho e é um disco que tem que estar na prateleira dos apreciadores do bom power metal. Links lá no final, até a próxima.

Dados:

Lançamento: 28 de outubro de 2002.

Selo: Nuclear Blast (EU, Brasil).

Produção: Charlie Bauerfeind.

Single:

  • Hearts on Fire“, lançado em 30 de setembro de 2002.

Tracklist:

1.”Riders of the Storm”      

2.”Hearts on Fire”      

3.”On the Edge of Honour”

4.”Crimson Thunder”

5.”Lore of the Arcane”

6.”Trailblazers”

7.”Dreams Come True”      

8.”Angel of Mercy” (Chastain cover)  

9.”The Unforgiving Blade”

10.”In Memoriam” (Instrumental)       

11.”Hero’s Return”    

European and Brazilian bonus track

  1. “Rising Force” (Yngwie Malmsteen cover)  

Hammerfall:

Joacim Cans – lead vocals

Oscar Dronjak – guitars, backing vocals

Stefan Elmgren – guitars, acoustic guitar, backing vocals

Magnus Rosén – bass

Anders Johansson drums

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)